TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE GÉIS FARMACOTÉCNICA II

Por:   •  7/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  3.506 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        

RELATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE GÉIS

FARMACOTÉCNICA II

                                                               Nomes: João Victor Fernandes Quimas        
                                                                          Karoliny Teles Martins Demartini

                                                                                      Professor: Arídio Mattos

Macaé, 27 de Março de 2017

  1. INTRODUÇÃO

Gel é toda forma farmacêutica semissólida de um ou mais princípios ativos que contém um agente gelificante para fornecer firmeza a uma solução ou dispersão coloidal (um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 mm – são distribuídas uniformemente através do líquido). Um gel pode conter partículas suspensas (ANVISA, 2010).

Os géis podem ser classificados como: gel hidrofóbico, comumente formado por parafina líquida com polietileno ou óleos gordurosos com sílica coloidal ou sabões de alumínio ou zinco (ANVISA, 2010) e também o gel lipofílico, que é resultante da preparação obtida pela incorporação de agentes gelificantes - tragacanta, amido, derivados de celulose, polímeros carboxivinílicos e silicatos duplos de magnésio e alumínio à água, glicerol ou propilenoglicol (ANVISA, 2010).

Os géis hidrofílicos por terem características como fácil espalhamento, não são gordurosos e podem veicular princípios ativos hidrossolúveis e lipossomas, são usualmente mais usados em produtos cosméticos e como base dermatológica. Estes atendem boa parte da população por serem indicados para pessoas que possuem pele oleosa e mista (CORRÊA, 2005).

Na maioria das vezes, a base para a produção de géis são substâncias poliméricas que, quando dispersadas em meio aquoso, apresentam conformação doadora de viscosidade à preparação. Sendo assim, a forma gel é definida como uma preparação semissólida que consiste em dispersões de pequenas partículas inorgânicas ou grandes moléculas orgânicas penetradas internamente por um líquido (CORRÊA, 2005). 

Existe uma gama de variedade de substâncias no mercado para a preparação de géis, dentre elas tem o carbopol. Este é utilizado como agente emulsionante, viscosificante, suspensor e gelificante, em fórmulas como soluções, suspensões, cremes, géis e pomadas, que se podem administrar por via oftálmica, retal e tópica. Como gelificantes, os carbômeros formam géis neutros transparentes, no entanto, para se formar o gel é necessário neutralizar o carbopol com uma base do tipo trietanolamina ou uma solução de hidróxido de sódio a 10%). A transparência depende dos solventes e dos princípios ativos utilizados (MARTINDALE, 2003).

  1. FORMULAÇÃO:

Gel de Carbopol:

Substância

Função

Quantidade

Carbômero 940

Agente gelificante

1,0 g

Nipagin

Conservante

0,15 g

Nipazol

Conservante

0,05 g

Propilenoglicol

Agente umectante

10,0 g

AMP 95

Base neutralizadora

q.s

Água

Veículo

q.s.p. 100,0 g

Gel Fixador:

Substância

Função

Quantidade

Polivinilpirrolidona

Agente fixador

1,0%

Propilenoglicol

Agente umectante

3,0%

Corante

__

q.s.

Essência

__

q.s.

Gel de Carbopol

q.s.p. 50g

        3. DESCRIÇÃO DA PRÁTICA:         

G
el de Carbopol        
        Primeiramente pegou-se gral e pistilo e os levou para serem tarados na balança, onde tiveram seus pesos anotados e os mesmos foram reservados. Em seguida foram pesados as quantidades de Nipagin e Nipazol os quais foram adicionados em um béquer com 70mL de água e foram levados ao aquecimento em uma chapa para que ocorra sua solubilização à quente.        
        Posterior à solubilização dos conservantes pegou-se o gral e o pistilo, onde o Carbopol (Carbômero 940) foi adicionado  com uma pequena quantidade da água dos conservantes e com o auxílio do pistilo ocorrer a formação da fase de Sol do gel.  Ocorrendo a obtenção desta fase foi adicionada toda a água com os conservantes e pingou-se o AMP gota a gota homogeneizando a mistura.         
        O próximo passo foi adicionar o propilenoglicol para gelificar a substância e atuar como agente umectante na produção do gel. Em seguida o gral e pistilo foram levados para a balança para adicionar água comparando-se com o valor obtido do gral e pistilo puros e obter 100g de gel de carbopol.          

Gel Fixador         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (102.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com