TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FÁRMACO TERAPÊUTICO

Por:   •  11/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 10

Farmacêutica

GELMA VIEIRA DO AMARAL MODESTO

Registrado no CRF-BA sob o número 4163

RELATÓRIO FARMACOTERAPÊUTICO

(Didático)

Este Relatório Farmacoterapêutico, didático, é baseado no cotidiano profissional, de responsabilidade exclusiva do Profissional-relator, segue o disposto no Código de Ética da Profissão Farmacêutica, aprovado pelo Conselho Federal de Farmácia do Brasil e à Normatização Bioética do Conselho Nacional de Saúde (Resolução 510/2016). Este estudo teórico serviu para a formação da nota final do Curso de Farmácia Clínica Integrada, realizado pela Unidade CAPACITECH do Instituto Bahiano para o Desenvolvimento Humano - IBDH, em sua turma 2016/2017 (Turma B).

Salvador - Bahia

2 de Setembro de 2017

1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE A ENTIDADE NOSOLÓGICA

1.1

DOENÇA, PATOLOGIA, CONDIÇÃO CLÍNICA OU SÍNDROME

A condição clínica pré-diabética é caracterizada pela alteração da glicemia de jejum e/ou da tolerância à glicose, estando seu valor de referência entre a glicemia normal, entre 70 mg/dl e 99 mg/dl em jejum de 8horas e diabetes tipo 2.  

1.2

ETIOLOGIA

A condição pré-diabetes está relacionado à obesidade, sedentarismo e a dieta rica em gorduras saturadas e carboidratos com alto índice glicêmico, além disso fatores de risco está relacionado a casos de doenças na família como hipertensão arterial, aumento de triglicérides no sangue.

1.3

SEMIOLOGIA

1.3.1- Sinais

Ganho de peso progressivo, obesidade, alteração dos níveis de glicose sanguínea.

1.3.2- Sintomas

Geralmente não apresenta sintomas, o que faz com que seu diagnóstico seja difícil.

1.4

EPIDEMIOLOGIA

Segundo dados do International Diabetes Federation (IDF), estima-se que em 2025, aproximadamente 472 milhões de pessoas estarão na condição pré-diabética e fatores como etnia e idade influenciará no aparecimento da tolerância a glicose diminuída (TGD) e glicemia de jejum alterada (GJA).

A idade é fator decisivo para maior prevalência de tolerância a glicose diminuída e as mulheres são mais acometidas enquanto a glicemia de jejum alterada é duas vezes mais comuns em homens.

1.5

DIAGNÓSTICO

De acordo com os novos padrões da American Diabetes Association (ADA) para a prática clínica em diabetes, muito recentemente publicadas, o teste da hemoglobina glicada (A1C) está agora indicado como um dos parâmetros para diagnóstico da diabetes, quando a hemoglobina glicada é maior que 6,5% e pré diabetes, quando a hemoglobina glicada está entre 5,7% e 6,4%.

Além da hemoglobina glicada, também é utilizado glicemia de jejum ou teste de tolerância a glicose.

1.6

PROGNÓSTICO

Mudança nos hábitos de vida é o alicerce para o tratamento do pré-diabetes. Trata-se de um quadro passível de reversão quando o paciente passa a aderir hábitos de vida saudável incluindo na sua vida a prática de exercícios físicos e reeducação alimentar evitando principalmente gorduras saturadas e carboidratos com alto índice glicêmico.


2

A PESSOA ADOECIDA

2.1

PERFIL DA PESSOA: DESCRIÇÃO

Sexo feminino, 37 anos, solteira. Paciente relata que sempre conviveu com o peso acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Sempre foi gorda e que isso foi progredindo ao longo dos anos.

2.2

ESTADO MENTAL DA PESSOA: IMPRESSÕES (PERCEPÇÃO)

Percebe-se que é uma pessoa extremamente ansiosa.

2.3

COMUNICAÇÃO FARMACÊUTICO-PACIENTE: INFORMAÇÕES SUBJETIVAS

A troca de informações ente o farmacêutico e paciente foi interessante. Trata-se de um paciente bastante esclarecida e com vontade de dar continuidade ao plano traçado.

2.4

ENCONTRO COM A PESSOA: SÍNTESE

Relata que em meados de 2012 por motivos emocionais perdeu peso de forma rápida (10 kg em 15 dias), aproximadamente, entretanto, depois o mesmo foi recuperado. O auge do aumento de peso se deu entre dezembro de 2013 e final de fevereiro de 2014 devido à grande estresse vivenciado no trabalho, onde foi preciso substituir interinamente a coordenação do serviço durante o período de licença maternidade da sua coordenadora. Chegando a pesar 115 kg. Após esse período, não conseguiu perder esse peso adquirido até decidir mudar os hábitos alimentares por conta própria.

A mesma passou a seguir nutricionistas nas redes sociais, onde aproveitou todo tipo de orientação que julgou pertinente.

Em janeiro de 2016 iniciou o que ela denominou uma mudança de hábitos de vida, que incluiu além de mudança drástica na qualidade dos alimentos ingeridos, consumindo basicamente proteínas, legumes e algumas frutas com menor teor de carboidratos e exercícios intensos. Manteve-se neste ritmo até o final de fevereiro do mesmo ano, o que resultou numa perda de peso considerável, passando de 115 kg para 103 kg.

Os meses que se seguiram foram acompanhados de abusos alimentares o que fez com que todo o esforço fosse por água abaixo, recuperando novamente todo o peso perdido.

No ano de 2017 decidiu que deveria mudar o estilo de vida para um estilo de vida saudável, onde junto com acompanhamento médico, embarcou numa nova tentativa.

Foi solicitado exames laboratoriais  onde foi constatado, de acordo com o médico, que havia grande possibilidade de desenvolver Diabetes tipo 2, desta forma o tratamento iniciado foi focado neste ponto onde conseqüentemente haveria reflexo na perda de peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com