TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS PARASITOLOGIA CLINICA

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SERRA DA MESA – FASEM

CURSO BACHAREL EM FARMÁCIA

AMANDA VIANA CHAVES

GUSTAVO GARCIA COELHO

CARLA PRISCILA

RELATÓRIOS PARASITOLOGIA CLINCIA

Uruaçu

2019

AMANDA VIANA CHAVES

GUSTAVO GARCIA COELHO

CARLA PRISCILA

RELATÓRIOS AULAS PRÁTICAS PARASITOLOGIA CLINICA

Relatório utilizado como pré-requisito parcial para obtenção de notas avaliativas da matéria de parasitologia clínica do 6º período de Farmácia.

Prof. Vanusa Dias

Uruaçu

2019

 INTRODUÇÃO

O exame parasitológico de fezes procura detectar a presença de elementos que advertem a existência de vermes no intestino, assim como a capacidade de determinar o seu tipo. Para que o resultado saia de forma válida é necessário que o paciente siga as indicações referentes à coleta, armazenamento e o transporte da amostra de fezes.

É realizado assim um exame macroscópico das fezes para anteceder o exame microscópio. Através disso é possível observar o indício da presença de vermes ou parasitas adultos, além de munir de informações a respeito da cor, consistência, odor e presença ou não de muco, sangue e outros elementos que podem indicar alguma patologia ou não.

Para a realização do exame o paciente não pode estar utilizando laxantes ou terem sido submetidos a exames de contrastes radiológicos há três dias antes da coleta, e também necessitam evitar o uso de antibióticos e antiparasitários nas últimas três semanas ou de antidiarreicos e anti-inflamatórios nas últimas 72 horas. Na medida do possível, outros medicamentos precisam ser evitados para que os resultados não apresentem alterações, dificultando assim a busca pelo correto diagnóstico.

JUSTIFICATIVA

O EPF é uma análise laboratorial que consiste na avaliação de pequenas amostras de fezes do paciente. Através do exame parasitológico de fezes, o laboratório é capaz de detectar e identificar a presença de parasitos ou seus ovos nas fezes, o que é um sinal inequívoco de verminose. Nem todas as amostras de fezes contêm ovos ou o próprio parasita. Por isso, para aumentar a sensibilidade do exame, sugere-se que sejam colhidas de 3 a 6 amostras de fezes, uma em cada dia ou em dias alternados. O laboratório costuma entregar recipientes contendo conservante para a preservação das fezes. Um único resultado positivo do parasitológico de fezes é suficiente para se fechar o diagnóstico. Em contrapartida, para se descartar verminose são precisos, ao menos, três amostras negativas de EPF. Em caso de exame positivo, cabe ao médico reconhecer se o verme encontrado é patogênico (capaz de causar doença) ou não.

OBJETIVOS DAS PRÁTICAS REALIZADAS

Realizar o exame parasitológico de fezes para conseguir visualizar parasitos nas amostras levadas.

MATERIAIS

  • Lâmina
  • Lamínula
  • Microscópio
  • Canudo
  • Lugol
  • Tamis Pequena
  • Espátula
  • Gase
  • Funil
  • Água Morna

PROCEDIMENTOS

Levamos amostra de fezes, adicionamos um pouco de água morna na amostra e com ajuda de uma espátula e uma tamis pequena esprememos o material em um funil após a amostrar ficar liquida, em seguida com a ajuda de um canudo colocamos uma gota da amostra em uma lâmina e pingamos uma gota de lugol por fim colocamos no microscópio para analisar se havia algum ovulo ou cisto de parasitas na amostra.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (300.6 Kb)   docx (783.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com