TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Parasitologia Clínica I - MALÁRIA

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.079 Palavras (21 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3]

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO

Decretos Estaduais n.º 9.843/66 e n.º 16.719/74 e Parecer CEE/MG n.º 99/93

UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE DE TRÊS CORAÇÕES

Decreto Estadual n.º 40.229, de 29/12/1998

TRABALHO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA I

MALÁRIA

[pic 4]

Três Corações

2014

[pic 5][pic 6][pic 7]

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO

Decretos Estaduais n.º 9.843/66 e n.º 16.719/74 e Parecer CEE/MG n.º 99/93

UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE DE TRÊS CORAÇÕES

Decreto Estadual n.º 40.229, de 29/12/1998

MARCOS HENRIQUE DE SOUZA PRADO – FARMÁCIA

ANDERSON DA COSTA – FARMÁCIA

THALITA GONELLI – FARMÁCIA

SIMONE FATIMA DOS SANTOS – FARMÁCIA

RAISSA MARQUES VALIM – FARMÁCIA

IARA BUENO – FARMÁCIA

TRABALHO DE PARASITOLOGIA CLÍNICA I

MALÁRIA

Três Corações

 2014

SUMÁRIO

1 – FRUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        ....4                                                                                2 – OBJETIVO...........................................................................................................................5                 3 – DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................6 4 - CONCLUSÃO.....................................................................................................................27 5 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS         28


1 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os dados disponíveis sobre a ocorrência de malária, em todo o mundo, são bastante imprecisos em vista da baixa qualidade dos sistemas de registro de informações em saúde, principalmente na África, onde se concentram aproximadamente 80% dos casos clínicos da doença e 90% das infecções, atualmente. Estima-se que a cada ano cerca de 110 milhões de casos novos de malária e um a dois milhões de óbitos ocorram em todo o mundo. As maiores taxas de incidências são observadas na África, na Ásia e nas Américas. O número de indivíduos infectados é avaliado em 270 milhões de pessoas e a trans missão autóctone continua ocorrendo em 100 países (Najera et al., 1991; WHO, 1991)

Apesar desses números impressionantes, a malária é hoje uma doença focal, na maior parte do mundo. Apenas algumas regiões, em cada país, continuam apresentando transmissão natural da infecção. A situação atual difere marcadamente daquela que existia antes da Campanha de Erradicação, patrocinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o apoio da Organización Panamericana de la Salud (OPS) e do governo norte-americano (através do Ponto IV e da Aliança para o Progresso), a partir de 1960, em todos os continentes. Naquele momento, a malária se apresentava como “doença de massa”, atingindo vastas áreas e grandes contingentes populacionais em cada um dos países, onde a trans missão era endêmica. (Botelho et al., 1988; Marques, 1986a, 1986b).

De acordo com o Relatório Anual de Malária de 2011, 216 milhões de casos da doença foram notificados em 2010, incluindo 655 mil mortes causadas pelo parasita, que é transmitido por uma picada de mosquito. Apesar de a taxa de mortalidade da malária ter baixado 25% desde 2000, uma criança ainda morre a cada minuto na África vítima da doença.
A malária é mais comum em regiões pobres e carentes. Em muitos casos, a doença é a causa de tanta pobreza: a malária causa estragos em nível socioeconômico, à medida que os pacientes, geralmente, ficam acamados, incapazes de realizar tarefas cotidianas, o que impacta a rotina das famílias e dos serviços de saúde, além de prejudicar a renda de países endêmicos. Todo esse sofrimento e perda de vidas são desnecessários, porque a malária pode ser prevenida, diagnosticada e tratada. Embora 90% das mortes por malária ocorram na África subsaariana, a doença está presente em quase todos as regiões tropicais onde MSF desenvolve programas em campo: da Etiópia e Serra Leoa ao Camboja e Mianmar.( ORGANIZACAO MUNDIAL DA SAUDE)

2 - OBJETIVOS

Apresentar a malária como doença parasitária, apresentando seu agente etiológico, ciclo biológico do agente, sintomatologia, diagnóstico, transmissão e tratamento.

3 – DESENVOLVIMENTO

3.1 HISTÓRICO

Muitas são as tentativas de se estabelecer a origem da malaria no mundo, muito embora os estudos acabem fragmentados e escassos para determinar a real origem da doença. Porem, admite-se que a malaria tenha se originado na África tropical onde o parasito se adaptou bem aos hospedeiros.

A malaria humana existe desde a mais remota antiguidade. A prova disso esta evidenciada em estudos arqueológicos que demonstram a doença por meio de relatos sobre a ocorrência de febre e esplenomegalia, além de inscrições em templos egípcios descrevendo casos de febre intermitente. Hipocrates, em seus estudos, descreve quadros febris característicos de malaria, alem de relatos de esplenomegalia.

Em relação a descoberta do agente infeccioso da malaria, coube a Laveran, em 1880, a identificação de corpos claros nos eritrócitos, a observação da formação de gametas machos e fêmeas e, posteriormente, evidenciar o fenômeno da exoflagelação.

A transmissão da malaria por mosquitos só foi comprovada em 1898, por Ronaldo Ross, estudando a malaria em aves. Antes, porem, outros pesquisadores já admitiam a transmissão da malaria por insetos hematófagos provavelmente mosquitos.

3.2 - DESCRIÇÃO DA DOENÇA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (2.5 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com