TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de Aula Pratica Sabonete liquido

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  12.859 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA: COSMETOLOGIA

PROFª: TATIANY FARIA

RELATÓRIO AULA PRÁTICA

SABONETE LIQUIDO

ACADÊMICA: VANESSA FERNANDES

SÃO JOSE, SC - 05 ABRIL 2016.

INTRODUÇÃO

Observa-se que o consumo de produtos cosméticos tem aumentado nos últimos anos. Um destes itens é o sabonete líquido. Os sabonetes são preparações apropriadas para a limpeza da pele, fornecendo ação detergente à água, na qual se dissolvem durante o uso. Sua formulação difere dos sabões em barra.

Sabonetes líquidos são geralmente produtos com formulações muito semelhantes a dos xampus, com a diferença na quantidade de espuma, cremosidade e suavidade à pele, qualidades extremamente valorizadas, fazendo com que o teor de ativo e agentes de condicionamento à pele seja adicionado em maior quantidade.

Os sabonetes são produtos alcalinos, mas não danificam a pele, porque esta é capaz de retornar ao pH normal, devido ao mecanismo de tamponamento que possui. (PEYREFITTE et al., 1998). Para melhorar o pH dos sabonetes, detergentes sintéticos como laurilsulfato de sódio, lauriléter sulfato de sódio, cocoamidopropil betaína, laurilisoetionato de sódio, laurilsulfosuccinato dissódico, entre outros, estão sendo utilizados na preparação destes produtos (DRAELOS, 1999), Além dos glicerídeos a serem saponificados, os sabonetes podem conter outros aditivos como anti-séptico, hidratante, dentre outros.

OBJETIVOS

O objetivo do experimento foi verificar através da prática em laboratório a teoria sobre a produção de sabonete liquido cremoso, por meio do desenvolvimento do mesmo, empregando todas as práticas regulamentadas necessárias para sua produção.

MATERIAL UTILIZADO

Vidrarias:

Béquer;

Cálice;

Bastão de vidro;

Vidro relógio;

Balança;

Fita para medir pH;

Misturador Mecânico;

Espátula;

Barra Magnética;

Proveta.

Reagentes:

Lauril éter sulfato de sódio - 30%

Cocoamido Propil Betaína - 1%

Dietanolamida de ácido graxo de coco - 4%

Cloreto de Sódio - 1 - 1,5%

Nipagim - 0,2%

Lanolinaa Etoxilada - 1%

Alfa Bisabolol - 0,5%

Extrato glicólico de avei - 2%;

Agua destilada qsp - 100%

EDTA - 0,1%

Corante da cor de preferencia;

Essência. 

METODOLOGIA

No inicio da prática, foi calculado a quantia de cada componente da formula para uma quantidade de 50mL de sabonete líquido. Após o calculo, foi pesados todos os componentes da formulação em suas devidas proporções. No agitador mecânico, com ajuda de uma barra magnética foi adicionado um item de cada vez, sendo na ordem:

1 - EDTA

2 - Nipagim

3 - Lauril éter sulfato de sódio

4 - Dietanolamida de ácido graxo de coco;

5 - Cocoamido Propil Betaína;

6 - Lanolinaa Etoxilada;

7 - Alfa Bisabolol;

8 - Extrato glicólico de aveia;

9 - Cloreto de Sódio;

Ao final da mistura, foi adicionado a formulação agua destilada, ate completar a quantidade desejada (50mL). Para melhor apresentação estética e visual, foi adicionado com ajuda de bastao de vidro a essência e o corante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foi produzido uma amostra do sabonete líquido usando a formulação e o procedimento descrito na parte experimental. Abaixo resume os cálculos dos reagentes utilizados para o produto final. O resultado foi comparado aos produtos encontrados no mercado, além disso foi observado o controle da cor, consistência, pH e fragrância do produto durante a elaboração, para tornarem mais apreciável visual e olfativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com