TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório

Por:   •  14/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Relatório Final de Estágio V:

Alimentos

Nome do aluno: Leandro de Moura Hillen

Professores: Ana Cristina Leme

Mês/ano: 11/2012

Sumário

Introdução        

Objetivos        

Cenário de Estágio        

Atividades Desenvolvidas        

Questão Problema nº1        

Questão Problema nº2        

Conclusão        

Recomendações (opcional)        

Referências Bibliográficas        

Anexos        


Introdução

Tendo em vista a utilização da água em todos os processos de fabricação na indústria farmacêutica, bem como na área alimentícia, é de extrema importância o monitoramento da qualidade dos alimentos afim de promover a saúde dos consumidores. O farmacêutico de acordo com a resolução nº 463 de 27 de junho de 2007 torna-se apto ao controle e responsabilidade técnica no controle do padrão de potabilidade da água, bem como o controle de operação das estações de tratamento de água e esgotos domésticos e industriais, de piscinas, praias, balneários, hotéis, condomínios e congêneres. Lembrando que esta área não é exclusiva do farmacêutico, podendo ser de responsabilidade dos profissionais da área química.

        A portaria que regulamenta os padrões de potabilidade é a portaria 2914/2011, que substituiu a portaria 518/2004, onde estão preconizados os padrões para controle dos parâmetros físico-quimicos e bacteriológicos bem como outras disposições. A nova portaria implementou mais rigor em determinados parâmetros sendo um dos principais a turbidez que além da mudança na unidade de medida que passou para UT, o padrão de saída nas unidades de tratamento, passou a ser mais rigoroso, próximos dos padrões internacionais, dispondo as concessionárias um prazo de 4 anos para as adequações nos sistemas de tratamento.

        O monitoramento de parâmetros na rede de abastecimento, bem como do sistema produtor é previsto pela legislação por laboratório credenciado pela NBR ISO/IEC 17025:2005. De acordo com padrões microbiológicos estabelecidos pela portaria, a presença de coliformes totais ou fecais em água para consumo humano encontrados na rede de abastecimento, deve ser realizada nova coleta e esta apresentar resultado satisfatório.

        O plano de amostragem disposto pela portaria estipula um número de coletas necessárias para uma determinada população, e prevê uma quantidade de amostragem que pode se desviar do padrão estabelecido, bem como as providencias a serem tomadas.

        O farmacêutico como responsável técnico tem um papel primordial adequando e monitorando os sistemas para o cumprimento da lei, a fim de salvaguardar a saúde da população, corroborando com o sistema de saúde, tendo em vista as inúmeras doenças veiculadas pelos recursos hídricos.


Objetivos

São definidos alguns dos objetivos do estágio na área de alimentos para os alunos de farmácia:

  • Estudo da qualidade qualitativa, quantitativa e microbiológica de alimentos, assim como da produção dos mesmos.
  • Compreender funções exercidas pelo farmacêutico na produção e controle de qualidade de alimentos considerando o aspecto da atuação técnica, das relações humanas e ética profissional;
  • Desenvolver nos estudantes comportamentos e atitudes para integração efetiva do profissional farmacêutico nas equipes multidisciplinares;
  • Propiciar ao estudante observar a organização e rotina de indústrias produtoras de alimentos;
  • Legislação sanitária e profissional relativas à produção e controle de qualidade de alimentos conhecimento básico sobre registro de amostras, procedimento de amostragem, diversidades de análises relativas aos controles de qualidade físico-químico e microbiológico de alimentos elaborados em conformidade com a legislação vigente.

O Futuro profissional deve:

  • Vivenciar o ambiente de trabalho da indústria alimentícia, do comportamento e relacionamento ético-profissional. Desenvolver atividades técnico-científicas e aplicação das mesmas na elaboração de alimentos com qualidade e seu controle de qualidade obedecendo a Resolução RDC nº175/2003, da ANVISA, que apresenta o regulamento técnico de avaliação de matérias macroscópicas e microscópicas prejudiciais à saúde humana em alimentos embalados; entre outras.


Cenário de Estágio

Descrição detalhada da unidade em que esteve inserido, bem como suas falhas.

O laboratório de controle da qualidade da empresa Águas do Imperador SA, está localizado na cidade de Petrópolis, RJ, na Rua Dr. Sá Earp, 84, no bairro Morin. O laboratório dispõem de 3 setores separados e dedicados de acordo com os parâmetros analisados, sendo uma sala para análises de efluentes, uma sala para análises físico químicas e uma sala para análises bacteriológicas.

Todo o monitoramento da rede de água e esgoto do município de Petrópolis é realizado pelo laboratório, que é credenciado pelo INEA que é o órgão fiscalizador do estado do Rio. Os municípios de Niterói e Araruama também são monitorados pelo laboratório, sendo Niterói a parte de água e esgoto que constitui hoje a maior demanda do setor, e o município de Araruama monitora apenas o esgoto.

Atualmente trabalham três funcionários no setor, sendo dois técnicos em química e um auxiliar técnico, há dois estagiários revezando entre manhã e tarde. O responsável técnico pelo setor é formado em Química e também é responsável pela parte de distribuição de água. O período de funcionamento é de segunda a sexta de 07:00 as 18:00, e nos sábados de 7:00 as 13:00.

O setor funcionava desde a antiga concessionária do município, sendo que a partir de 1998 recebeu investimentos que tornaram possíveis uma gama de parâmetros serem elencados ao escopo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com