TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Assistência Farmacêutica

Por:   •  30/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        APRESENTAÇÃO        3

2        INTRODUÇÃO        4

3        ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO        5

4        ESTUDOS DE CASO        .7

5        TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        14

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

        

        

  1. APRESENTAÇÃO

O estágio foi feito na PSF-cavalhada, o local é um ambiente pequeno, mas agradável, tem ar-condicionado, a farmacêutica nos orientou sobre a dispensação dos medicamentos, quando não estava dispensando os medicamentos conversamos sobre assuntos relacionados ao curso de Farmácia.

O estágio foi realizado do dia 28 de agosto a 25 de setembro 2023,

no turno matutino, de segunda a sexta das 8;00 as 12;00. O objetivo do estágio em assistência farmacêutica é o estagiário vivenciar a rotina de um profissional farmacêutico e aprender sobre a assistência farmacêutica que é um conjunto de ações voltada à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e uso racional.

A assistência farmacêutica, como política publica, teve início em 1971 com a instituição da central de medicamentos (Ceme), que tinha como missão o fornecimento de medicamentos à população sem condições econômicas para adquiri-los (Brasil,1971) e s caracterizava por manter uma política centralizada de aquisição. A assistência farmacêutica surgiu, nos Estados Unidos, com a expressão Pharmaceutical care, como uma nova filosofia de prática profissional, provocando um profundo repensar da classe farmacêutica.No Brasil, o surgimento da Farmácia teve início com os Jesuítas, criadores das primeiras boticas, mas esse comercio se intensificou com a vinda da família Real. Foram abertas, então, escolas de farmácia e os primeiros farmacêuticos foram graduados em 1900.

 O que é assistência farmacêutica (AF) engloba um conjunto de ações voltadas á promoção, atenção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e uso racional.

    Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSSISTENCIA FARMACEUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

   Enquanto assistência farmacêutica é um conjunto de ações realizadas por farmacêuticos que tem como objetivos orientar o uso e as restrições de medicamentos aos pacientes, a Atenção Farmacêutica é a relação direta do farmacêutico com o paciente.

    A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é o local onde ocorre a estocagem e conservação dos produtos, buscando garantir a manutenção da sua qualidade, enquanto estocados conforme as características de cada medicamento.

    A Assistência farmacêutica (AF) no Sistema Único de Saúde (SUS) é constituída em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado. A forma de organização e financiamento, os critérios de acesso e o elenco de medicamentos disponíveis é específico para cada um dos componentes.

     Os três pilares da assistência farmacêutica no SUS:

     1.Acesso a medicamentos, uso racional de medicamentos, estruturação da Assistência farmacêutica.

    2.Doencas infecciosas, parasitárias e de saúde reprodutiva, causas externas, doenças, crônicas.

    3. Acesso e uso racional de medicamento, inovação nos processos e instrumentos.

  1. INTRODUÇÃO

Observei que o serviço de farmácia que mais foi realizado no campo de estagio por mim e demais colegas de estagio e pela farmacêutica da PSF, foi a  dispensação de medicamentos que é o ato farmacêutico mais realizado em farmácias e drogarias. No entanto, não deve significar, simplesmente, entregar o medicamento solicitado para o cliente.

Segundo Galato e colaboradores (2008), a dispensação deve ser entendida como integrante do processo de atenção ao paciente, ou seja, como uma atividade realizada por um profissional da saúde com foco na prevenção e promoção da saúde, tendo o medicamento como instrumento de ação.

A história da farmácia como ciência independente remonta ao primeiro terço do século XIX. Antes disso, a farmácia evoluiu desde a antiguidade como parte da medicina. A história da farmácia coincide bem com a história da medicina, mas é importante que haja uma distinção entre os dois tópicos 1.

No século X, surgiram as primeiras “boticas” ou apotecas, que originaram as farmácias atuais. Especificamente na França e Espanha, surgiram os primeiros boticários que desempenhavam a figura do médico e farmacêutico 2.

Antes do advento dos farmacêuticos, existiam boticários que trabalhavam ao lado de padres e médicos no atendimento ao paciente. A indústria farmacêutica é um dos campos mais pesquisados ​​na indústria acadêmica, mas a história em torno desse tópico específico é esparsa em comparação com o impacto que causou em todo o mundo 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (305.3 Kb)   docx (503.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com