TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Dosagem de Triglicérides

Por:   •  23/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

1. Identificação

Curso: Farmácia

Disciplina: Bioquímica Metabólica

Título da aula prática: Dosagem de Triglicérides

Nome RA

Ana Paula L. Teodora Fagundes C37EDI-0

Bruna Larissa T. de Jesus C37DIF-5

Gleiciely Barbosa da Silva C37049-5

Karen Monaliza B. de O. Silverio C249HH-8

Mariana G. de Oliveira C31702-0

Professora: Kasue

2. Introdução

Os triglicérides são formados por uma molécula de glicerol esterificada por três ácidos graxos de cadeia longa. Constituem o maior componente dos glicerídeos do sangue circulante e dos tecidos. Pequenas quantidades de mono e diglicerídeos são também presentes e contêm um ou dois ácidos graxos, respectivamente. Os triacilgliceróis constituem a forma primária de armazenamento de energia de longa duração.

A mobilização do depósito de triacilgliceróis é obtida pela ação das lipases dos adipócitos, que são enzimas sujeitas a regulação hormonal, que hidrolisa os triacilgliceróis a ácidos graxos e glicerol. Sendo que estes produtos são oxidados por vias diferentes. O glicerol não pode ser reaproveitado pelos adipócitos, por esses não terem a glicerol quinase, e são por isso liberados na circulação. Já no fígado e outros tecidos, que tem essa quinase, o glicerol é convertido a glicerol-3-fosfato e depois transformado emdiidroxiacetona fosfato, um intermediário da glicólise e neoglicogênese.

Já os ácidos graxos que são liberados dos adipócitos são transportados pelo sangue ligados à albumina e são utilizados por tecidos como fonte energética. O cérebro e as hemácias não os utilizam como fonte energética, porque só utilizam glicose. Os triacilgliceróis vindos da dieta são hidrolisados por uma enzima diferente (lipase lipoproteica) e os produtos finais dessa hidrólise, glicerol e ácidos graxos, ficam disponíveis para as células. A quantidade normal no organismo varia de 80-149 mg/dl. Em excesso (hipertrigliceridemia), participa do processo de aterosclerose, que obstrui os vasos sanguíneos. Outras complicações advindas do acúmulo de triglicerídios (taxas superiores a 400 mg/dl) são relacionadas à ausência de libido e, nos homens, ejaculação precoce e disfunção erétil.

O perfil lipídico, incluindo triglicerídeos, é recomendado a cada 5 anos em adultos saudáveis para avaliar o risco de doença cardíaca. O exame em geral não é pedido isolado porque o risco de doença cardíaca se baseia também nos níveis de colesterol. Pode ser pedido com maior frequência para quem têm fatores de risco de doença cardíaca identificados ou para monitorar pessoas que têm níveis altos de triglicerídeos e estão sendo tratadas. Deve-se guardar jejum de 12 -14horas para adultos, 6 horas para crianças de até 5 anos e 3 horas para crianças abaixo de 1 anos. Ideal que o paciente esteja pelo menos uma semana em dieta habitual, mantendo peso.  Não ingerir bebidas alcoólicas nas 48 horas que antecedem a coleta. Informar doenças prévias principalmente, hipotireoidismo, diabete mellito, síndrome nefrótica, ingestão de bebidas alcoólicas, cálculo biliar, gota, obesidade, hepatite viral, cirrose, pancreatite, insuficiência renal crônica, gravidez, anorexia nervosa. Informar qualquer alteração recente na dieta

3. Parte Experimental

Materiais utilizados:

-Béquer

-Tubo de ensaio

-Pipeta automática

-Ponteiras

-Aparelho Espectrofotômetro

-Cubeta

-Reagente de Cor

-Solução Padrão: 200mg/dL

-Eppendorf contendo amostra

Procedimento

Identificar três tubos de ensaio com as letras “B”, ”T” e “P”, respectivamente. Adicionar ao tubo “B” 2,0 ml de Reagente de Cor, ao tudo “T” 2,0 ml de Reagente de Cor e 20uL de Amostra e no tubo “P” 2,0 ml de Reagente de Cor e 20 uL de Solução Padrão. Levar as amostras ao banho maria por 10 minutos à uma temperatura de 37°C.

Calibrar o espectrofotômetro em 505 nm e zerar com a solução “B”. Transferir as soluções dos tubos “T” e “P” para as cubetas e realizar a leitura em espectrofotômetro, anotar os resultados obtidos e identificar a concentração de triglicerides no tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com