TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Lipídeos

Por:   •  15/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

INTRODUÇÃO        2

OBJETIVOS        3

OBJETIVO GERAL        3

OBJETIVOS ESPECIFICOS        3

MATERIAIS E MÉTODOS        4

MATERIAIS        4

MÉTODO        4

RESULTADOS E DISCURSSÃO        6

RESULTADOS        6

DISCUSSÃO        6

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9



Lídio Tiago Alves Pequeno

Thaislânio Stéfani Alves Bezerrra

AULA PRÁTICA: determinação de lipídeos

Relatório técnico referente à aula prática de Determinação de lipídeos da disciplina Bromatologia Geral do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, como requisito para obtenção de nota.

Profª. Juliana Késsia.

CUITÉ/PB

2017


INTRODUÇÃO

        A classificação dos lipídeos é feita de acordo com a estrutura química da molécula apresentada. De acordo com Manirakiza et al. apud Gusso et al. (2012) “Eles geralmente são classificados em dois grupos: os lipídios neutros ou não polares (triglicerídeos, diglicerídeos, monoglicerídeos, esteróis, etc) e os lipídios mais polares (ácidos graxos livres, fosfolipídios, esfingolipídios, etc).”

        Os lipídeos são fonte de discussão em vários momentos quando se diz repeito à saúde humana, apresentando grande importância na manutenção da fisiologia do corpo e qualidade vida. Sabemos que a estrutura da camada celular é formada por lipídios de forma organizada, conferido às células a capacidade de realizar trocas do meio intracelular com o meio extracelular. Alem disso Silva, Júnior e Soares (2008) relatam que os lipídios cumprem funções energéticas, de reservas metabólicas e formam hormônios e sais biliares.

        Quando se fala em qualidade vida, logo vem em nossa mente à necessidade de possuir um estilo de vida saudável, que seja acompanhado de exercícios físicos e o mais importante de uma dieta bem balanceada rica em vitaminas, proteínas e etc, e zerar o consumo de lipídios. Mas não e bem por ai, devemos evitar o consumo dos lipídios que nos tragam malefícios como a arteriosclerose, doença relaciona com a deposição de certos grupos de lipídios nas artérias causando possíveis entupimentos e danificando o sistema cardiovascular. Mas por outro lado devemos cosumir de forma balanceada aqueles que nos trazem o bem, como os Ômegas três e seis, que são lipídios essenciais, ou seja, lipídeos que só conseguimos através da alimentação.

Esses ácidos graxos cuja biossíntese é inadequada são denominados ácidos graxos essenciais (AGE): ácido linolênico (w-3) e ácido linoléico (w-6). Para suprir a demanda orgânica, os mesmos devem estar em quantidades suficientes na alimentação. Vários estudos apontam que sua utilização traz benefícios para a saúde humana, prevenindo enfermidades cardiovasculares, câncer de cólon, doenças imunológicas e favorecendo o desenvolvimento cerebral e da retina (SILVA, JÚNIOR E SOARES, 2008).

        Para obtenção de uma dieta rica em lipídios de bom valor nutricional, é necessária a escolha de alimentos específicos, como pescados, principalmente aqueles vindos de águas profundas, por apresentar ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa: Ácido araquidônico (AA), ácido eicosa-pentaenóico (EPA), e ácido docosahexaenóico (DHA). Possuindo grande importância em toda a vida do ser humano, como foi dito por Silva, Júnior e Soares (2008) “o consumo de pescados e a suplementação com óleo de pescados podem reduzir a incidência de parto prematuro e melhorar o peso do bebê ao nascer. Além disso, o conteúdo de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa no cordão umbilical se correlaciona diretamente com o consumo destes ácidos graxos pela mãe”.

        A quantificação do teor de lipídios nos alimentos e de suma importância para o ser humano, pois é a partir dos resultados apresentados em vários testes que obtemos as informações necessárias para escolha de uma dieta adequada para uma vida mais saudável.

        

        

        

        

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Determinar a quantidade de lipídios (gordura) em amostras de leite e biscoito.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Detectar a presença de lipídios no leite e no biscoito;
  • Evidenciar em porcentagem as quantidades encontradas nas amostras.


MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

        Os materiais utilizados na aula prática para determinar a quantidade de lipídios nos dois métodos foram:

        MÉTODO DE GERBER PARA AMOSTRAS LIQUIDAS:

  • Equipamentos – Banho Maria e centrifuga;
  • Vidrarias – Butirômetro e pipeta;
  • Acessórios – Estante para o butirômetro e pera de sucção;
  • Soluções – álcool isoamílico e ácido sulfúrico.

METODO DE FOLCH PARA AMOSTRAS SOLIDAS:

  • Equipamentos – Balança analítica, estufa e dissecador;
  • Vidrarias – Becker, proveta, funil, pipetas e haste de vidro;
  • Acessórios – Pera de sucção;
  • Soluções – clorofórmio metanol e sulfato de sódio;
  • Outros – Filtro de papel.

MÉTODO

A aula foi realizada no laboratório da disciplina de bromatologia, onde foram utilizadas como amostras uma quantidade de leite bovino e biscoito fornecido pela professora. O leite passou pelo teste de Gerber, que é aplicado para meios líquidos e o biscoito passou pelo teste de Folch, indicado para amostras solidas.

Em primeiro momento foi realiado a determinação de lipídios do leite por meio do método de Gerber. Inicialmente pegou-se o butirômetro livre de impurezas e com auxílio de uma pipeta transferiu-se 10 ml de ácido sulfúrico a 83% para o mesmo. Em seguida foram adicionados 11 ml de leite e 1 ml de álcool isoamílico com uso de pipeta para o butirômetro contendo o ácido sulfúrico. Vedou-se o butirômetro contendo o álcool, o ácido e a amostra de leite, onde interações moleculares entre os compostos ocorreram por meio de reação exotérmica quebrando a gordura e facilitando assim sua detecção. Em seguida levou-se a vidraria para o banho Maria por 10 minutos e a centrifuga por 5 minutos. Após esses procedimentos colocou-se o butirômetro na estante para descansar e verificou-se a mudança de cor ocorrida, evidenciando-se o resultado final do teste pelas camadas formadas na solução e demarcadas nas medidas da própria vidraria que expressou o valor já em porcentagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (386.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com