TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório: Os Alcaloides

Por:   •  28/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  1.487 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Os alcaloides constituem um grupo heterogêneo de substâncias nitrogenadas, geralmente de origem vegetal, de caráter básico e que apresentam acentuada ação farmacológica em animais. Esses compostos são encontrados nos vegetais predominantemente na forma combinada, com ácidos orgânicos, e em concentração menor, na forma livre. Nesta forma, são insolúveis em meio aquoso, e solúveis em solventes orgânicos, como clorofórmio, éter e benzeno, na forma de sal, a solubilidade é inversa. O grau de alcalinidade que apresentam é variável, dependendo da disponibilidade do par de elétrons do nitrogênio, podendo revelar caráter ácido quando este é quaternário. Usualmente, são detectados por meio dos reativos gerais de alcaloides (RGA), com os quais formam turvação a precipitação em meio ácido.

Os alcaloides podem ser classificados de acordo com a origem biossintética, como: Alcaloides verdadeiros: os quais têm anel heterocíclico com um átomo de nitrogênio e sua biosíntese se dá através de um aminoácido; Protoalcaloides - átomo de nitrogênio não pertence a anel heterocíclico e se originam de um aminoácido; Pseudo-alcalóides - não são derivados de aminoácidos e sim de terpenos ou esteroides. Os alcaloides atuam no sistema nervoso central (calmante, sedativo, analgésico, anestésico, psicoestimulantes, neurodepressores, etc..). Eles normalmente atuam como estimulantes do sistema nervosos central, no entanto, podem causar dependência física e psíquica, sendo permitido o seu uso somente com a apresentação de receita médica.

 O alcaloide é um dos principais grupos de compostos encontrados com atividade biológica. Também é comprovada a função de proteção da planta, por serem tóxicos. No entanto, acredita-se que atuem também como reserva de nitrogênio, reguladores do crescimento, do metabolismo interno e da reprodução, como agentes de desintoxicação e transformação simples de outras substâncias nocivas ao vegetal, proteção para raios UV. Distribuem-se por toda a planta, acumulando-se nos tecidos vivos de crescimento ativo, células epidérmicas e hipodérmicas, bainhas vasculares e vasos lactíferos. São empregados na indústria e na área alimentícia.

OBJETIVOS

A aula realizada no laboratório de farmacognosia no dia 10/08/15, tinha como objetivo identificar a presença de alcaloides na planta Capim-Limão (Cymbopogon citratus) com a ajuda de reativos que causam a precipitação do alcaloide.

METODOLOGIA

Em um balão de fundo redondo foi depositado 40 mL de HCl 2mol/L e 2 gramas do fármaco com granulometria 35, após foi levado para a manta de aquecimento Clevenger para que fosse fervido durante dois minutos.

Após a fervura, o mesmo foi resfriado, filtrado e depositado em um béquer de 50 mL, que apresentou o rendimento de 20 mL. Esse filtrado foi dividido em reação A e B em dois tubos de ensaio.

Reação A: Na porção A foi distribuída em 4 tubos de ensaio, e adicionado três gotas de cada tipo de reativo, no primeiro foi adicionado o Dragendorff, o segundo o Mayer, no terceiro o Wagner e no ultimo não houve a adição de nenhum reativo. Após a adição dos reativos nos respectivos tubos, foram deixados em repouso para podermos observar se as reações apresentaram precipitação ou turvação ou nenhuma das duas.

Reação B: A porção B foi colocada em um béquer e foi adicionado a essa porção NH4OH até chegar a uma substância alcalina (obtendo uma solução apolar), sendo controlada sua adição com uma fita de PH até chegar ao PH 8.

Em seguida adicionamos 10 mL de clorofórmio na solução (com a adição do clorofórmio, foi colhido somente a parte que continha o alcaloide) e agitou-a. Logo em seguida quando se teve a separação das fazes, com a ajuda de uma pipeta pasteur foi retirado o clorofórmio que permaneceu no fundo do béquer. O clorofórmio retirado foi depositado em um béquer e posto na manta de aquecimento Clevenger para que ocorresse a evaporação até a secura total do clorofórmio (com essa secagem eu tenho só o alcaloide).

Depois da secagem do clorofórmio, foi adicionado 5 mL de HCl 2 mol/L para fazer a dissolução (com a adição do HCl eu tenho novamente uma molécula polar, com a molécula polar eu consigo dissolver os reativos). Em seguida essa solução foi dividida em 4 tubos de ensaio e adicionado 3 gotas dos respectivos reativos, no primeiro tubo o Dragendorff, no segundo tubo o Mayer, no terceiro o Wagner e no ultimo não foi adicionado nenhum reativo. Após a adição dos reativos nos tubos, foram deixados em repouso para podermos observar se as reações precipitaram ou apresentaram turvação ou nenhuma das duas.

MATERIAIS

Balão de fundo redondo;

Manta de aquecimento Clevenger;

Tubos de ensaio;

Estante de tubo de ensaio;

Fita de PH;

Proveta de 25 mL;

Béquer de 100 mL;

Papel Filtro;

Funil;

Balança analítica;

Espátula;

Copinho descartável.

CONCLUSÃO

Os alcaloides não têm o seu grau de alcalinidade igual, porque dependem se os nitrogênios presentes são primário, secundário, terciário ou quaternário. Como são quase que insolúveis em água há o uso de solventes orgânicos, usamos os reativos primeiro o Dragendorff, o segundo de Mayer e o terceiro o Wagner, o uso dos mesmos é utilizado para demonstrar a presença ou ausência de alcaloides nos vegetais, como no Capim- Limão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com