TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Biofísica

Por:   •  16/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE SANTO AGOSTINHO[pic 1]

DIRETORIA DE ENSINO

CURSO: FARMÁCIA

DISCIPLINA: BIOFÍSICA

PROFESSOR (a): Ma. HAMANDA SOARES V. P. DA SILVA

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

NATHIELY DOS SANTOS MENEZES

VIVIANE LEAL VELOSO

WANDERSON LIMA DO NASCIMENTO

WMAIRETE PEREIRA EVANGELISTA DE SOUSA

[pic 5]

[pic 6]

   

RESUMO

Uma das funções das membranas biológicas é o controle da passagem de substâncias: elas permitem a passagem de determinados compostos químicos através delas e impedem a passagem de outras, conservando o meio celular interno apropriado às necessidades da célula. Por isso, dizemos que as membranas biológicas são semipermeáveis ou possuem permeabilidade seletiva. Por conseguinte, O presente trabalho tem como objetivo a reformulação de um protocolo usado em aula prática para demonstrar os fatores que afetam a integridade das biomembranas.

Palavras-chave:  Membranas biológicas, permeabilidade, fatores

SUMÁRIO

1        Objetivo geral                                                                                             4  

2     Introdução                                                                                                     5        

3        Parte experimental                                                                                 6                                                                                                

4        resultados e discussão                                                                         7             

5        conclusão                                                                                                      8

6        Referências                                                                                                   9        


OBJETIVO GERAL

Analisar os efeitos físicos e químicos das membranas biológicas

INTRODUÇÃO

As membranas presentes nos seres vivos são denominadas biomembranas. As biomembranas são fluidos bidimensionais, constituídos por uma bicamada lipídica, com espessura média de 5 nm, e proteínas associadas. As biomembranas são de importância fundamental para a atividade celular, uma vez que delimitam compartimentos, controlam o tráfego de substâncias e estão envolvidas em fenômenos de sinalização (LODISH et al., 2005). A permeabilidade seletiva das membranas biológicas pode ser modificada devido a alterações na sua integridade. Isto ocorre quando as biomembranas são expostas a agentes físicos, como calor ou frio, além de agentes químicos, incluindo detergentes, solventes orgânicos e agentes caotrópicos.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes[pic 7][pic 8]

Amostra

  1. Cubos de Beterrabas

Procedimento

O modelo experimental utilizado foram tubérculos de beterraba, devido à presença de pigmentos hidrossolúveis denominados betacianinas. Estes tubérculos foram cortados em cubos de mesmo tamanho e lavados em água corrente para retirar o excesso de pigmento. Logo após, os testes foram realizados em baterias de tubos de ensaio analisando-se o efeito da temperatura e de agentes químicos. Para o teste da temperatura, os cubos foram colocados em tubos de ensaio submetidos à condição de calor, frio e do efeito combinado dos dois fatores (calor + frio). Para o teste dos agentes químicos, os cubos entraram em contato com solventes orgânicos (álcool etílico, acetona, peroxido de hidrogênio) ou foram mergulhados em substancias polares e anfipáticas (detergentes e agua sanitária). A avaliação do dano às biomembranas foi visualizada pelo extravasamento de betacianinas. Os tubos foram comparados entre si e ao maior extravasamento do pigmento se atribuía um maior efeito do agente lesivo.

                                    RESULTADO E DISCUSSÃO

 

[pic 9]                         [pic 10]

CONCLUSÃO

O protocolo revisado nesta pratica apresentou uma abordagem mais completa para ilustrar os fatores que afetam a permeabilidade das biomembranas em relação ao protocolo estabelecido anteriormente. Nesta revisão, foi possível verificar o efeito de diferentes substâncias, relacionando as suas propriedades químicas com o nível de dano causado às biomembranas, bem como avaliar a resposta ao estresse térmico destas estruturas. O protocolo utilizou substâncias que são de fácil aquisição e manipulação em laboratórios científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (247.9 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com