TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Inflamação

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Os anestésicos gerais são usados como adjuvante em procedimentos cirúrgicos, de modo a tornar o paciente inconsciente e não responsivo ao estímulo doloroso. Eles são dados sistemicamente e exercem seus principais efeitos sobre o sistema nervoso central, ao contrário dos anestésicos locais que agem por bloquear a condução dos impulsos nos nervos sensoriais periféricos. (RANG, 2007)

O tiopental pertence à classe dos barbituratos, depressores do SNC, e é o único de importância em anestesia. Esse medicamento possui lipossolubilidade muito alta devido à velocidade e a transitoriedade de seu efeito, quando injetado intravenosamente. O ácido livre é insolúvel em água, de modo que o tiopental é dado como sal de sódio e esta solução é fortemente alcalina e instável, de modo que a substância deve ser dissolvida imediatamente, antes de seu uso. (RANG, 2007). Eles podem causar depressão profunda, mesmo em doses que não têm efeito sobre outros órgãos. A depressão pode variar sendo desde um efeito sedativo, anestésico cirúrgico, ou até a morte. Outro efeito dos barbitúricos é o de causar sono, podendo induzir apenas o relaxamento (efeito sedativo) ou o sono (efeito hipnótico), dependendo da dose utilizada.

O uso de barbitúricos pode ser oral, intramuscular, endovenoso, ou retal. Independentemente da via de administração eles se distribuem uniformemente pelos tecidos. Após a absorção, eles se ligam a proteínas do sangue e vão agir principalmente no cérebro, devido ao seu alto fluxo sanguíneo. Os efeitos depressores aparecem entre 30 segundos e de 15 minutos, dependendo do tipo de barbitúrico utilizado.

O processo de absorção tem por finalidade transferir o fármaco do local onde é administrado para os fluidos circulantes, representados especialmente pelo sangue. Em geral existem algumas opções de vias pelas quais um agente terapêutico pode ser administrado e, por esta razão, o conhecimento das vantagens e desvantagens das diferentes vias de administração é fundamental. A importância deste processo de absorção reside essencialmente, na determinação do período entre a administração do fármaco e o aparecimento do efeito farmacológico (tempo de latência), bem como na determinação das doses e escolha da via de administração do medicamento. (GILMAN, 2005).

Na via oral, é o método mais seguro, mais conveniente, mais econômico, não necessita de ajuda, não é invasiva, e é quase sempre indolor. Podem ser administradas por via oral as formulações sólidas (pós, comprimidos, cápsulas, drágeas) e as formulações líquidas (elixires, xaropes, emulsões, misturas). As desvantagens dessa via são: impossibilidade de absorção de alguns agentes por causa de suas características físicas, os vômitos em resposta à irritação da mucosa gastrointestinal, destruição de alguns agentes farmacológicos por enzimas digestivas ou pelo pH gástrico, irregularidades de absorção e necessidade de cooperação por parte do paciente.

A via peritoneal é vantajosa no processo de rápida absorção através da veia porta devido à vascularização peritoneal. Por essa característica, sua ação não é prolongada e nem rápida. Como desvantagem, pode ocasionar peritonite e dor intensa. Utilizada em pacientes com insuficiência renal que necessitam de diálise.

Na via subcutânea é utilizada apenas para fármacos que não causam danos ao tecido aplicado. Em caso de administração com um fármaco que não obedeça esse critério ele poderá causar irritação, dor intensa, descamação e até necrose, logo não são todos os fármacos que possuem essa via como opção de uso.

Dessa forma, o objetivo da pratica consistiu em verificar o tempo de absorção entre diferentes vias de administração, bem como, observar a variação da intensidade do efeito produzido pela droga (Tionembutal sódico).

2. METODOLOGIA

Foi utilizado 3 Rattus norvegicus, onde a priori pesou-se os animais a fim de determinar sua massa para posteriormente ser calculado a dose de anestésico a ser administrado por três diferentes vias (oral, intraperitoneal e subcutânea). Utilizou-se Tionembutal sódico na concentração de 25mg /kg de peso do animal, cada via de administração foi usada apenas em um animal. Antes da administração do anestésico foi verificada os seguintes parâmetros: respiração (mov. resp./min.) observando o número de expansões tóraco-abdominais por minuto; reflexo palpebral, observando o fechamento da pálpebra por estimulação de um chumaço de algodão (presente, diminuído ou ausente); e a atitude e comportamento do animal (normal, excitado, deprimido ou dormindo).

No primeiro rato administrou-se por via oral o tiopental sódico 0,18mL, introduzida na boca do animal com a ajuda de uma cânula. No segundo animal foi administrado 0,22mL do mesmo anestésico, sendo introduzido por via intraperitoneal com ajuda de uma seringa na barriga do rato. No terceiro administrou-se 0,20mL de tiopental sódico por via subcutânea também com a ajuda de uma seringa. Logo após a administração da droga nos animais, esperou-se 20 min e foi verificado novamente todos os parâmetros para averiguação das alterações provocadas pelo efeito farmacológico da droga.

3. RESULTADOS

Tabela 1: Parâmetros verificados antes da administração da droga nos animais, Teresina, 2018.

ANIMAL RESPIRAÇÃO REFLEXO PALPEBRAL ATITUDE

1 100 mov/min + Normal

2 148 mov/min + Normal

3 116 mov/min + Normal

Fonte: Autoria própria.

Tabela 2: Peso do animal em relação a dose e concentração da droga administrada, UFPI, 2018.

Animal Peso (g) do animal Dose(mg/kg) Concentração de Tionembutal sódico (mg/mL)

1 175,2g 4,38mg 0,17mL

2 220g 5,5mg 0,22mL

3 205g 5,12mg 0,20mL

Fonte: Autoria própria.

Tabela 3: Parâmetros verificados 20 minutos depois da administração da droga nos animais, Teresina, 2018.

ANIMAL VIA DE ADMINISTRAÇÃO RESPIRAÇÃO REFLEXO PALPEBRAL ATITUDE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com