TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Manipulação

Por:   •  10/6/2018  •  Ensaio  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 15

         [pic 1]

Centro Universitário de Maringá

        CURSO DE FARMÁCIA

__________________________________________________________________

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

FARMÁCIAS SIMILIA

ISLAINE MARIA DE OLIVEIRA CARVALHO

RA 1718402-2

3º ANO NOTURNO

MARINGÁ - PR

28/05/2018

_________________________________________________________________

  1. INFORMAÇÕES GERAIS

Aluno: ISLAINE MARIA DE OLIVEIRA CARVALHO

RA: 1718420-2

Módulo: MANIPULAÇÃO

Local de Estágio: FARMACIA DE MANIPULAÇÃO SIMILIA

Período: 05/03 A 18/05/2018

Carga Horária: 150 HORAS

  1. OBJETIVO DO ESTÁGIO

O objetivo do  estágio  de um modo geral é a manipulação de fórmulas e venda de produtos naturais, colocando em prática o que foi aprendido em sala de aula e laboratório, buscando sempre a saúde e bem-estar aos seus pacientes; sendo o principal objetivo aprimorar as funções que o farmacêutico pode desempenhar na Farmácia de Manipulação, considerando as três principais áreas em que ele deve estar presente: administração da farmácia,manipulação de formulações e dispensação de medicamentos.

 

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Período de Realização do Estágio: de  03 / 03 / 2018 a 18 / 05 / 2018.
  1. Carga Horária: 150 HORAS
  1. Introdução:

                                                                                                                     

 A Farmácia Simília foi fundada em Dezembro de 1996, iniciou suas atividades em um espaço pequeno; atualmente é uma das maiores farmácias de manipulação homeopática e alopática de Maringá. Conta com vários farmacêuticos qualificados. Em 2003 inaugurou sua loja 02, uma nova farmácia de manipulação com instalações e laboratórios modernos e considerados como modelo no segmento. A Farmácia Simília possui mais de 16 anos de atuação no mercado farmacêutico.

  1. Relatório das Atividades Desenvolvidas

Dia 12/03/2015 – 13:00-18:00

  1. 05/03/2018 - Preenchimento cabeçalho de fichas de analise físico-químico : As análises físico-químicas têm a finalidade de determinar, quantificar ou qualificar os componentes específicos da matéria prima, a exemplo de determinar a composição centesimal e fornecer informações sobre a composição química e/ou físico-química do produto. 

As analises partem de um Material de referência certificado – Material de referência, acompanhado por um certificado,com um ou mais valores de propriedades, e certificado por um procedimento que estabelece sua rastreabilidade à obtenção exata da unidade na qual os valores da propriedade são expressos. E cada valor certificado é acompanhado de uma incerteza para um nível de confiança estabelecido (Métodos Físico-Químicos para Análise de Alimentos - 4ª Edição1ª Edição Digital).

  1. 06/03/2018 - Separação de cápsulas de óleo de alho para envase nos frascos, o óleo de alho ajuda a evitar doenças do coração, como infartos, pois contém alicina que contribui para o bom funcionamento do coração; Controlar a pressão arterial; diminuir o colesterol mau e aumentar o colesterol bom; fortalecer o sistema imune, pois é rico em vitaminas como A, B1 e C; reduzir a prisão de ventre; prevenir o envelhecimento, porque tem ação antioxidante devido aos compostos sulfurado, que ajudam a eliminar toxinas.

Além destes benefícios, também pode ajudar a emagrecer, pois interfere no metabolismo das gorduras, no entanto, é importante ser tomado juntamente com uma alimentação saudável e prática de atividade física (https://www.tuasaude.com/oleo-de-alho-em-capsulas/).

  1. 07/03/2018 -  Preenchimento de planilha de controle de temperatura e umidade: Os medicamentos são estocados em local distinto e nas condições especificadas pelo fabricante, para evitar a sua deterioração pela luz, umidade ou temperatura. Utiliza-se um procedimento operacional padrão.A temperatura e a umidade tem que ser diariamente monitoradas e registradas. Os registros são regularmente analisados.
    E o controle será adequado para manter todas as partes da área de armazenamento dentro do intervalo de temperaturas especificadas (http://www.blog.mcientifica.com.br/termo-higrometro-nas-farmacias-e-drogarias/).

  1. 08/03/2018 - Estoque – Valeriana- Capsulas: A Valeriana é indicada na ansiedade; na insônia; na taquicardia; na hipertensão arterial; nas cefaléias; na síndrome do cólon irritável; nos espasmos gastrintestinais; nas parasitoses; como coadjuvante em tratamentos de epilepsia; em contusões; em dermatoses; no stress; na asma e bronco espasmos de origem nervosa. Em Homeopatia é um remédio geral dos espasmos e moléstias histéricas, especialmente na época da menopausa. Hipocondria histérica: susceptível a Insônia, nervosismo, dentre outras aplicações. A atividade terapêutica derivada da Valeriana corresponde fundamentalmente com dois aspectos: anti espasmódico e sedante. Com certeza o segundo efeito é mais valioso na sua utilização na clínica médica, já que existe um sinergismo entre os valepotriatos e o óleo essencial. Os efeitos sedativos esperados com relação à potência farmacológica são menores que os proporcionados pelos benzodiazepínicos e outros compostos similares (http://www.florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/VALERIANA.pdf).


Estoque - Encapsular Hibiscu:
O Hibisco é uma planta medicinal que pode ser utilizada para auxiliar nas dietas para emagrecer, no controle da pressão arterial e na prevenção de problemas no fígado, é utilizada como diurético, para tratamento de desordem gastro intestinal, infecções hepáticas, febre e hipertensão (MONROY-ORTIZ & CASTILLOESPANA).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (185.1 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com