TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório em Manipulação Ponto de Fusão

Por:   •  3/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

                  RELATÓRIO I

DATA EMISS: 28/03/2018

FOLHA: 1/4

TÍTULO:Ponto de Fusão Máterias Primas.

APROVAÇÕES

Nome/Cargo

Assinatura

Data

Elaborado por:

Nome:

Flávia Monyk Araújo Dantas

Nome:

Joyce Oliveira silva

Aprovado por:

Luiz Felipe

Resp. Controle de qualidade

- INTRODUÇÃO

Bicarbonato de sódio: é um composto químico com a forma de NaHCO3. É um sal composto por íons bicarbonato e íons sódio. O bicarbonato de sódio é cristalino mas geralmente parece um pó fino. Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídricodo suco gástrico

Irgasan: É um agente bacteriostático utilizado como antisséptico possuindo odor levemente aromático. Está presente principalmente nos cosméticos; sabonetes, xampu, loções desodorante, cremes dentais e desinfetantes de uso geral. É utilizado tanto como conservante quando como princípio ativo. É solúvel em diversos meios, como soluções alcoólicas ou básicas, seu mecanismo de ação contra bactéria e fungos envolve atuação na membrana e citoplasma da célula e consequente destruição dele.

Ácido Cítrico Anidro: O ácido cítrico ou citrato de hidrogênio é um ácido orgânico fraco que está presente na maioria das frutas cítricas; limão e laranja. É utilizado como antioxidante dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas. Na temperatura ambiente é um pó cristalino branco. Quando aquecido acima de 175 °C se decompõem produzindo dióxido de carbono e água.

Hidroquinona: é um composto fenólico orgânico e é amplamente utilizada em dermatologia. A principal indicação da hidroquinona é no tratamento de hipercromias, que são manchas escuras na pele, através da inibição da enzima tirosinase, que participa do processo de síntese de melanina. 

Cânfora: é uma substância cerosa, semi-sólida ou parcialmente cristalina, branca ou translúcida, inflamável, com um forte e penetrante odor acre.[5][3] É um terpenoide com a fórmula química C10H16O, historicamente extraído da árvore Cinnamomum camphora (a canforeira), mas presentemente maioritariamente obtido por síntese química. A molécula é quiral, com dois possíveis enantiómeros, como mostrado nos diagramas estruturais no quadro anexo.

Aspartame:O aspartamo ou aspartame é um aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar comum e foi criado em 1965 pela empresa americana G.D. Searle & Company  e comprada posteriormente pela Monsanto. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso. O aspartamo geralmente é vendido junto com outros produtos. É o adoçante mais utilizado em bebidas.

- MATERIAS E MÉTODO

-Matérias primas: Bicarbonato de sódio, Igarsan, Àcido Cítrico Anidro ,Hidroquinona, Cânfora e Aspartame;

- Papel de pesagem;

- Capilares;

- Aparelho de ponto de fusão com termômetro;

- Grau;

-Pistilo.

- PROCEDIMENTO

Foram analisadas no aparelho o ponto de fusão das matérias primas; Bicarbonato de sódio, Igarsan, Àcido Cítrico Anidro,Hidroquinona, Cânfora e Aspartame;, em triplicata. O Bicarbonato de sódio foi macerado  e colocado em um papel de pesagem e pressionado em 3 capilares, logo após foi colocado no aparelho de ponto de fusão em voltagem de 220v. Encaixou os três capilares no aparelho junto com o termômetro, ligou o botão de aquecimento geral. Observou a temperatura pelo termômetro até que se chegue à temperatura padrão para mudança de estado físico da matéria-prima, respeitando a variação de < 5ºC e > 5ºC. Após a realização da determinação, foram avaliados os resultados obtidos em conforme ou não conforme de acordo com o valor encontrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com