TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios Modular I

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DEPARTAMENTO DO MEDICAMENTO

CURSO DE FARMÁCIA

RAILANE DA SILVA FREITAS

FARA 73 – ESTÁGIO MODULAR I

FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Salvador

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

DEPARTAMENTO DO MEDICAMENTO

CURSO DE FARMÁCIA

RAILANE DA SILVA FREITAS

FARA 73 – ESTÁGIO MODULAR I

FARMÁCIA COMUNITÁRIA

Diários de Campo apresentados ao Curso de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, como critério de avaliação da disciplina Estágio Modular I, sob orientação do Profº Ademir Evangelista

Salvador

2016

FARMÁCIA COMUNITÁRIA – Farmácia Hiper Bompreço

25/01/2016 – Início: 14:00 / Término: 18:00

Preceptor: Michele Ferreira

Atividades:

  • Recepção
  • Espaço físico da Farmácia
  • Atendimento

O período do Estágio Modular I foi iniciado no dia 25 de Janeiro de 2016, no turno vespertino, na Farmácia Hiper Bompreço Bonocô supervisionado pela Farmacêutica Michele Ferreira. O primeiro momento foi de apresentações dos funcionários e informações a cerca do estabelecimento e seu funcionamento pela Responsável Técnica e Farmacêutica Enedina.

O estabelecimento dispõe de dois profissionais farmacêuticos para se revezarem durante o horário de funcionamento, além de um terceiro, obedecendo a RDC nº 44 de 17 de agosto de 2009, que no Capitulo VI dispõe sobre os serviços farmacêuticos.

Logo de início foi possível observar que os balconistas faziam o uso de uniformes distintos do Farmacêutico, assim como é apontado no Capítulo IV – Dos Recursos Humanos, Seção 1, art. 17 e que haviam medicamentos na área de circulação comum, os isentos de prescrição, e restritos aos funcionários, como orientado no Capítulo V – Da Comercialização e Dispensação de Produtos, Seção IV, art. 40, RDC 44/09.

Os medicamentos são organizados separadamente, por ordem alfabética, e de acordo com as suas classificações, como antibiótico, controlados, genéricos e de referência. Obedecendo o artigo 67 da Portaria nº 344/98 os antimicrobianos e controlados são devidamente armazenados em armário com chaves, ou sala onde eles estejam seguros.

Um dos balconistas nos mostrou como funciona o sistema utilizado na farmácia no qual são consultados os preços dos medicamentos, a sua quantidade em estoque, o que foi bastante útil na etapa de atendimento e dispensação de medicamentos que pudemos fazer ao final do repasse das informações importantes e necessárias para executar essa tarefa.

Foi possível observar também que a farmácia possui documentos fixados atrás do balcão, visível para todos como orientado pela RCD nº 44 de 17 de agosto de 2009, no Capítulo II – Das condições Gerais, art. 2º. Esses documentos são: Alvará Sanitário e Certidão de Regularidade Técnica, emitido pelo Conselho Regional de Farmácia; Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), expedida pela ANVISA; Nome do Farmacêutico Responsável Técnico, seguido do número de inscrição no Conselho Regional de Farmácia.

FARMÁCIA COMUNITÁRIA – Farmácia Hiper Bompreço

01/02/2016 – Início: 14:00 / Término: 18:00

Preceptor: Michele Ferreira

Atividades:

  • Atendimento
  • Análise dos Tipos de Receita

No segunda dia na Farmácia continuei observando as atividades dos funcionários e da Farmacêutica, com isso notei que alguns dos medicamentos com a tarja vermelha na sua embalagem, que diz que a venda deve ocorrer sob prescrição médica, são dispensados sem a receita, o que não condiz com o artigo 43 da RDC nº 44, no qual medicamentos sujeitos à prescrição somente podem ser liberados com apresentação da receita. Algumas pessoas já sabiam os nomes dos medicamentos, provavelmente devido ao uso prévio ou indicação por amigos e parentes, ou até mesmo com sua embalagem, onde contém o nome e a composição do medicamento.

Durante os atendimentos no balcão, presenciei a dispensação de um medicamento com receita diferente das demais, devido a sua coloração. O medicamento era um controlado de nome Alprazolam, um psicotrópico à base de substâncias das listas B1, sendo a sua receita de cor azul que tem validade por 30 dias a partir do dia ao qual foi prescrita, poderá conter 5 ampolas, a quantidade para o tratamento cobre até 60 dias.

O tempo restante foi dividido em dispensação, organização e reposição de medicamentos, que chegam toda segunda-feira, tendo quer conferir os medicamentos seguindo a RDC 44, de 17 de agosto de 2009, seção V, art. 34, que estabelece a verificação do bom estado de conservação, a legibilidade do número de lote e prazo de validade.

FARMÁCIA COMUNITÁRIA – Farmácia Hiper Bompreço

22/02/2016 – Início: 14:00 / Término: 18:00

Preceptor: Michele Ferreira

Atividades:

  • Atendimento
  • Chek de Lista de Medicamentos
  • Análise dos Tipos de Receita

No quarto dia na Farmácia a Farmacêutica nos entregou uma lista com todos os medicamentos ao qual deveríamos pesquisar a quantidade venda nos últimos 2 meses, sendo o 3º mês já contabilizado, e depois fazer uma média, para sabermos qual medicamento foi mais vendido, ou menos vendido, a fim de fazer novos pedidos a partir da frequência de dispensação.

Pude também auxiliar na dispensação de um medicamento antibiótico, Clindoxyl Gel, onde pude ver a receita, que se encontrava de acordo com a RDC 44, de 26 de outubro de 2010, no Art. 3º, parágrafo II- As prescrições devem conter identificação do emitente: nome do profissional com sua inscrição no Conselho Regional ou nome da instituição, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo), a receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com