TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de rotinas noturnas e Avaliação de implantação de um serviço de farmácia clínica

Por:   •  7/5/2016  •  Dissertação  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Conforme solicitado pelo Ilmo. Sr. Coronel William, subcomandante do H GE RJ e também pela Capitão Bianca Gonzalez, chefe do setor de farmácia, segue o resumo dos plantões noturnos no período de 4 à 10 de abril, além da definições das demais informações sobre uma possível rotina de um farmacêutico clínico na instituição. O montante de informações foi apurado e compilado de fontes verídicas, atualizadas, confiáveis e pertinentes. Conforme as informações aqui contidas e possível verificar que há muitas frentes e diferentes caminhos que podem ser seguidos, devendo sempre levar em consideração a complexidade do serviço assim como os recursos e profissionais disponíveis.

RESUMO DAS ROTINAS DO PLANTÃO NOTURNO

O plantão noturno tem seu início as 18:00 horas e seu fim às 07:00 da manhã do dia posterior. O mesmo começa com a passagem de plantão realizada entre oficiais farmacêuticos, no qual são passadas as informações mais pertinentes ocorridas durante todo o plantão diurno tais como:

• Baixa de estoque de produtos específicos;

• Pagamento de empréstimos a serem recebidos;

• Itens que devem ser encaminhados ao almoxarifado para devida guarda;

• Documentos a serem entregues aos respectivos responsáveis;

• Rotinas momentâneas (sazonal);

• Itens fracionados e a serem fracionados;

• Alterações de escala;

• Solicitações especiais (missão específica a ser entregue).

Após a passagem de plantão, o expediente noturno assume as mesmas características do desenvolvido durante o dia, porém com menor volume e consequente o mesmo e desempenhado por um contingente reduzido; na nova designação da farmácia, o plantão noturno é supervisionado apenas por oficiais farmacêuticos (01), que é o contingente total durante a noite. Outras unidades no hospital também tem seu quadro reduzido, fazendo com que em alguns momentos a informação demore a circular.

Abaixo são citadas as principais rotinas durante os plantões noturnos.

 Controle de temperatura da geladeira que comporta os termolábeis;

 Distribuição dos itens através dos pedidos encaminhados a farmácia pelo “Economo” (Sargento que faz a integração das unidades com a Farmácia) para as clínicas médicas, cirúrgicas e PA;

 Verificação das solicitações de não envio de medicamentos nas prescrições quando questionados;

 Notificação quanto à falta de receituário especial para envio dos medicamentos controlados tanto para clínica médica quanto para o Pronto atendimento;

 Notificação quanto ao vencimento, alteração, nova prescrição ou não envio da ficha de antibiótico terapia;

 Aviamento de novas prescrições dos pacientes que são internados durante o período noturno na UASU, Clínica médica ou em espera no PA;

 Apoio às novas prescrições e dúvidas quanto às mesmas;

 Apoio ao quadro de saúde no que compete as informações farmacêuticas;

 Verificação de estoque e notificação quanto ao baixo estoque de determinado item;

 Reposição da linha de serviço (itens de giro da farmácia), visando ressuprimento para o início do próximo serviço;

 Lançamento (baixa em estoque) de todos os itens dispensados durante o plantão de acordo com o setor solicitante;

 Fracionamento quando necessário;

 Arrumação do setor mantendo o padrão já determinado de disposição e limpeza

 Controle de acesso ao setor, restringindo o mesmo apenas àqueles que têm elo como o próprio;

 Registro das ocorrências e alterações durante o serviço noturno.

Como detalhado acima, o plantão noturno apresenta uma gama de rotinas semelhante ao plantão diurno, tomadas as proporções de volume, e por este motivo a presença do Oficial farmacêutico durante o mesmo fez com que houvesse uma maior segurança e também um respaldo maior no que tange as informações e solicitações da equipe da unidade, estreitando a relação entre os setores.

RESUMO DAS VISITAS E VERIFICAÇÃO DE INFORMAÇÃO

Durante o período relatado, conforme solicitado, foram feitas visitas aos setores da unidade (PA, UASU, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica) com o intuito de verificar a qualidade, acesso e a forma como as informações estão dispostas nesses setores para que se desenhasse uma implantação de farmácia clínica no hospital, visando uma melhora dos serviços de farmácia e também do mesmo com o apoio médico.

Em todos os setores foi possível ter acesso às informações que se encontravam em prontuários que ficam alocados em locais próprios próximo ao posto de enfermagem. As informações em prontuário estavam atualizadas e abrangiam grande parte dos dados necessários. As características da unidade faz com que durante o período noturno, os prontuários sejam em alguns casos a única fonte de informação além da prescrição médica. Nos postos de enfermagem há a presença de pessoal que é muito prestativo e solicito, mas que não detêm o total de informações.

Outra informação que vale a ressalva está relacionada ao controle de pacientes internados na unidade. Este controle, conhecido como censo é atualizado em sistema, porém não tem continuidade no mesmo; as informações subsequentes são inseridas em cada setor de acordo com o prosseguir do plantão, dificultando assim a atualização do quadro de internados.

FARMÁCIA CLINICA

A Assistência Farmacêutica é definida como “grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinada a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade”. Envolve diversas etapas desde a seleção de medicamentos até sua utilização, interligando duas grandes áreas, porém distintas, a tecnologia de gestão e a tecnologia de uso do medicamento.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com