TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo imunologia básica

Por:   •  30/8/2017  •  Resenha  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  2.223 Visualizações

Página 1 de 11
  1. Introdução ao sistema imunológico

O SI compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores internos. Existem 2 mecanismos de defesa: os inatos ou não-específicos (imunidade inata), como a proteção da pele, a acidez gástrica, as células fagocitárias ou a secreção de lágrimas, e o sistema imunitário adaptativo (imunidade adquirida), como os linfócitos e a produção de anticorpos específicos.

Imunidade inata: primeira linha de defesa do organismo, com a qual, já nascemos. Como exemplo de integrantes têm-se os macrófagos e neutrófilos, células fagocitárias com receptor de baixa especificidade (MHC- complexo principal de histocompatibilidade – é um complexo proteico da célula fagoctária responsável por apresentar antígeno para o linfócito).

Imunidade adquirida: SI que se potencializa a partir da exposição á antígenos, sendo ela mais específica. Como integrantes têm-se os linfócitos.

Antígeno: é toda molécula ou partícula capaz de iniciar uma resposta imune. A qual começa com o reconhecimento pelos linfócitos e culmina em produção de anticorpos específicos. Anticorpo (imunoglobulina): são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos, presentes no plasma, tecidos e secreções que atacam proteínas estranhas ao corpo (antígenos), realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o SI entra em contato com o antígeno são produzidos anticorpos específicos contra ele. Epítopo é a parte da molécula do antígeno que se liga ao receptor do anticorpo.

As células do SI exercem suas funções circulando pelas mucosas e tecidos internos, identificando a entrada de moléculas próprias. Elas utilizam como principais vias as mucosas e os tecidos sanguíneos e linfáticos.

A resposta imune adquirida pode ser dividida em 3 fases: o reconhecimento do antígeno, a ativação dos linfócitos e a fase efetora. Todas as respostas imunes são iniciadas pelo reconhecimento do antígeno. Isso induz a ativação do linfócito que reconhece o antígeno e culmina na instalação de mecanismos efetores que medeiam a função fisiológica da resposta, ou seja, a eliminação do antígeno. Depois da eliminação do antígeno, a resposta imune é atenuada e a homeostase e resgatada.

O SI inato compreende todos os mecanismos que defendem o organismo de forma não específica, respondendo contra um invasor, da mesma forma sempre, independente de qual seja ele. É constituído de barreiras físicas (pele, saliva e lágrimas, muco, no intestino com as bactérias da flora normal), fagócitos (neutrófilos e macrófagos – que vão realizar a fagocitose das dos invasores -; basófilo, mastócito e eosinófilo – produzem citocinas-), além do sistema complemento e das reações inflamatórias.

Sistema complemento: são um conjunto de ptns produzidas pelo fígado, presentes no sangue. Elas reconhecem e ligam-se a algumas moléculas presentes em bactérias, ou são ativadas por anticorpos ligados a bactérias. Se inserem na membrana celular do invasor e criam um poro (MAC), onde vai ocorrer a entrada excessiva de água, levando à lise. Outras proteínas não específicas, como por exemplo, a proteína C-reativa, que tbm é produzida no fígado e se liga a algumas moléculas comuns nas bactérias, mas inexistentes nos humanos, ativando o complemento e a fagocitose.

  1. Células e órgãos do SI

As células do SI estão, normalmente, circulando no sangue e na linfa. A organização anatômica dessas células e sua capacidade para circular e permutar entre sangue, linfa e tecidos tem importância essencial para a geração das respostas imunes.

Citocinas: são mediadores celulares do SI que permitem as células comunicar entre si e com outras de outros órgãos. Citocinas importantes:

IL-1: produzidas e liberadas em quadros de infecções. Produzem febre, tremor, calafrio, mal-estar, promovem a inflamação, estimulas os linfócitos T. A sua ação é responsável por estes sintomas comuns na maioria das doenças.

IL-6: estimula a produção de anticorpos.

TNF-alfa: induz a secreção da citocina e é responsável pela perda excessiva de peso associada a inflamação crônica.

Células do SI atuam de acordo com suas funções:

Monócitos: Sangua, formam granulomas; Macrófagos: tecidos, realizam fagocitose e tbm são células APC; Netrófilos: primeiro a chegar no local da infecção; Basófilos: liberação de mediadores; eosinófilos: processos alérgicos e helmintos.

Células do sistema linfocitário: Linfócitos T e B. Os L T podem ser de 2 tipos: LT citotóxicos (CD8) e os LT auxiliares (CD4). Os LTa ativam outras células para que elas realizem suas funções. Os LTc induzem a atividade citóxicas contra células infectadas. Os LB induzem a maturação, fazendo com que se tornem plasmócitos, secretando anticorpos ou LB de memória

Células Natural Killer: são semelhantes aos linfócitos, mas não tem TCR. Elas induzem a lise celular de células anormais.

Células dendríticas: realizam fagocitose e são células apresentadoras de antígeno profissionais.  

As células do sistema imune estão localizadas em tecidos ou órgãos linfoides. Estes, de acordo com sua função, podem ser classificados em primários (geram e amadurecem células do SI) e secundários (local onde ocorre a resposta imune: encontro do antígeno com o anticorpo). Uma célula é fenotipicamente amadurecida quando apresenta seus marcadores celulares (TCH para LT e BCH para LB). Para isso, essa células precisam amadurecer nos órgãos linfoides primários.

Órgãos linfoides primários: os linfócitos passam por processos de maturação e diferenciação. São eles: medula óssea e timo.

Órgãos linfoides secundários: são os linfonodos, baço e tecidos linfoides associados á mucosa (MALT).

Obs.: o LT imaturo é marcado com CD44+. É por meio desse marcador que ele é reconhecido para entrar no timo. Todo linfócito T quando maduro apresenta CD3, quando ele é citotóxico apresenta CD3 e CD8 e quando é auxiliar CD3 e CD4.

Órgãos linfoides secundários: são os que realmente participam da resposta imune, seja ela, humoral ou celular. – em resumo: ao entrar no epitélio, o antígeno é fagocitado por células fagocíticas e levam em direção a vasos linfáticos. Esses vasos se encarregam de levar o antígeno fagocitado em direção ao vaso aferente do linfonodo mais próximo. Neste linfonodo, por meio de apresentação antigênica, se inicia a resposta imune: reconhecimento, proliferação das células, síntese de proteínas como citocinas (que ativam e potencializam ainda mais a resposta para deletar o antígeno) e a formação de células de memória (que não reagiram á resposta, mas que obtiveram outros marcadores para responder futuras agressões).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com