TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Imunologia

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.125 Palavras (29 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 29

Conceitos Histológicos Básicos:

Medula Óssea;

- Células tronco hematopoiéticas (onipotentes);

  -- Progenitor Linfóide comum (dá origem aos linfócitos)

   --- Células NK > mata células tumorais, vírus e outros agentes intracelulares por meio do ADCC, que é a morte das células alvo, cobertas por anticorpos reconhecidos pela NK

   --- Linfócito B > Possui imunoglobulinas de superfície, que são seus receptores. Quando esses receptores são ativados, anticorpos são liberados, com a mesma especifidade do receptor. São maturados na medula óssea, participam da resposta humoral

   ---- Imunoglobulinas/anticorpos: proteínas plasmáticas que se ligam aos antígenos, com alta especifidade. Elas matam as células alvo, ou sinalizam para que outras células venham (são originadas nas células ósseas mas maturam no timo, fazem parte da resposta celular)

   --- Linfócito T >

   ---- TCD4: responsável pela recepção de MHC II, e a partir daí, ativa macrófagos e células B que respondem ao antígeno.

   ---- TCD8: células T que matam outras células quando se ligam ao MHC I, matam por citotoxicidade.

   ---- de Memória: Mais sensível que o Linfócito T virgem (naive), respondem mais rapidamente ao estímulo que os ativou.

  -- Progenitor Mielóide comum (Leucócitos + plaquetas + eritrócitos)

   --- Mastócito: Contém grânulos, com substâncias como histanina, que é uma anina vasoativa que aumenta a permeabilidade vascular. Sua degradação está relacionada à IgE, que se liga ao antígeno, e depois ao mastócito, soltando os grânulos, causando a hipersensibilidade.

   --- Macrófago: fagócito, apresentador de antígeno, e efetor humoral e celular.

   --- Células Dendríticas: poderosa apresentadora de antígenos.

   --- Neutrófilos: fagócitos potentes, são granulócitos potentes contra germes.
  --- Eosinófilos: mata parasitas recobertos por anticorpos.

Cronologia e visão geral dos mecanismos:

Agentes Infecciosos induzem respostas inflamatórias da imunidade inata;

   Macrófagos fagocitam agentes estranhos, e liberam citocinas, que vão influenciar outras células, e quimiocinas, que atraem neutrófilos e monócitos. As quimiocinas e citocinas desencadeiam a inflamação. As citocinas também aumentam as propriedades adesivas do endotélio, possibilitando a adesão e migração dos leucócitos circulantes de dentro dos vasos para a área em questão. A inflamação aumenta o fluxo de linfa contendo antígeno para os tecidos linfoides, e os macrófagos e células dendríticas portadoras do antígeno se ligam aos linfócitos T para ativá-los.

A ativação de APCs é o primeiro passo para induzir a resposta adaptativa;

   Células Dendríticas e macrófagos interagem com linfócitos virgens (naive), elas capturam o antígeno no tecido e o levam aos linfonodos para interagirem com linfócitos.

O sistema imune inato o próprio e o não próprio;

   Os receptores das células Dendríticas e macrófagos reconhecem moléculas simples e padrões moleculares expressos por patógenos, e após esse reconhecimento das PAMPs (Pathogen Associated Molecular Pattern), apresentam este antígeno para os linfócitos.

Os linfócitos ativados pelo antígeno dão origem aos clones de células específicas;

   Cada linfócito possui um receptor único e específico, diferente dos fagócitos que reconhecem grupos grandes de moléculas,ficando mais fácil para o patógeno se esconder Se um linfócito encontra um antígeno compatível com seus receptores, ele se multiplica clonalmente para o combate. Os linfócitos que encontram células próprias do organismo compatíveis com seus receptores recebem sinais apoptóticos antes de se maturar.

Seleção clonal é o início da imunidade adaptativa;

   4 postulados

   - Cada linfócito possui um único tipo de receptor, de específidade única.

   - A interação da molécula estranha com o receptor ativa o linfócito.

   - Células ativadas geram células efetoras com receptores idênticos

   - Linfócitos com receptores para células próprias do organismo sofrem apoptose antes da maturação.

A estrutura do anticorpo e o problema central da imunidade adaptativa;

   Os anticorpos são secretados pelos linfócitos B. Possuem duas zonas distintas, uma constante (que define como ele vai agir ao encontrar o antígeno [IgA, IgD, IgE, IgG, IgM]) e uma varável (que forma as estruturas que fazem o anticorpo se ligar a um antígeno específico).

Cada linfócito produz seu receptor de antígeno por rearranjos de segmentos gênicos;
  As regiões variáveis são “tranfensteins”, com um DNA composto de segmentos aleatórios do DNA progenitor. Como diferentes segmentos se unem, cada célula possui um gene distinto para a zona variável, e os rearranjos vão acontecendo até um receptor variável ser formado. Assim, um número limitado de segmentos produz uma gama quase infinita de receptores. No linfócito B, o receptor possui 2 sítios idênticos de reconhecimento, e pode ser secretado na forma de anticorpo. No linfócito T ele possui um sítio ativo apenas, e é sempre de superfície.

A sobrevivência/desenvolvimento do linfócito são determinados por sinais de receptor;

   Um linfócito imaturo, muito estimulado por seu receptor, morre, pois provavelmente ele é autoimune. Um linfócito que não recebe nenhum sinal também morre, porque é inútil.

Os linfócitos proliferam, em resposta ao antígeno, nos órgãos linfoides periféricos, produzindo células de memória e células efetoras;

   Os linfócitos estão migrando de linfonodo em linfonodo. Em algum momento, o linfócito virgem fará contato com as APCs, e o linfócito em repouso aumenta e vira um linfoblásto, que fará a expansão clonal. A célula B efetora libera anticorpos, e a T efetora ou mata os antígenos ou ativa outras células do sistema imune. São formados também células de memória, linfócitos que são mais sensíveis ao antígeno que o linfócito virgem, e respondem mais rapidamente ao antígeno que os induz.

Interações com outras células, além do antígeno, são necessárias;

   As respostas dos linfócitos aos antígenos também dependem de um segundo sinal, além da ligação com o antígeno. Os linfócitos T são ativados por células dendríticas, linfócitos B e macrófagos (APCs), Células B são ativadas por células T.

Detecção e combate da imunidade adapatativa:

Detecção: Os linfócitos B reconhecem o antígeno que está fora das células do organismo, como por exemplo, bactérias. As células T conseguem detectar antígenos dentro das células, como vírus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (324.2 Kb)   docx (158.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com