TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Imunologia

Por:   •  10/8/2022  •  Resenha  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As doenças neoplásicas adquiriram nas últimas décadas uma dimensão considerável, tornando-se um problema de saúde pública mundial, tanto pela extensão e custo social da doença quanto pelo custo financeiro necessário ao diagnóstico e ao tratamento adequado .

A neoplasia é uma doença genética, causada por uma série de mutações somáticas no DNA que levam à proliferação celular irrestrita. A maioria destas alterações envolve modificações na sequência do DNA. Podem originar-se erros aleatórios de replicação, exposição à carcinógenos ou defeitos nos processos de reparo de DNA.

Em quase todos os casos a quimioterapia é empregada com o objetivo de maximizar as possibilidades de cura. Alguns medicamentos, no entanto, não atuam exclusivamente sobre as células cancerígenas, afetando outras células normais que estão se proliferando. Isso significa que ao mesmo tempo em que vêm possibilitar a cura, por outro lado essas drogas se tornam tão ou até mais assustadoras para o paciente porque produzem efeitos colaterais desagradáveis.

Outros métodos de tratamento têm sido utilizados, como os microorganismos, que têm sido empregados como agentes terapêuticos desde o final do século. Isso se deve por diversas vantagens em comparação com outras proteínas terapêuticas.

*********************************************************

  • CRESCIMENTO             PURIFICAÇÃO              ARMAZENAMENTO

****************

A terapia bacteriana definitiva será constituída por uma coleção de linhagens construídas para propósitos específicos, ao invés de uma única e perfeita linhagem. Por exemplo, o tratamento ideal poderia usar linhagens cooperativamente e em combinação com a quimioterapia molecular.

*********************

*ANIMAÇÂO*

Diagnóstico

Sensibilizar o sistema imune

Tratamento de tumores primários inoperáveis

Agente citotóxico controlado (poderia ser utilizada para tratar metástases e tumores difusos.)

********************

Objetivos

********************

METODOLOGIAS

********************

EMBASAMENTO TEÓRICO

********************

NEOPLASIA

O câncer é um processo que ocorre em múltiplas etapas, e se desenvolve a partir de células que sofreram processos de mutações ou alterações genéticas, até que as etapas se acumulem, a célula de origem tem de persistir por períodos prolongados e também precisa ser capaz de gerar grande número de células-filha.

O câncer possui etiologias variadas que, de modo geral, podem ser externas ou internas ao organismo. As causas externas relacionam-se a fatores ambientais, químicos, físicos e biológicos e estilo de vida, enquanto as causas internas estão interligadas a predisposição hereditária individual.

*******************

  • BENIGNAS OU MALIGNAS

As neoplasias podem ser benignas ou malignas. As neoplasias benignas ou tumores benignos, são caracterizados pelo seu crescimento organizado, frequentemente lento e expansivo, e manifestam limites bem nítidos. Ainda que não invadam os tecidos vizinhos, podem vir a comprimir os órgãos e tecidos adjacentes.

As neoplasias ou tumores malignos, são caracterizados por manifestarem um maior grau de autonomia, e podem realizar a invasão de tecidos vizinhos e provocar metástases, podendo ser resistentes ao tratamento, vindo ocasionar a morte do hospedeiro. Deste modo, o câncer, propriamente dito, trata-se de uma neoplasia maligna

++++++++++++++++

IMAGEM 1

************************

IMAGEM 2

**************************

SISTEMA IMUNE

A resposta imunitária refere-se à forma como o sistema imunitário permite discriminar "o mesmo" do "não-próprio". Imunologia é o estudo do sistema imunológico, ou seja, o conjunto de órgãos, tecidos e células que visam diferenciar o mesmo do outro. Além disso, a capacidade de manter a tolerância ou a falta de resposta aos antígenos, para desencadear uma resposta eficaz a um antígeno, dependendo da sua natureza. Existem dois tipos de resposta, dependendo do tipo de sistema imunitário: inata  e adaptativa.

+++++++++++++++++

Explicar a Inata e Adaptativa:

A imunidade inata é a primeira linha de defesa contra antígeno. Caracteriza-se por agir cedo e reage a padrões moleculares associados a patógenos, mas não gera memória.

 Em contraste, a já a imunidade adaptativa compreende a linha de defesa específica que é adquirida e integra respostas mediadas por linfócitos, tanto celulares (linfócitos T) como humorais (linfócitos B), que, ao interagir com um antígeno, diferenciam a células plasmáticas produtoras de imunoglobulinas, e, de acordo com o antígeno, determina-se o tipo de imunoglobulina secretada, acionando-se assim a resposta imune adquirida mais específica, especializada resposta a antigênios diferentes e gera memória imune.

 ****************

IMAGEM ( ADAPTATIVA , INATA)

***************

IMAGEM (DETALHADA)

***************

O sistema imune não somente protege o organismo contra a formação de tumores, mas também modula a imunogenicidade dos tumores, podendo assim combater ou  favorecer  o  crescimento  tumoral

ANIMAÇÃO

  • Esse  processo  foi  denominado  de  imunoedição  e  envolve  três  fases:  eliminação,  equilíbrio  e  escape.

Ocasionalmente, pode ocorrer um desequilíbrio no sistema imunitário que previne o seu funcionamento adequado. Em resposta a isso, geraram-se terapias dirigidas ao sistema imunológico, a imunoterapia. Estes "modulam" o sistema imunitário (empoderam, reconstituem ou suprimem uma função) quando sofre de um desequilíbrio na função (REYES et al, 2020).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com