TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre a Cerveja

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Bromatologia

Acadêmico: Hueldem Ronam Cristo Teixeira – Farmácia 2014

Diversos documentos antigos relatam histórias e lendas ligadas a cerveja, tem se relatos de 2800 a.C. os Babilônios já possuíam vários tipos de cervejas. Existem muitos métodos para a produção de cerveja, nenhum método não é necessariamente melhor que outro.

Na elaboração da cerveja, destacam-se quatro tipos de componentes: A água, a matéria prima mais importante para a fabricação da cerveja, constitui aproximadamente 95% da mesma, a água tem ser potável, uma das maiores cervejeiras do mundo, tem em sua fábrica estações de tratamento de água, onde a mesma passa por três estágios de purificação, terminando na osmose reversa, a agua passa a ser pura e faz-se a mistura com a cevagem maltada. Outro componente é a cevada, que é um gramíneo utilizado na produção da cerveja, por conter uma grande quantidade de amido, amido esse mais tarde, convertido em açúcar. O lúpulo, é responsável pelo aroma acre, age como conservante, e também faz a cerveja ficar com o sabor amargo, característico da mesma, antigamente era usado como planta medicinal. Por fim a levedura, que são fungos, onde se alimentam do açúcar, para em seguida transformar em álcool.

        Alguns processos são de fundamental importância na produção da cerveja, como a moagem, que é responsável por moer os grãos, com a finalidade de “liberar” os amidos. A preparação do porê, onde o grão é misturado com água em altas temperaturas, para se extrair o açúcar do grão, diferentes temperaturas no grão ativam enzimas que são capazes de converter o amido, em açúcar. A purificação, o mosto, a levedura que é o fungo se alimenta do açúcar que foi convertido do amido, e forma-se o álcool. A fermentação a levedura se multiplicando convertendo o açúcar em álcool e dióxido de carbono e compostos de sabor. Logo após a fermentação é preciso fazer uma filtragem, onde a cerveja passa por uma filtragem com leitos de pó de alga, onde a bebida passa ter um aparência cristalina.

Há inúmeros processos de fazer cerveja, como com fermentação natural, carbonatação natural, adição de outros "temperos" além do lúpulo, etc. A produção da cerveja, envolve muita ciência, pois sempre existe um ponto a melhorar na mesma, assim fazendo com que as empresas cervejeiras investam na ciência da cerveja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com