TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULO DO EXPERIMENTO: MEIOS DE CULTURA E TÉCNICAS DE SEMEADURA

Por:   •  23/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

      FSP FACULDADE SÃO PAULO

              CURSO DE BIOMEDICINA 3º PERÍODO

TALITA LOREN ELER ROSA DA SILVA

TITULO DO EXPERIMENTO:

MEIOS DE CULTURA E TÉCNICAS DE SEMEADURA.

                                               

ROLIM DE MOURA/RO

13 DE ABRIL DE 2017

TURMA B

AULA PRÁTICA

DISCIPLINA MICROBIOLOGIA

TITULO DO EXPERIMENTO:

MEIOS DE CULTURA E TÉCNICAS DE SEMEADURA.

          Relatório apresentado a Faculdade São Paulo

                                                                         FSP, ao curso de biomedicina 3º período,

com objetivo de  Obtenção de nota para A4,

na disciplina de Microbiologia, do professor

                                                                   Me. Jorge Pedro Rodrigues Soares.

ROLIM DE MOURA/RO

13 DE ABRIL DE 2017

INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se à aula prática realizada no laboratório de microbiologia da (FSP) Faculdade São Paulo de Rolim de Moura-RO, pelo 3º período de Biomedicina no dia 11 de Março de 2017 ás 08h00min da manhã, esta sendo ministrada pelo professor Me. Jorge Pedro Rodrigues Soares, na elaboração de meios de cultura e técnicas utilizados para o processo de semeadura, a partir de materiais fornecidos pelo laboratório.

Os Micro-organismos são seres que não podem ser visualizados sem o auxílio de um microscópio. Estes seres minúsculos (bactérias, fungos e parasitas), podem ser encontrados tanto no ar, no solo, e, preferencialmente no ser humano.

Neste relatório será abordado sobre a realização dos meios de cultura no âmbito laboratorial, que são considerados meios de preparação química de nutrientes essenciais para o proliferamento de microrganismos, ou seja, crescimento in vitro, através dele poderá identificar analisar e pesquisar o resultado da multiplicação celular de diversos micro-organismos.

 Será relatado como foi realizada as técnicas de semeadura, que é um método utilizado na realização de transferência de bactérias para outro meio de cultura, sem prejuízo para análise, quando realizado é de suma importância possuir conhecimento das técnicas assépticas para a não contaminação desses materiais ou culturas.

 

OBJETIVOS

 Entender qual a finalidade das principais técnicas de semeadura de bactérias em diferentes meios (líquidos, semi-sólidos e sólidos), tanto nos tubos de ensaio, quanto nas placas de Petri;

 Poder caracterizar os variados tipos de meios de cultura e quais as finalidades que cada um deles possuem;

  Saber fazer a esterilização (flambagem) de alças e agulhas bacteriológicas;

  Aprender a realizar a flambagem da boca de tubos e frascos estéreis

  Executar semeadura em meio líquido;

  Executar a semeadura em meio sólido pela técnica do esgotamento;

  Fazer a identificação e executar as técnicas de assepsia em um laboratório.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS:

Para a atividade prática foram utilizados:

 Placa de Petri com Agar

 Tubo com Agar inclinado

  Placa de Petri estéril

 Tubo com Agar semi-sólido

 Tubo com Agar em camada alta

 Cultura bacteriana em caldo e em Agar

 Amostra de água em tubo (para a técnica do pour plate)

 Pipetas estéreis

 Alça e agulha bacteriológicas

 Barbante, Algodão, gaze, papel alumínio e Fita parafilm.

MÉTODOS

Primeiramente foi realizada a pesagem na balança digital analítica do meio de cultura Agar Brain Heart Infusion (BHI), este é indicado para o cultivo de qualquer micro-organismo em ágar (caldo sólido).  O valor utilizado na pesagem foi de 3,6 g, isso varia de acordo com a especificação do fabricante.   Em seguida foi realizada a dissolução do Agar em 100 ml de água destilada no copo de Becker e feita a transferência para o balão volumétrico e realizado o aquecimento diretamente na chama do Bico de Bunsen, sempre mexendo para que permaneça com um aspecto homogéneo e não venham formar grânulos.

Após o aquecimento foram feitas rolhas com gazes e algodão e envolvidos na boca do balão volumétrico com a vedação de fita parafilm na gaze, e em seguida envolvido papel alumínio e amarrado o barbante para completa proteção. Para produção de meio de cultura liquido foram realizados os mesmos procedimentos que do meio de cultura sólido, exceto a técnica de aquecimento no bico de Bunsen. Em seguida foi encaminhado para procedimento de autoclave, que é método feito através do vapor de água sob pressão para esterilização de diversos materiais e utensílios.

Para o processo de autoclave é necessário alguns cuidados: portanto primeiramente foi verificado o nível de água, que deve estar abaixo do cesto, após a verificação foram colocados os materiais para autoclavar, foi fechado o aparelho de autoclave e ligado a chave no máximo, depois aguardou sair jato de vapor e a válvula foi fechada. Após fechamento da válvula pode se observar o aumento da pressão, assim que o ponteiro marcou 121° graus foram marcados 15 minutos e foi realizada a diminuição na voltagem do aparelho de autoclave na temperatura media e aguardou-se 15 minutos para realizar a abertura da autoclave, ou seja, chegar a temperatura ambiente para o manuseio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com