TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOXICOLOGIA ANALÍTICA E TOXICOLOGIA FORENSE

Por:   •  11/10/2015  •  Seminário  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

1- TOXICOLOGIA ANALÍTICA

A toxicologia analítica obteve uma conotação de ciência forense, mas, seu uso abrange outras áreas como o da toxicologia ocupacional, que verifica o nível de segurança do trabalhador quando exposto a um resíduo, para tanto vem se desenvolvendo e aprimorando a fim de garantir segurança a todos

A toxicologia analítica tem como objetivo o estudo da interação de toxicantes com o individuo, para tanto é de suma importância os conhecimentos na toxicologia clínica para a conclusão das análises.

A interação dará respostas que proporcionará a direção para que seja avaliado o teste e local para coleta de amostras, se não fosse dessa forma as análises seriam inviáveis pelo alto custo.

Figura 1- interação agente tóxico e organismo resultando em um efeito nocivo.

2- FASES DA INTOXICAÇÃO

Na exposição é importante a análise da via de administração, assim como as características químicas da substância com a qual o individuo entrou em contato para que se obtenha informações como: lipossolubilidade, propriedades ácidas ou básicas, etc. Ocorre aqui a análise do toxicante.

Logo após o foco será a toxicidade do agente, faz-se aqui a análise da toxicocinética, ou seja, se avalia o caminho do agente no organismo desde a absorção passando pela distribuição, metabolização e excreção, aqui as atenções estão voltadas para a interação agente e receptor a toxicodinâmica, o que dará informações sobre a natureza da ação do toxicante.

Ao final desses passos obtêm-se informações valiosas, voltando a toxicodinâmica têm-se novas respostas quanto os efeitos causados pela interação do agente tóxico com receptores, resultando nos efeitos que darão informações para o direcionamento aos determinados métodos de análise.

Figura 2- fases da intoxicação

3- TOXICIDADE X RISCO

Entende-se por toxicidade a capacidade que uma substância tem de causar o efeito nocivo, o risco é a possibilidade de exposição somada a capacidade de a substância causar intoxicação (toxicidade), é possível uma substância ter alta toxicidade, no entanto ter baixo risco e vice-versa.

4- CONDIÇÃO PARA EXPOSIÇÃO

Os riscos de exposição são dependentes da dose, freqüência e algumas vias de administração (intravenosa e oral oferecem maior risco, o quer não isenta as outras de provocarem intoxicação), não se deve esquecer também do próprio agente e suas características (propriedades físico-químicas, pH).

O uso de técnicas modernas se faz necessário, visto que uma das dificuldades na análise toxicológica é a quantidade tanto da mostra quanto da concentração do agente tóxico nesta que são muito pequenas. Uma das técnicas mais usadas é a cromatografia em camada delgada, é barata, simples e eficiente ma identificação, outra técnica usada é a espectrofotometria sendo também muito eficaz na identificação dos agentes.

5- ERROS

Diversos erros podem interferir nos resultados dos testes, dentre pode-se citar os erros metodológicos como deterioração ou contaminação da amostra, erros sistemáticos ou aleatórios na execução do procedimento.

6- SUBSTRATOS PARA IDENTIFICAÇÃO

Os toxicantes são identificados a partir de várias fontes como fluidos, ar. Alimentos. Água, solo, etc. para garantia da análise os métodos devem ser sensíveis ou seletivos. Os testes com alta seletividade são os que reagem na presença do tóxico, devido sua sensibilidade ele pode identificar outros reagentes, o que é chamado de reação cruzada. A seletividade é feita depois dos testes de sensibilidade e identificam especificamente a substância pelo teste mais sensível.

7- TOXICOLOGIA FORENSE

A toxicologia forense é a ciência que busca mostrar a verdade de um fato diante da lei, mas também identifica e quantifica os efeitos nocivos associados ao agente tóxico, sendo apoiada pela toxicologia analítica.

Em 1958, Gisbert Calabuig a definiu como um conjunto de conhecimentos aplicáveis na resolução dos problemas toxicológicos que levantam em sede do Direito; já Paul Matte, 1970 disse que é um estudo e aplicação da toxicologia ao direito para encontrar a verdade em causas civis, criminais e sociais com o objetivo de que não causem injustiças a nenhum membro da sociedade.

A toxicologia forense estuda os aspectos médicos legais para esclarecer a causa marte em casos de intoxicação, esclarecendo perante a lei a causa dessa intoxicação. Teve inicio com o homem primitivo e seu contato coma natureza para sobreviver, do contato com plantas e animais surgiu a identificação de substâncias eram benéficas ou não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com