TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TOXICOLOGIA FORENSE: MÉTODOS ANALÍTICOS NA DETECÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Por:   •  3/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.369 Palavras (10 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

FACULDADE GUANAMBI

CURSO DE FARMÁCIA

JESSICA PRISCILLA BATISTA SANTOS

TOXICOLOGIA FORENSE: MÉTODOS ANALÍTICOS NA DETECÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Guanambi- BA

2017

[pic 3][pic 4]

JESSICA PRISCILLA BATISTA SANTOS

TOXICOLOGIA FORENSE: MÉTODOS ANALÍTICOS NA DETECÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

Trabalho apresentado ao curso de Farmácia da Faculdade Guanambi como requisito de avaliação da disciplina de Toxicologia.

Docente: Gustavo Viana

Guanambi – BA

2017[pic 5][pic 6]

SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO        03

2 PROBLEMA        04

3 HIPÓTESE        04

4 JUSTIFICATIVA        04

5 OBJETIVOS        04

5.1 OBJETIVO GERAL        04

5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        04

6 REFERENCIAL TEÓRICO        05

6.1 TOXICOLOGIA FORENSE        05

6.2 ANÁLISE TOXICOLÓGICA        05

6.3 MÉTODOS ANALÍTICOS        06

6.4IML        07

7METODOLOGIA        07

7.1TIPO DE PESQUISA        07

7.2LOCAL E PERÍODO DE COLETA DE DADOS        07

7.3POPULAÇÃO E AMOSTRA        08

7.4INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS        08

7.5DESCRIÇÃO DE ANÁLISE DE DADOS        08

7.6CRITÉRIOS DE INCLUSÃO        08

8 RESULTADOS ESPERADOS        08

9 CRONOGRAMA        09

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

A ciência forense é descrita como atividade primordial no suporte de investigações no que se referem a crimes, podendo ou não excluir algum suspeito envolvido ou não em determinado crime. Por outro lado, a ciência forense também é capaz de apontar o envolvimento de um suspeito, que possa apresentar perigo a sociedade (SEBASTIANY et al, 2011).

A química forense caracteriza-se como aplicação de conhecimentos químicos em auxilio à justiça para resolução de assuntos de natureza criminosa. “Essa ciência pode atuar em diversas áreas como: perícias policiais, ambientais, trabalhistas, industriais, doping esportivo”, entre outras (MOTTA; DI VITTA, 2014).

Para conseguir desenvolver seu serviço com eficiência, o químico forense não se limita mais a ficar na bancada de um laboratório, uma vez que em grande parte do tempo seus trabalhos devem ser realizados em locais externos (FERREIRA, 2016).

A perícia é vista como um dos melhores componentesque auxiliam positivamentena elucidação de casos que contradizem a lei, como por exemplo o abuso de drogas como um dos principais assuntos dessa área, no qual essas substâncias são capazes de causar dependência, e assim destruir famílias, por se tratar da porta de entrada para o mundo do crime (PRADO, 2015).

As drogas ilícitas se tornaram foco de intensa preocupação das autoridades, sejam elas da saúde ou segurança pública. Essa preocupação se dá devido aos indícios de uso por meio da população e consequentemente pela comercialização por meio do tráfico entre as comunidades (REIS et al., 2014).

Os efeitos negativos devido ao uso das drogas de abuso ameaçam os valores éticos, políticos, humanos e econômicos, de forma que aumentam os gastos com tratamento médico em determinados casos, assim como aumento de índices de acidentes, violência e mortes devido à toxicidade causadas pelo excesso das drogas (ANDRADE et al., 2012).

Sendo assim, a química forense “é o ramo das ciências forenses voltados para a produção de provas materiais para a justiça, através da análise de substâncias diversas em matrizes, tais como drogas lícitas e ilícitas, venenos, [...]”, entre outras (ROMAO et al., 2011).

Diante disso, a toxicologia forense apresenta papel importante por meio de uso de exames laboratoriais a fim de levantar provas a respeito de intoxicação de drogas de abuso em casos mais graves em que levam a óbito.

2 PROBLEMA

De que forma a química forense pode contribuir para solução de determinadas incógnitas?

3 HIPÓTESE

A toxicologia forense é responsável pela investigação e elucidação de casos com elevado grau de dificuldade, devido à utilização de métodos analíticos específicos.

4 JUSTIFICATIVA

A toxicologia forense, assim como suas técnicas sempre eram tratadas como mistério para grande parte dos indivíduos, até sua possível divulgação por meio de filmes, seriados e informações contidas na internet, de modo que esse tipo de atividade sempre foi extremamente restrito aos profissionais forenses, assim como o ambiente de investigação, sendo pouco divulgado a respeito das técnicas utilizadas. Desse modo, se faz necessário o levantamento de dados, a fim de se investigar e analisar as principais técnicas químicas utilizadas na detecção do uso de drogas de abuso no Instituto Médico Legal do município de Guanambi-Ba.

5 OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL

Identificar os principais métodos utilizados na química forense no Instituto Médico Legal do município de Guanambi-Ba.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever quais os métodos analíticos cromatográficos utilizados.

Identificar quais técnicas de análise toxicológica é utilizado nesse local.

Identificar em qual área de atuação possui maior prevalência.

6 REFERENCIAL TEÓRICO

6.1TOXICOLOGIA FORENSE

De acordo Sousa (2012) “a análise química, para a verificação do uso de drogas de abuso, vem sendo utilizada por diversos segmentos da sociedade e aplicada para verificar o uso de drogas no ambiente de trabalho, esporte, auxílio e acompanhamento de recuperação de usuários em clínicas de tratamento e com finalidade forense”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (161.4 Kb)   docx (113.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com