TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento homeopatico asma

Por:   •  25/5/2015  •  Abstract  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

A asma é uma importante causa de morbimortalidade em todas as idades, sendo responsável por grande parte da demanda aos serviços de saúde, sobretudo no período compreendido entre os meses de maio a setembro/outubro, ocupando a atenção do profissional de saúde, tanto em nível hospitalar quanto ambulatorial.

O diagnóstico funcional da asma pode ser obtido pela espirometria e pelo pico de fluxo expiratório (PFE), sendo este importante tanto no diagnóstico quanto no controle da asma. Na espirometria, os achados de obstrução das vias aéreas caracterizada por VEF1 inferior a 80% do previsto, relação VEF1/CVF inferior a 75% em adultos e a 86% em crianças ; aumento do VEF1 de 7% em relação ao previsto após o uso do broncodilatador e aumentos espontâneos de VEF1 em 20% no decorrer do tempo ou após o uso de corticóide em doses adequadas, serão indicativos de que o paciente tem asma. Já no PFE o diagnóstico se baseia nos achados de aumento de pelo menos 15% do PFE após uso de broncodilatador inalatório ou corticóide oral e na variação diurna no PFE superior a 20%, com as medidas feitas ao longo de um período de 2 a 3 semanas.

A resposta imunológica é uma sequência complexa e extremamente regulada de eventos envolvendo vários tipos de células e substâncias solúveis, é deflagrada quando o antígeno penetra no organismo e é captado pelas células apresentadoras de antígenos (APC), sendo então reconhecidos pelas células T. as células T só reconhecem antígenos que estejam ligadas a proteínas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC). As MHC classe I é expressa em quase todas os tipos de células somáticas e os MHC classe II são expressos por macrófagos e alguns outros tipos celulares. Os macrófagos desempenham um papel crucial na iniciação e coordenação de quase todo tipo de resposta imunológica adquirida, além de ser o principal componente da imunidade inata.

Como vimos, a resposta imunológica está intrinsecamente relacionada à patogênese da asma e essa elucidação é importante para que se busque, através de pesquisas, imunoterápicos que irão atuar na base da doença, sendo mais eficazes e propiciando a cura ou alívio dos sintomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com