TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HOMEOPATIA NO TRATAMENTO DA ASMA

Por:   •  10/4/2019  •  Artigo  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 8

DORALICE OLIVEIRA DOS SANTOS

LARA GABRIELA URBANO GIMENES

SARA SOUTO PIMENTA

HOMEOPATIA NO TRATAMENTO DA ASMA

Artigo apresentado à Universidade de Franca, como requisito parcial da disciplina de Homeopatia

Orientadora: Profa. Ma. Renata Faleiros de Freitas

FRANCA

2018

 HOMEOPATIA NO TRATAMENTO DA ASMA

HOMEOPATHY TREATMENT FOR ASTHMA

Doralice Oliveira dos Santos, Lara Gabriela Urbano Gimenes, Sara Souto Pimenta

Graduandas do curso de Farmácia da Universidade de Franca

Autor correspondente: Sara Souto Pimenta        

Endereço: R. Venezuela, 127 Passos/MG

Telefone de contato: (35) 3526-3456

Email: sara.souto.p@hotmail.com

Resumo:

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas mais comum, mas não restrita a, crianças, onde há uma hiperresponsividade do aparelho respiratório. Neste trabalho foi feito um relato de caso clínico da patologia. Este foi tratado com medicamentos homeopáticos definidos através de uma revisão de literatura a respeito da asma e seus conhecidos tratamentos homeopáticos. As medicações escolhidas foram Kali iodatum e Pulmo histaminum. O estudo buscou evidenciar a eficácias destes medicamentos no tratamento da doença.

Palavras-chave: asma, homeopatia, tratamento, kali iodatum, pulmo histaminum

Abstract:

Asthma is a chronic inflammatory disease of the airways most common, but not restricted to, children, where there is hyperresponsiveness of the respiratory tract. In this work, was made a clinical case report of the pathology. It was treated with homeopathic medicines chosen from literature review about asthma and its known homeopathic treatments. The chosen medicines were Kali iodatum and Pulmo histaminum. The study sought to highlight the effectiveness of these medicines in the treatment of the disease.

Keywords:  homeopathy, asthma, treatment, kali iodatum, pulmo histaminum

Introdução

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, decorrente da hiperresponsividade do aparelho respiratório, levando a episódios recorrentes de sibilos, dispneia, opressão torácica e tosse. Os sinais e sintomas da asma são consequências da obstrução do fluxo aéreo intrapulmonar. O quadro pode ser revertido espontaneamente ou sob tratamento medicamentoso.1

O tratamento homeopático da asma pode ser realizado com diversos medicamentos que devem ser escolhidos de acordo com os sintomas do paciente. Neste trabalho foram utilizados o Pulmo Histaminum e o Kali Iodatum.

Pulmo Histaminum é utilizado no tratamento de diversas doenças alérgicas, seja qual for a natureza ou a origem, desde alergias respiratórias, cutâneas e até conjuntivites alérgicas.2 Kali Iodatum é utilizado contra patologias que causem coriza profusa e aquosa, corrosiva, sobretudo quando acompanhada de dores na raiz do nariz e constipação que tende a descer para o peito.3

O objetivo desse trabalho foi verificar a eficácia do Pulmo Histaminum e Kali Iodatum nas potências 6CH e 200CH, respectivamente, no tratamento de asma de paciente do sexo feminino, 27 anos. A paciente tem os sintomas agravados durante esforço físico intenso, em lugares úmidos e fechados e durante o inverno que produzem irritação na mucosa nasal, coriza intensa, espirros e dificuldade respiratória.

Material e Métodos

Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura em artigos científicos sobre a patologia em estudo e trabalhos que comprovam a eficácia de tratamentos homeopáticos para asma na base eletrônica como Google Acadêmico. Livros e outras páginas da web também foram consultados. As palavras chave para pesquisa foram asma, tratamento, homeopatia. Após a coleta do material bibliográfico testou-se os medicamentos homeopáticos definidos na literatura em paciente voluntária.

O método para preparação dos medicamentos homeopáticos usados para realização da pesquisa na paciente voluntária foi o seguinte: foi utilizada a matriz homeopática preparada no álcool 70%; em um recipiente foram colocados 20 ml de álcool 30% e então pingadas 6 gotas da matriz homeopática já definida; foi feita a dinamização 100 vezes e o medicamento foi dispensado para a paciente num recipiente de vidro âmbar de 20 ml. Esses procedimentos foram realizado igualmente para os dois medicamentos (Kali iodatum e Pulmo histaminum) em recipientes separados.

Revisão de Literatura

A asma é uma doença crônica e tem caráter inflamatório, mais comum na infância, onde ocorre recorrente obstrução das vias aéreas. Isso ocorre devido à reação exagerada do sistema imunológico, frente a um alergênio. Essa exposição proporciona um aumento exacerbado da liberação de células inflamatórias, que estimulam mastócitos e basófilos a promoverem degranulação, dando origem a todas as reações celulares, levando aos sintomas característicos desta doença crônica, envolvendo dentre eles, episódios de sibilância, dispneia, sensação de aperto no peito e tosse, sendo mais frequentes e pronunciados durante a noite.4

Muitos aspectos estão correlacionados ao aparecimento e ao agravamento da asma, doença que, em sua maioria, atinge crianças menores de 10 anos de idade. São citadas, imaturidade do sistema imunológico na infância, infecções das vias respiratórias (broncoespasmo e bronquiolite); sazonalidade (primordial nas alterações climáticas); exposição à alergênios que podem apresentar caráter agudo ou permanente, como por exemplo, a exposição passiva à fumaça de cigarro, pó doméstico, ácaros, pelo de animais domésticos, perfume, pólen, mofo, dentre outros que estão em contato direto e diário com a pessoa asmática.4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com