TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNOPAR - TRBALHO

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Universidade Norte do Paraná

        

FARMÁCIA 6º SEMESTRE

JOÃO ALEX MARTIN

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

[pic 3]

ARAPONGAS

 2014


JOÃO ALEX MARTIN

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Farmácia da UNOPAR. O Estágio foi realizado na instituição “UNIMAIS” e teve a duração de 60 Horas. Sob a orientação da professora: Maria Lenise Lopes.

ARAPONGAS

 2014


RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Dados do Estagiário

Nome: João Alex Martin
Registro Acadêmico: 07461001914
Curso e Período: Farmácia 6° Semestre

Dados do Local de Estágio

Local: Farmácia Unimais - Arapongas

Período de Estágio de acordo com o cronograma

Início: 15/09/2014        Término: 27/09/2014
Jornadas: 05 horas diárias.
Horário realizado: 08:00 horas às 13:00 horas.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

1.1        Objetivos        

2        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        


  1. INTRODUÇÃO

A RDC 44/2009 resgata a responsabilidade do profissional farmacêutico no cuidado da saúde, agindo na prevenção e proteção da mesma. Regula a responsabilidade técnica das farmácias com obrigatoriedade da permanência no estabelecimento durante todo o horário de funcionamento do mesmo, além de reafirmar a dispensação de medicamentos como ato exclusivo do profissional farmacêutico. A mesma portaria também regulamenta a prestação de serviços farmacêuticos na farmácia ampliando os horizontes da profissão e possibilitando uma atuação direta na promoção do uso racional dos medicamentos, diante do acompanhamento farmacêutico da farmacoterapia, onde o farmacêutico é papel importantíssimo na eliminação dos problemas relacionados ao medicamento, otimizando cada vez mais o tratamento e a eficiência da farmacoterapia.

O farmacêutico deixa de ser um mero dispensador técnico de medicamentos e passa a ter uma atitude muito mais proativa. Pois neste novo contexto, além das atividades consideradas “gerenciais” inerentes as ações da Assistência Farmacêutica, como selecionar os medicamentos mais seguros, eficazes e custo-efetivos, programar adequadamente as aquisições, adquirir a quantidade certa e no momento oportuno, armazenar, distribuir e transportar adequadamente o produto farmacêutico, gerenciar os estoques e disponibilizar protocolos e diretrizes de tratamento, além de formulário terapêutico, o profissional farmacêutico será o elo fundamental entre o paciente e o medicamento responsabilizando-se pelo cuidado ao paciente no que concerne à orientação, adesão medicamentosa e monitoramento de reações adversas relacionadas aos fármacos. Para isso faz-se necessário implantar um serviço de contínuo acompanhamento farmacêutico ao paciente.

Sendo um setor da saúde que necessita de elevados valores orçamentário e o farmacêutico e sua equipe de saúde devem estar habilitados a assumir atividades clínico-assistenciais, através de participação efetiva na equipe, contribuindo para a racionalização administrativa com consequente redução de custos. Tendo como principal função garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente, por meio do uso seguro e racional de medicamentos, adequando sua aplicação à saúde individual e coletiva.

  1. Objetivos

Os principais objetivos realizados no estágio foram dentre eles desenvolver competência para o exercício da prática profissional. Como identificar a distribuição de seus diversos setores, com foco na setorialização das atividades técnicas e adequação

À legislação sanitária.

Observar as ações administrativas relacionadas com a compra de produtos farmacêuticos e correlatos, o armazenamento, conservação e o controle dos estoques, especialmente dos medicamentos sujeito a controle especial.

Acompanhar os processos de dispensação dos medicamentos, realizados pelos diversos profissionais dentro do estabelecimento, bem como outros procedimentos técnicos, como aplicação de injetáveis.


  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A Farmácia Unimais, está localizada na Av. Arapongas na cidade de Arapongas – Paraná.

A farmácia possui todos os documentos necessários, assim estando em conformidade com a lei vigente, dentre os documentos alguns podem ser citados como, Autorização de Funcionamento para medicamento comum, especial e correlatos expedida pela ANVISA, Alvará Sanitário emitido pela Vigilância Sanitária Municipal, Funcionamento emitido pela Prefeitura e Certidão de Regularidade Técnica - CRF.

O estabelecimento possui um outro ambiente para atividades administrativas, recebimento e armazenagem dos produtos, ambiente conforme lei vigente para dispensação de medicamentos, e um local onde é colocado os medicamentos controlados, ao qual possui uma chave que é de posse do farmacêutico, sala de injetáveis e um local para armazenagem de materiais de limpeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com