TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Relatório Parasitologia

Por:   •  4/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Relatório de Aula Prática

(Parasitologia Clínica)

Assis - SP

2015

TIAGO DA SILVA

C36867-9

Relatório de Aula Prática

(Técnicas parasitológicas)

Relatório referente à aula prática da disciplina de Parasitologia Clínica como parte de avaliação da disciplina. Orientada pela professora Dr.ª Karin Maria Ludwig.

Assis – SP

2015


SUMÁRIO

  1. Introdução____________________________________________2
  2. Objetivos_____________________________________________3
  3. Metodologia___________________________________________3
  4. Resultados e Discussão___________________________________4
  5. Conclusão______________________________________________9
  6. Referências______________________________________________10

Assis - SP

2015

  1. Introdução

O exame parasitológico de fezes (EPF) tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa das diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes.

As amostras fecais devem ser examinadas para a pesquisa de proglotes e de vermes adultos, bem como para determinar à consistência a presença de sangue, de muco e restos alimentares.

A consistências das fezes está diretamente ligada à quantidade de água que contém, e são classificadas em: fezes formadas, semiformadas, pastosas, diarreicas ou líquidas. Na conduta metodológica é importante a determinação da consistência do material fecal, principalmente em relação aos estágios de diagnósticos dos protozoários.

Os trofozoítos são usualmente diagnosticados nas fezes diarreicas ou liquidas, nas muco sanguinolentas e nas pastosas, enquanto que os cistos são encontrados mais comumente nas fezes de qualquer consistência. Os ovos e as larvas de helmintos, geralmente podem ser diagnosticados em todos os tipos de amostras fecais, entretanto, nas fezes líquidas se encontram em pequeno número.

É importante saber que a depender do tipo de fezes podem ser encontrados parasitos; além da idade do paciente, porque quando se trata de uma criança é muito comum o aparecimento de Giárdia, Entamoeba e Ascaris lumbricoides; entre outras espécies.

Vale ressaltar a importância de se saber que a produção de cistos, ovos ou larvas não é uniforme ao longo do dia ou do ciclo do parasito. Por isso muitas vezes é necessário à coleta do material em dias consecutivo.

  1. Objetivos

O exame microscópico permite a visualização dos ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários. Poder quantitativo ou qualitativo. Os métodos quantitativos são aqueles nos quais se faz a contagem dos ovos nas fezes, permitindo, assim avaliar a intensidade do parasitismo.

  1. Materiais e métodos

As fezes podem ser coletadas a qualquer hora do dia e se não for possível o transporte imediato para o laboratório em até duas horas, pode ser armazenado dentro da geladeira domiciliar entre 5°C à 10°C, até o momento do transporte, devendo conter as informações para análises, como:

- Data; Nome do paciente; tipo da amostra e tipo de análise a ser realizada.

O tipo e a qualidade da amostra são fatores importantes para a identificação do agente etiológico, portanto para um resultado mais efetivo fazer o transporte o quanto antes e coletar até 3 amostras diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com