TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Apostila de Farmacológica

Por:   •  19/9/2018  •  Bibliografia  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que é o conhecimento transcendental, para Kant?

Partido do conceito de idealismo transcendental no qual Kant afirma que é todos os fenômenos ou doutrinas

"Chamo idealismo transcendental de todos os fenômenos a doutrina segundo a qual nós os consideramos sem exceção simples representações, não coisas em si"

Então conhecimento transcendental para Kant é todo o conhecimento que em geral não se ocupa tanto com os objetos, mas sim com o  nosso modo de conhecimento .

2 – O que são juízos analíticos, juízos sintéticos a posteriori e juízos sintéticos a priori?

“Em todos os juízos, nos quais se pensa a relação entre um sujeito e um predicado... esta relação é possível de dois modos. Ou o predicado B pertence a o sujeito A como algo que está contido (implicitamente) nesse conceito A, ou B está totalmente fora do conceito A, embora em ligação com ele”

Os juízos então para Kant são formas de conhecimento e há duas formas básicas de conhecimentos que foram levantadas. Juízos analíticos e juízos sintéticos.

Juizo analítico de acordo com Kant “  ...os juízos (os afirmativos) são analíticos, quando a ligação do  sujeito como predicado  é pensada  por identidade.”

O juízo analítico para Kant tem mais a ver com racionalismo é uma forma de conhecimento seguro, esta ligado ao pensamento lógico e a capacidade de deduções ligada por exemplo as matemáticas.Possibilita a dedução e o raciocínio ancorado em uma forma de conhecimento seguro  mas não possibilita o desenvolvimento de novos conhecimentos. De acordo com Kant não é uma forma confiável de desenvolver  conhecimento.

E o juízo sintético a posteriori para KANT “...aqueles, porém,  em que a ligação do  sujeito como predicado  é pensada sem identidade,deverão chamar-se  juízos  sintéticos.”

Os juízos de experiência,como tais,são todos sintéticos,pois seria  absurdo  fundar  sobre a experiência  um juízo analítico, uma vez que não preciso de sair do meu conceito para formular o juízo e, por conseguinte, não careço do testemunho da experiência.

Então de acordo com Kant juízo sintético tem mais a ver com empirismo esta relacionado com as sensações, percepções. Esse juízo é capaz de gerar novas formas de conhecimento, mas não seguros. Não é completamente confiável de acordo argüição de  Kant ao longo do texto para o desenvolvimento de ciência.

Juizo sintético  priori é a junção das duas formas de conhecimento  juízo sintético  juízo analítico. Esse fato favorece o desenvolvimento cinetifico baseado tanto na dedução quanto na esperiencia.

3 – Por que a física de Einstein é ciência, segundo Popper, e a psicanálise não o é?

Porque Einstein diferentemente de Freud ,pai da psicanálise,  não trabalha olhar para trás, e usando dados do passado para "predizer" o presente, Einstein trabalhava olhando para frente, e predizendo o futuro estado das coisas

Popper percebeu que na Teoria de Einstein se o futuro não correspondesse às suas predições a sua teoria seria conclusivamente refutada.
Freud entretanto poderia sempre  fazer diferentes leituras  do passado com intuito de manter algum tipo de confirmação para sua teoria.

Por isso a teoria de Einsten é considerada uma teoria cientifica e a teoria de Feud pseudociência..

4 – Como Darwin justifica o princípio da seleção natural?

Ele justifica alegando em seu trabalho que um dado organismo chega  ambiente com características físicas definidas. Se ele apresenta características favoráveis que o possibilite dar procedência a a vida e perpetuar a espécie nesse ambiente ele sobrevive e perpetua sua espécie. Ententranto se o organismo apresenta características desfavoráveis para seu habitat no ambiente em questão, de forma colocar em risco a vida daquele microorganismo no habitar, e será eliminado desse ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (125.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com