TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica em Farmácia

Por:   •  25/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  7.517 Visualizações

Página 1 de 4

Nossa visita técnica foi realizada na Farmácia-Escola da Faculdade Santo Agostinho, na qual fomos acompanhados por nossa Professora Railana Machado e pela Farmacêutica Jordanna di Paula, responsável técnica da Farmácia. A farmacêutica foi nos mostrando todos os espaços da Farmácia e dando informações sobre a rotina e os procedimentos ali realizados.

Para nós que estamos buscando nossa formação em técnico em farmácia é de suma importância ter acesso não só ao conhecimento teórico mais também ao real, ao prático de áreas como a da manipulação de medicamentos e cosméticos na qual poderemos atuar.

O técnico em farmácia dentro de uma Farmácia Magistral poderá desempenhar as seguintes atividades: realizar operações farmacotécnicas; auxiliar nos processos de manipulação das bases farmacêuticas (líquidos, sólidos e semissólidos); conferir fórmulas; efetuar manutenção de rotina em equipamentos e utensílios de laboratório; Controlar estoques; realizar testes de qualidade de matérias-primas, equipamentos e ambiente; documentar atividades e procedimentos da manipulação farmacêutica.

É importante ressaltar que todas as atividades desenvolvidas pelo técnico em farmácia devem ser supervisionadas pelo Farmacêutico, seguindo sempre as normas e instruções contidas no manual de Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos para Uso Humano em Farmácias, de acordo com a RDC 67/2007.

Nossa visita teve inicio às sete horas da manhã, começamos conhecendo a recepção (área destinada ao atendimento ao cliente, recebimento de pedidos e receitas, e a dispensação dos medicamentos) e algumas salas administrativas. A farmacêutica informou que as receitas são cadastradas no sistema com os dados, medicação, dosagem e a quantidade solicitada. Depois de impressos os pedidos são levados para um pequeno elevador que transporta até a Farmácia de Manipulação. E quando o medicamento está finalizado, este mesmo elevador traz a medicação para que seja dispensado ao paciente.

 Em seguida fomos para o térreo do prédio da Farmácia – Escola, para ter acesso ao laboratório. No térreo colocamos os EPI’s e iniciamos pela Sala de Paramentação que possui dois ambientes um masculino e um feminino, barreira sujo/limpo e lavatório.

 Logo após fomos para as seguintes salas: Almoxarifado de Embalagens (contendo embalagens farmacêuticas); Sala de lavagem 1(lavagem de materiais de uso interno, de embalagens e de utensílios utilizados na manipulação); Recebimento de material lavado; Sala de Amostragem/ Fracionamento onde ocorre os seguintes processos: Conferência dos certificados analíticos; coleta da amostra (matéria prima); identificação dos produtos amostrados; identificação das amostras; limpeza da sala. São verificados os caracteres organolépticos; solubilidade; pH; peso; volume; ponto de fusão; densidade; avaliação do laudo de análise do fabricante/fornecedor. Depois a matéria-prima ou material de embalagem é enviado para a área de Quarentena, onde ficará aguardando análise do Controle de Qualidade.

Dando sequencia fomos para o Almoxarifado de Matérias Primas (onde são separadas e transferidas as matérias primas para a Sala de Pesagem); Sala de Pesagem (específica para a pesagem das matérias primas, possui sistema de exaustão, que capta, transporta e filtra o ar, com 2 balanças de precisão), após a pesagem a embalagem é lacrada na seladora a fim de preservar a matéria prima e evitar contaminação; Laboratório de Sólidos (possui controle de temperatura, exaustores de ar em cada ponto de manipulação, uma geladeira, bancada de superfície lisa e impermeável, armários, um misturador de Pás para sólidos, encapsuladoras, embalagens, cápsulas, entre outros); Laboratório de semissólidos (com bancadas lisas, impermeáveis; exaustores de ar; vidrarias e outros equipamentos), depois da pesagem, as matérias primas são homogeneizadas por meio de aquecimento ou agitação mecânica. Podem ser adicionados excipientes; Sala de Líquidos (possui paredes revestidas com tintas laváveis, para facilitar a limpeza, contém água destilada que deve ser utilizada no prazo de 24 horas, após esse período deve ser descartada), sala utilizada para a fabricação de líquidos orais e suspensões; Laboratório de Controle de Qualidade é uma sala que realiza os seguintes ensaios, para que o Farmacêutico avalie os resultados, aprovando ou não a preparação para a dispensação. São verificados: Caracteres organolépticos; pH; peso médio; viscosidade; grau ou teor alcoólico; densidade; volume; teor do princípio ativo; dissolução; pureza microbiológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com