TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas

Relatório de pesquisa: Vitaminas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

VITAMINAS

As vitaminas são nutrientes importantes para o funcionamento do organismo, e protegem-no contra diversas doenças. A maior parte das vitaminas não é sintetizada pelo organismo humano, embora o seu metabolismo normal dependa da presença de 13 vitaminas diferentes. A deficiência de vitaminas contribui para o mau funcionamento do organismo e facilita o aparecimento de doenças – avitaminoses.

Vitaminas lipossolúveis:

São as vitaminas solúveis em lipídios e não solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas.

Vitamina A

Presentes em vegetais verdes e amarelos, alface, couve, espinafre, salsa, batata-doce, cenoura, gordura, leite, manteiga, queijo, ovo, fígado e outras vísceras, sardinha.

Importante para o crescimento e formação dos ossos, indispensável para a qualidade da visão, da pele e do cabelo.

Sintomas da falta desta vitamina: cegueira noturna, fotofobia, hemorragia ocular, cegueira, alteração do paladar e olfato, desidratação da pele, desidratação das mucosas.

Vitamina D

Presentes em óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos, ovos, a exposição do corpo aos raios do sol leva à síntese desta vitamina pelo organismo.

São essenciais para manter o equilíbrio mineral no organismo.

Sintomas da falta desta vitamina:

Gripe Fraqueza muscular Psoríase Doença renal crônica Diabetes Doença periodontal – Doenças cardiovasculares Esquizofrenia e depressão Câncer mama Asma

Vitamina E

É encontrada principalmente em alimentos vegetais que possuem grande quantidade de óleos, como o óleo de germe de trigo, óleo de girassol, castanhas, gergelim e abacate.

Atua como antioxidante, protegendo as membranas celulares das ações dos radicais livres.

A principal função da vitamina E é atuar como antioxidante, protegendo principalmente as membranas celulares contra a ação dos radicais livres, que causam danos às células e até morte celular, prejudicando assim, a ação de várias funções do nosso organismo.

Pela sua ação antioxidante, a vitamina E também pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, que é causada pelo entupimento dos vasos sanguíneos por placas de colesterol oxidado. E ainda, pode auxiliar na prevenção de outras doenças como câncer e diabetes.

Vitamina K

Esta vitamina é encontrada em vegetais, principalmente os verde-escuros, e em alimentos de origem animal.

A deficiência dessa vitamina pode ocorrer em consequência de problemas na absorção intestinal, ingestão terapêutica ou acidental de alguma substância antagonista da vitamina K, ou em raros casos, falta de vitamina K na alimentação.

Seu resultado pode ser o risco de hemorragia, calcificação da cartilagem, má formação dos ossos ou depósito de sais de cálcio na parede das artérias.

Vitaminas Hidrossolúveis

São vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim, excretada pelo organismo através da urina.

As vitaminas hidrossolúveis mais importantes para o homem são:

VITAMINA B1

Encontra-se em cereais integrais,leveduras de cerveja,gérmen de trigo e sementes de girassol são excelentes fontes ,juntamente com a carne de porco

São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas.

Os principais sintomas pela carência desta vitamina são de ordem circulatória e insuficiência cardíaca ,falta de apetite,prisão de ventre e digestão lenta e também transtornos nervosos,como depressão ,fadiga ou irritabilidade .Em casos extremos,poderá verifica-se inflamação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com