TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICE DE ESPUMA DE GLICOSÍDEOS SAPONÍNICOS

Por:   •  20/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  3.615 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Instituto de Ciências da Saúde

FARMACOGNOSIA APLICADA

Relatório:

ÍNDICE DE ESPUMA DE GLICOSÍDEOS SAPONÍNICOS (SAPONÓSIDOS)

Introdução

        Nesta aula foi realizada a avaliação qualitativa e semiquantitativa de glicosídeos saponínicos em drogas vegetais, sendo realizados o teste de formação de espuma para identificação de saponinas e a determinação do índice de espuma. Sendo o índice de espuma ou índice afrasimétrico o que nos permite determinar a maior diluição do extrato aquoso em 1g da droga vegetal, é capaz de formar 1cm de espuma persistente.

        Saponinas são glicosídeos caracterizados pela formação de espuma. Formam espuma abundante e persistente quando agitados com água.

        A formação de espuma quando presentes as saponinas se da pois estas tem uma parte lipofílica (triterpenos ou esteroides) denominada aglicona ou sapogenina e uma parte hidrofílica constituída por um ou mais açúcares, o que determina a propriedade de redução da tensão superficial da agua enfraquecendo a ligação das moléculas na barreira e suas ações emulsificantes. Sendo esta espuma resistente a ação de ácidos minerais diluídos, sendo esta propriedade a mais característica deste grupo de compostos. A detecção destes compostos é feita através de suas propriedades químicas e fisicoquimicas.

        O índice de espuma ou índice afrasimétrico o que nos permite determinar a maior diluição do extrato aquoso em 1g da droga vegetal, é capaz de formar 1cm de espuma persistente.

Procedimentos e Metodologia

Para o teste de formação de espuma para identificação de saponinas foi utilizada 2g da droga vegetal salsaparrilha pulverizada em um béquer, adicionado 25ml de água destilada e levada a fervura moderada por 5 minutos para decocção, após a solução foi filtrada em funil com algodão para um tubo de ensaio, onde foi esfriada e agitada vigorosamente por 15 segundos, após foi posta em repouso por 15 minutos para observação da formação de espuma, em seguida adicionou-se cerca de 1mililitro de ácido clorídrico diluído, para observar a persistência da formação de espuma.

A determinação do índice de espuma para análise semiquantitativa de saponinas foi realizada com base nos Métodos da Farmacopeia Brasileira 5ª Ed. (2010), foi utilizado para este procedimento exatamente 1g de quilaia em pó fino (malha de 180µm) em um béquer, adicionado 50ml de água destilada e levado a fervura moderada por 30 min. Após resfriada, filtrada em funil com algodão para balão volumétrico de 100ml, tendo seu volume completado com agua destilada. O decocto obtido foi distribuído em 10 tubos de ensaio em series sucessivas tendo ajuste de volume feito com agua destilada ate 10ml em cada tubo de ensaio.dispostos desta maneira:

Número do tubo

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

X

Volume do decocto (ml)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Volume de água (ml)

9

8

7

6

5

4

3

2

1

0

Os tubos foram agitados com movimentos verticais por 15 segundos, deixados em repouso por 15 minutos, efetuada assim a medição das alturas das espumas.

Resultados

        No teste de formação de espuma para detecção da presença de saponinas, foi obtido uma espuma abundante e persistente mesmo com adição do ácido clorídrico, o que demostra resistência da espuma a adição do ácido, indicando um resultado positivo para a presença e identificação de saponinas.

        No teste de determinação do índice de espuma e análise semiquantitativa de saponinas foram obtidos os seguintes resultados das medidas da altura da espuma para as diluições nos tubos de ensaio:

Número do tubo

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

X

Volume do decocto (ml)

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Volume de água (ml)

9

8

7

6

5

4

3

2

1

0

Resultados (cm)

2

3.2

2.8

2.9

2

1.7

3.7

4.4

3.8

2.2

        Tendo como base de resultados:

  • Altura da espuma inferior a 1cm, índice de espuma menor que 100
  • Altura da espuma igual a 1cm, diluição é o índice observado.
  • Altura da espuma maior que 1cm em todos os tubos, índice de espuma maior que 1000, determinação precisa ser feita com uma nova serie de diluições do decocto para se observar um resultado preciso.37221870

Sendo o índice de espuma calculado pela equação 1000/A, onde A é o volume(ml) do decocto usado para a preparação da diluição, nos tubos onde foi observada espuma com 1cm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com