TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quantificação de espuma geradas por diferentes tipos de detergentes, visando a amenização dos impactos ambientais

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A busca por produtos de limpeza sustentáveis, como sabões e detergentes, com a finalidade de amenização dos impactos ambientais, tornou-se cada vez mais comum. Ainda assim, o perigo que esses produtos utilizados no cotidiano podem desencadear e, consequentemente, afetar o ambiente, não se é sabido por todos. Antigamente, os detergentes comerciais possuíam o amoníaco em sua composição. O amoníaco é um agente tóxico, pois segundo a Ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ), ele libera amônia, podendo causar sufocamento e irritação aos olhos. Dependendo do tempo e nível de exposição, pode-se ter efeitos que vão de suaves irritações às severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina.Por esse motivo, as empresas passaram a não utilizá-lo na produção de detergentes.

Com o passar do tempo, a espuma produzida pelos detergentes e carreadas para o esgoto, rios e mares, passou a ser outro fator preocupante, pois quando não tratada, a espuma diminui a tensão superficial da água e isso acaba por eliminar os microorganismos existentes na superfície (VERANI et al., 2000). Estes microorganismos presentes no ambiente aquático são responsáveis pela oxigenação da água e eles não conseguem decompor a espuma devido a sua estrutura molecular. Desta maneia, a espuma acaba permanecendo nas águas, formando uma espessa camada e gerando um desequilíbrio no ecossistema aquático. Por este motivo, passou-se a utilizar detergentes biodegradáveis, pelo fato dos microorganismos serem capazes de o decompor, pois a sua estrutura molecular é diferenteem comparação com um detergente comercial.

Figura 1: representação da estrutura molecular de um detergente biodegradável (a) e não biodegradável (b).

As moléculas de detergentes são anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofóbica (apolar) e outra parte hidrofílica (polar). Eles são sais derivados de ácidos sulfônicos de cadeia longa (VERANI et al., 2000) .

Neste trabalho, será feito um experimento para quantificar a espuma de diferentes detergentes. A espuma será obtida pela liberação de gás carbônico (CO2) quando obicarbonato de sódio (NaHCO3) reagircom o ácido acético (CH3COOH) contido no vinagre (FILHA et al., 1999):

CH3COOH(aq) + NaHCO3(aq) →CO2(g) + H2O(l) + CH3COONa(aq)

2. OBJETIVOS

Quantificar a espuma produzida por meio de diferentes detergentes, comercial e sustentável caseiro, em diferentes tempos, cuja finalidade é identificar qual produto é mais viável, quando tratando-se de impactos ambientais causados pela espuma gerada pelos produtos e carreadas para o ambiente aquático. Para isso, fez-se uma batelada de ensaios para cada um dos detergentes, onde foi medida a quantidade de espuma formada por cada detergente após agitação de 15 segundos.

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1. Materiais, vidrarias e reagentes

Para a realização do experimento, utilizou-se vidrarias de uso comum em laboratório como béquer, proveta, bastão de vidro, espátula ebalão volumétrico. Os reagentes sólidos e líquidos empregados no preparo das soluções foram: bicarbonato de sódio, água destilada, vinagre e detergente. Para a contagem do tempo, utilizou-se um cronômetro.

3.2. Amostras de detergentes

Para a quantificação de espumas, foram utilizadas 3 amostras de detergentes líquidos comerciais comuns. Sendo, dois destes detergentes comerciais A e B e 1 detergente sustentável caseiro.

3.2.1. Preparo de detergente sustentávelcaseiro e diluído para o ensaio de quantificação de espuma

Para o preparo de detergente sustentável caseiro, utilizou-se 100g de sabão de coco previamente ralado, 25 mL de álcool, 1,5 colher de bicarbonato de sódio e 1,5 L de água, previamente aquecida. Já para o preparo de detergente diluído utilizou-se apenas os detergentes comerciais comuns A e B e água destilada.

▪ Solução de bicarbonato de sódio: dissolveu-se 5,0g de bicarbonato de sódio em um balão volumétrico de 100 mL, onde foi completado com água destilada até o menisco.

▪ Solução detergente sustentável:em um recipiente, dissolveu-se o sabão em 1,5 L de água aquecida, seguido da adição de 1,5 colher de bicarbonato de sódio, mais 25 mL de álcool. Esta solução foi agitada durante 5 minutos até homogeneizar.

▪ Solução detergente diluído: em uma proveta de 10 mL, adicionou-se 1 mL de detergente e completou-se com água destilada até o menisco. Em seguida, agitou-se a solução com uma espátula. Esse procedimento foi feito para o detergente A e B.

Figura 2:

3.3. Ensaio de quantificação de espuma

3.3.1 Detergente comercial A e B - Ensaio 1

Colocou-se 10 mL da solução detergente diluído em uma proveta de 250 mL, onde já continham 10 mL de bicarbonato de sódio, 10 mL de água e 10 mL de vinagre, seguido de agitação constante durante 15 segundos. Posteriormente, anotou-se a altura máxima que a espuma atingiu nesse determinado tempo de agitação. Este procedimento foi feito 25 vezes para detergente A e B.

Figura 3:

3.3.2 Detergente sustentável - Ensaio 2

Foram colocados 10 mL da solução do detergente sustentável em uma proveta de 250 mL, onde já continham 10 mL de bicarbonato de sódio, 10 mL de água e 10 mL de vinagre, seguido de agitação constante durante 15 segundos. Em seguida, anotou-se a altura máxima que a espuma atingiu nesse determinado tempo de agitação. Este procedimento foi feito 25 vezes.A solução de detergente sustentável não foi diluída para a realização do ensaio, pois o mesmo já fora feita durante sua preparação.

Figura 4:

Para cada ensaio, a quantificação de espuma foi realizada agitando-se rapidamente a proveta graduada com a solução no intervalo de 15 segundos. Em seguida, mediu-se a altura da espuma formada (em mL). Este procedimento foi feito 25 vezes para cada amostra de detergente. A partir dos dados obtidos na quantificação, fez-se gráficos para posterior análise na determinação do detergente mais viável em relação àdegradação ao meio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (573.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com