TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ATAXIA DEPACIENTES COM LESÕES CEREBELARES NA ESCLEROSE MULTIPLA

Por:   •  25/3/2017  •  Artigo  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] 

Deives José dos Santos  [a]

Joyce dos Santos Chanchetti

        

A ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA ATAXIA DEPACIENTES COM LESÕES CEREBELARES NA ESCLEROSE MULTIPLA.[b]

Limeira

2016


 Deives José dos Santos RA: 4436862755 [pic 2]

Joyce dos Santos Chanchetti RA: 6201186802

[pic 3]

A abordagem da fisioterapia no tratamento da ataxia de pacientes com lesões cerebelares na Esclerose Múltipla

Projeto apresentado ao Curso de Fisioterapia da Anhanguera Limeira SP
Orientador:
 [c]Erica Nakamura Hirose Okubara

LIMEIRA

2016[d]


                                               SUMÁRIO[e]

INTRODUÇÃO        3

PROBLEMA        4

OBJETIVOS        5

JUSTIFICATIVA        6

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

METODOLOGIA        10

CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença multifatorial complexa, desmielinizante, autoimune, que afeta o sistema nervoso central (SNC). O curso da EM pode variar de um simples déficit neurológico transitório até a forma mais grave. Apresentam destruição da mielina mediada pelo sistema imunológico, com relativa preservação de outros elementos do tecido nervoso (CALLEGARO, 2003).

Os principais achados anatopatológicos da EM demonstram, destruição da mielina, dano axonial e a distribuição das lesões em placas, espalhadas com preferência pela substância branca (ALVARENGA; QUIRICO, 2007). Conforme o passar do tempo, dependendo da forma e curso da EM, pode ocorrer atrofia cerebral como consequência da degeneração axonial (RAO et al., 2006).

Segundo Frankel (2004) e Callegaro (2003), na EM, às manifestações clínicas da doença variam de um indivíduo para outro, devido à grande variabilidade de localizações anatômicas e sequência temporal das lesões.

Para O’sulivan (1993), os principais sintomas motores envolvem espasticidade, espasmos reflexos, contratura, fadiga, déficit de equilíbrio e ataxia da marcha.

A ataxia é uma patologia caracterizada pelo déficit na execução de movimentos coordenados com progressiva oscilação postural associada à dificuldade de manutenção do equilíbrio e diversas outras alterações motoras. A marcha pode ficar atáxica, com ampliação da base de sustentação, instabilidade, passos irregulares e mais lentos, com tremor na amplitude de movimento, sendo o tratamento fisioterapêutico uma importante alternativa para a melhora das disfunções decorrentes desta patologia (MILLER, 2002).

Chaves (2004), salienta que a fisioterapia não atua diretamente sobre o processo patológico, e sim no nível das limitações e incapacidades aumentando a independência e consequentemente a qualidade de vida do seu portador de acordo com as habilidades de cada indivíduo. É de extrema importância que o fisioterapeuta mantenha uma boa relação terapeuta-paciente, pois o portador de EM se permanecerá em tratamento por um longo período de tempo.

         Para Furtado e Tavares (2005), independente do tipo clínico da EM, os pacientes geralmente são encaminhados para fisioterapia quando já perderam sua capacidade de realizar atividades funcionais, ou parte delas, em um ponto em que a doença já provocou danos irreversíveis ao SNC. Embora a reabilitação não elimine o dano neurológico, pode atuar no tratamento de sintomas específicos, favorecendo a funcionalidade. A terapia deve ser adaptada de acordo com déficits do paciente.

PROBLEMA[f]

Qual a importância do diagnóstico precoce?

Quando iniciar o processo de reabilitação?

Quais as principais técnicas utilizadas no tratamento do paciente com EM?

Quais as principais técnicas específicas para o tratamento da Ataxia cerebelar?


OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Verificar a abordagem da fisioterapia no tratamento da ataxia de pacientes com lesões cerebelares na Esclerose Múltipla.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Analisar a importância do tratamento sintomático no estagio inicial,

Entender os sintomas, o processo evolutivo da doença e suas implicações na ataxia cerebelar,

Verificar quais técnicas fisioterapêuticas são mais utilizadas no tratamento da ataxia cerebelar e quais apresentam melhores resultados. Orientar o paciente sobre alguns cuidados a serem tomados para que a sua patologia não progrida mais rápido.


JUSTIFICATIVA

A intervenção da fisioterapia em pacientes portadores de doença que causam degeneração deve ser fundamentada na correção, recuperação ou na compensação de limites funcionais ou incapacitantes identificados. Os fisioterapeutas devem atuar em todos os níveis, recuperando a funcionalidade dos indivíduos com EM e prevenindo disfunções cinético-funcionais, visando à promoção a saúde do paciente.

Foi escolhido pesquisar sobre a atuação fisioterapêutica na ataxia cerebelar, por estar diretamente ligada ao nível de limitações funcionais do paciente portador de EM.

Por acreditarmos que este trabalho permitirá um melhor conhecimento da doença, e principalmente sobre a ataxia cerebelar, permitindo deste modo uma intervenção fisioterapêutica mais adequada, tendo como bases nas evidências científicas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[g]

Dentre as incapacidades geradas pela doença os distúrbios da marcha são frequentes e resultam do comprometimento de diversas estruturas, especialmente do cerebelo. Um dos achados mais comuns na lesão cerebelar é a ataxia ebriosa, na qual além das alterações da marcha, estão presentes distúrbios do equilíbrio, postura, incoordenação e tremor.  (Citação Noseworthy JH, Lucchinetti C, Rodriguez M, Weinshenker BG. 2000; Compston A, Coles A. 2002; Calabresi PA. 2004; Lublin F, Reingold S.1996; Abordagem fisioterapêutica na minimização dos efeitos da ataxia em indivíduos com esclerose múltipla).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (289.3 Kb)   docx (514.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com