TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DESPORTIVA

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FISIOTERAPIA DESPORTIVA

UNIJORGE

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA DESPORTIVA    01/03/2021

3 Tipos de atletas

 

 

  • O atleta recreativo não tem compromisso com os aspectos que envolvem a parte clínica, nutricional, psicológica e cinético-funcional. Exemplo: pessoas que correm 3 vezes ao dia mais não liga para nada, ou aquele que depois de corrida na praia bate um prato de feijão, mas que mesmo se houver uma lesão será tratado como um atleta, mas recreativo.  OBS: É mais suscetível a lesão.

 

  • O amador já tem relação mais perto do profissional, não vive diretamente do esporte, vive um ambiente mais perto do profissionalismo. Exemplo: tem contato com o esporte, mas não de forma profissional.

 

  • O atleta profissional, tem que seguir uma rotina diária que envolve uma avaliação detalhada desde a pré-temporada até final da competição e vive diretamente do esporte.

        

Considerações para criação de um programa de reabilitação para atleta lesionado

 

  • Ambiente tanto de treinamento e competição o mais seguro possível para o atleta. Exemplo: campo todo esburacado (clássico de lesão), uma quadra escorregadia (clássico de lesão).  

 

  • Criação, implementação e supervisão do programa de reabilitação para o atleta lesionado. Exemplo: Cada atleta terá um programa especifico, como exemplo, um jogador de vôlei, o enfoque maior será dado ao membro superior, trabalhando resistência, potência e força.    

 

  • Conhecimento da lesão e de como ela ocorreu e principalmente conhecer as estruturas anatômicas afetadas, o grau de lesão e o estágio ou a fase de recuperação da lesão. Explicação: para isso devemos dominar a anatomia, exemplo um atleta está com uma dor na coxa anteriormente, mas essa informação para nós seria incompleta, pois ele pode relatar dor na região anterior da coxa, mas a origem real dela ser em outro local, então necessário testar todos os músculos daquela região ao qual o paciente queixa-se de dor, para tratar especificamente a estrutura lesionada.    

 

 

Compreender e administrar o processo de recuperação por meio da reabilitação

 

  • Fase aguda

  • Fase de reparo

        

  • Fase de remodelação

AVALIAÇÃO DO ATLETA    08/03/2021

Avaliação da força muscular

Podemos avaliar em um atleta força, propriocepção, equilíbrio, flexibilidade. Em um atleta ou em qualquer indivíduo o fisioterapeuta deve se preocupar muito é com a função, isso se  dá porque muitas vezes esse indivíduo tem força suficiente para realizar determinado gesto, mas o gestual esportivo com o Q a mais, porque além de você ter o movimento puro, ainda tem determinados movimentos combinados, então ele é capaz muitas vezes de fazer uma flexão de ombro e fazer uma extensão de ombro, mas será que esse indivíduo no momento de levantar a mão para dá um corte numa bola de vôlei por exemplo, o movimento está sendo funcional?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (167.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com