TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIBLIOGRAFIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS DISCIPLINAS QUE TRATAM DO OBJETO DE TRABALHO EM FISIOTERAPIA.

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE PSICOLOGIA

TEMA: A BIBLIOGRAFIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS DISCIPLINAS QUE TRATAM DO OBJETO DE TRABALHO EM FISIOTERAPIA.

No meu ponto de vista, para que um profissional Universitário,tenha um grande desempenho no campo de atuação profissional ou na área de conhecimento, ele precisa de uma gama de informações.Neste caso, as fontes mais usualmente empregadas são: livros,periódicos, revistas científicas, separatas, relatórios científicos,teses de doutorado e dissertações de mestrado. Obviamente, algumas áreas do conhecimento, por estarem sendo desenvolvidas há mais tempo ou terem sido objeto de uma ênfase maior em seu processo de desenvolvimento, possuem quantidade e variedade de informações disponíveis, suficientes para uma formação profissional satisfatória. No caso da Fisioterapia, que se localiza atualmente no País como um profissional de Saúde, parecem ser por demais limitadas, influindo negativamente na preparação desses profissionais.

Dessa forma, o mais indicado seria analisar o conhecimento que está sendo usado pelos professores dos cursos que formam estes profissionais, os planos de ensino das disciplinas relacionado nos planos de ensino, como bibliografia utilizada para o desenvolvimento da aprendizagem.

As informações utilizadas foram as contidas nos planos de ensino fornecidos pelos coordenadores ou secretarias dos cursos de graduação em Fisioterapia ( Universidade Católica de Campinas, Missão Salesiana de Mato Grosso, Instituto Porto Alegre, Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Minas Gerais) e as relativas as disciplinas consideradas relacionadas ao objeto de trabalho da profissão . Nove outras instituições, embora tenham enviado os planos de ensino, não possuíam, em seu currículo pleno, as disciplinas que poderiam estar relacionadas ao objeto de trabalho da profissão ou não especificavam a bibliografia utilizada pelas disciplinas.

Após a obtenção do material essa leitura foi realizada da seguinte forma: foram localizados, pelo índice de cada obra, os capítulos ou subtítulos cujos conteúdos se aproximassem, de alguma forma, das concepções sobre o objeto de trabalho da Fisioterapia e fora examinados cada um desses capítulos ou subtítulos, transcrevendo integralmente as citações dos autores, com relação ao objeto de trabalho em Fisioterapia.

Para a organização dessas informações, as citações foram categorizadas em “ definições diretas de Fisioterapia”, “definições indiretas de Fisioterapia”, “formação do fisioterapeuta” e “ objetivos da Fisioterapia”.

Foram consideradas “ definições diretas de Fisioterapia”, citações que apontassem para o que é entendido como objeto de trabalho da profissão. Como “definições indiretas de Fisioterapia”,, foram consideradas as citações que descrevem as atividades gerais da Fisioterapia ou do fisioterapeuta. Na categoria “formação do fisioterapeuta”, foram incluídas as citações relativas ao processo de formação profissional ou às características especificas que o fisioterapeuta possui ou deveria possuir. E, finalmente, em “objetivos da Fisioterapia”, foram incluídas as citações que se referissem as metas que a profissão( ou o profissional) deve procurar atingir como tal.

O fisioterapeuta, ao estar formado, deve adquirir conhecimentos básicos sobre o corpo humano ( anatomia, fisiologia, neura-natomia, cinesiologia, entre outros) e, em seguida, submeter-se à aprendizagem ou a treinamento de técnicas específicas de aplicações dos recursos da profissão ( eletroterapia, hidroterapia, exercício terapêutico, massagem, radio-terapia , entre outros).

A citação do quadro 35, por exemplo, ao dizer que “ Fisioterapia é uma ciência” parece ter a inteção de referir-se à existência de um possível objeto de estudo. Dois aspectos, no entanto, tornam essa afirmação inadequada e insuficiente. . O primeiro e ralativo ao termo “ciências”. Ciências caracteriza-se por uma maneira de trabalhar, de produzir conhecimento sobre um determinado assunto(objeto, fenômeno).Dessa forma, pode-se fazer Ciencia em relação a diversas disciplinas e, obviamente, a Fisioterapia.Como também pode-se fazer em relação a outras coisas ( Psicologia, política, governo, saúde, e assim por diante). O segundo aspecto é que se o autor quiser dizer que a “Fisioterapia é um assunto em relação ao qual se faz Ciência”, ela não explicita o objeto de estudo sobre o qual deveria ser produzido o conhecimento científico necessário à Fisioterapia, o que torna a afirmação insuficiente para deixar isso claro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com