TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXTENSÃO EM AVC

Por:   •  14/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Análise de Artigo Científico (Pesquisa revisão de literatura)

  1. Qual o título do artigo?

Prática baseada em evidências: uma metodologia para a boa prática fisioterapêutica

  1. Quantos autores escreveram o artigo?

Dois

  1. Qual o nome dos autores?

Rosângela Corrêa Dias e João Marcos Domingues Dias.

  1. Qual o local de trabalho dos autores?

Professores Doutores adjuntos do Departamento de Fisioterapia na Universidade Federal de Minas Gerais.

  1. Faça um breve resumo da introdução.

Crescentemente, os fisioterapeutas estão se interessando por pesquisas e resultados, atualmente, não se pode cogitar em prática clínica que não tenha uma boa base de pesquisa. Há uma necessidade em que os profissionais demonstrem evidências científicas para as intervenções e diagnósticos. Os fisioterapeutas possuem inúmeras opções terapêuticas para determinar a prática clínica, mas que muitas vezes é realizada sem elementos científicos necessários para escolher de forma criteriosa. No entanto, a tecnologia tem disponibilizado e facilitado acesso a informações tornando possíveis a realização de pesquisas clínicas de boa qualidade, além de melhorar a seleção dessas informações. Contudo, ainda é necessário um base mais sólido de informação, buscando resultados em pesquisas cada vez mais atuais, não baseando-se apenas em experiências de colegas ou textos em livros.

  1. É possível identificar o objetivo da pesquisa? Qual o objetivo? Discutir e refletir sobre as possibilidades disponíveis para que os fisioterapeutas possam encontrar a melhor evidência científica, visando ao cuidado apropriado para o seu paciente.
  2. Explique como a pesquisa foi realizada (metodologia da pesquisa):
  1.  descrevendo o tipo de estudo.

Analise clínica

  1. como foi a coleta de dados?

Ensaios clínicos aleatorizados, revisões sistemáticas e metanálises, sendo necessários também estudos transversais de pacientes com e sem a doença em investigação.

  1. como foi a análise de dados?

Através de pesquisa clínica relevante, centrada no paciente, para se estudar a acurácia de testes diagnósticos, o poder de marcadores de prognóstico e a eficácia e segurança de intervenções terapêuticas.

  1. a pesquisa envolve ser humano? Passou pelo comitê de ética? Quantos foram sujeitos da pesquisa.

Não houve pesquisas com humanos.

  1. Descrever os resultados (discussão) da pesquisa.

É necessário que o fisioterapeuta se desenvolva no âmbito cientifico-metodológico para ser capaz de analisar a literatura de forma crítica baseando-se sua experiência profissional, confrontado com evidências. Uma avaliação criteriosa dessa prática profissional requer marcos teóricos bem sedimentados, centrados nos desfechos de fisioterapia. O planejamento de uma estratégia de busca da evidência que seja razoável com sua prática diária, identificando as barreiras para alcançar seus objetivos e o planejamento de sua educação continuada em cursos de especialização, mestrado e doutorado, participando de congressos, simpósios e cursos de atualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (113.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com