TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Entorse de Tornozelo

Por:   •  22/4/2023  •  Seminário  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

As discussões em torno da saúde no Brasil são históricas, tendo em vista que desde os primórdios, ainda na era colonial já começaram a surgir questões relacionadas à saúde pública no Brasil, e tudo começa com a chegada do curso de medicina ao Brasil, na Escola Cirúrgica da Bahia, sob uma perspectiva de formar médicos brasileiros para que não necessariamente os médicos que atuassem no Brasil fossem estrangeiros ou formados no estrangeiro.

Paralelo a isso, quem tinha atendimento médico era quem tinha dinheiro, posto que os atendimentos médicos eram bastante fora do orçamento. Ainda nesse contexto colonial, vale destacar que o Brasil passou a ter as Santas Casas de Misericórdia, as quais conhecemos ainda nos dias atuais. Tais instituições existiam sob uma perspectiva de atender camadas sociais que não tinham condições para bancar atendimentos médicos, era encarada como uma instituição de caridade, sim, nesta época oferecer saúde à população era visto como uma ação de caridade. Vale destacar que existem muitos trabalhos acerca das Santas Casas de Misericórdia no Brasil.

A partir de 1920, no Brasil, a saúde passa a ganhar ênfase, quando a partir de questões sanitárias, mais especificamente por questões de doenças transmissíveis, começou- se a pensar em saúde pública, de uma maneira mais coletiva, ou seja, se atentando para a coletividade. Vale sinalizar, que neste século, XX, houve campanhas de vacinação forçada inclusive, impulsionadas por estudos do grande sanitarista Oswaldo Cruz, o que inclusive gerou revoltas sociais.

No entanto, vale destacar, que o Brasil só vivenciou mudanças mais firmes no campo da saúde, a partir da reforma sanitária, a qual ocorreu ali nas últimas décadas do século XX, transformando o pensamento individual sobre a saúde em um pensamento mais coletivo, foi quando se passou de fato a pensar saúde de maneira coletiva.

Deste modo destaca- se que o trabalho em questão traz à tona uma abordagem teórica metodológica acerca da fibromialgia e as contribuições da meditação para combater e prevenir a doença. Assim, o trabalho em questão traz ainda como método da pesquisa em questão a modalidade de revisão bibliográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com