TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Entorse de Tornozelo

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

O presente projeto tem como objetivo entender sobre entorse de tornozelo.

Foram utilizados como materiais e métodos para a apresentação: Aula expositiva com os professores de Fisiologia e Práticas em Fisioterapia da Universidade Católica de Vitóra, busca em artigos científicos e livros relacionados à patologia.

A entorse de tornozelo se dá por um estiramento, lesão ou ruptura completa de um ou mais ligamentos da articulação do mesmo. As entorses são classificadas em três graus, de acordo com a magnitude da lesão. Em primeiro grau, a dor é presente com dano mínimo ao ligamento. No segundo grau, uma porção maior do ligamento é lesado, levando a um relaxamento da articulação. No terceiro grau ocorre a ruptura completa do ligamento e a articulação se torna instável.

O ato de pisar erroneamente, ou solicitar as articulações excessivamente pode levar o indivíduo à inversão do tornozelo e, consequentemente, provocar uma possível entorse de tornozelo.

A gravidade do dano varia de acordo com a quantidade de força aplicada a articulação. Quando há lesão no tornozelo, essa pode ser extremamente dolorosa, e as mais graves, com fraturas ósseas ou rupturas de ligamentos, devem ter um cuidado ainda mais especial, mas, outras podem ser tratadas pela própria pessoa em casos mais simples.

A articulação do tornozelo compreende três grupos de ligamentos principais: Os tibiofibulares, complexo do ligamento lateral e o complexo do ligamento deltóide. O tálus que está sobre o osso do calcanhar no pé, constitui a parte inferior do tornozelo. A extremidade inferior da tíbia e o osso externo da perna formam uma pinça invertida em forma de “U” sobre o tálus. As extremidades ósseas chamadas maléolos sobressaem de ambos os lados do tornozelo. O mesmo está a todo o momento sofrendo compressão por sustentar o peso de todo o corpo.

A perda dos receptores da articulação leva a uma alteração da sensibilidade do posicionamnto articular. Desta forma, pode-se dizer que o Fuso Muscular e o Órgão Tendinoso de Golgi estarão alterados. Quando ocorre uma lesão do tipo, os proprioceptores ou mecanorreceptores ficam danificados, prejudicando assim a propriocepção e também a função muscular e controle motor.

Os resultados deste estudo promovem um melhor entendimento acerca da patologia mencionada, concluindo-se que a multidisciplinidade origina uma melhor avaliação e possíveis tratamentos para mitigar ou extinguir as alterações funcionais ocasionadas pela mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com