TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório no Pós-operatório de tornozelo

Por:   •  12/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.757 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório no Pós-operatório de tornozelo

Paciente R.L.S, 51 anos do sexo masculino chegou na clínica escola no dia 20/04/2017 no pós operatório de tenorrafia (sutura cirúrgica das extremidades de um tendão seccionado) do calcâneo esquerdo, realizada em janeiro.

Observou-se a marcha claudicante, face dorsal do pé esquerdo e maléolo edemaciado, joelho esquerdo genu recurvatum, cicatriz da operação na parte do calcâneo, região da parte dorsal do pé esquerdo com temperatura elevada e hiperemiada, limitação da ADM em dorsiflexão do pé esquerdo em 10º, flexão plantar com ADM normal, na perimetria mostrou diferença de 02 (dois) centímetros, partindo do maléolo medial ao maléolo lateral onde o pé direito teve 24 cm e o pé esquerdo 26 cm. Foi medido o grau de força onde o movimento de dorsiflexão do pé esquerdo teve grau força 4 e os demais movimentos grau força 5.

Objetivos propostos:

Diminuir edema

Ganhar mobilidade (articulação do tornozelo)

Ganhar ADM em dorsiflexão

Ganhar força no músculo tibial anterior

Melhorar a marcha

Estimular a propriocepção

Melhorar equilíbrio e coordenação

Condutas realizadas:

No total foram realizadas 7 sessões com duração de 50 min. Cada, onde a primeira foi feita a avaliação. Em todas as sessões foi aferida a P.A e FR.

Para redução de edema foi feita massoterapia na região dorsal do pé esquerdo por 10 min. Drenagem linfática manual por 10 min. Seguido de liberação cicatricial em S e em estrela durante 8 min. Para ganhar mobilidade do tornozelo foi realizado também mobilização articular para tornozelo por 5 min. Mobilização ativa nos planos de movimento do tornozelo por 5 min. Movimentos de dorsiflexão e flexão plantar , eversão e inversão na tabua de equilíbrio por 1 min. Foram realizados alongamentos do musculo gastrocnêmico em pé mantendo por 2x 30s e em decúbito dorsal com theraband com o mesmo tempo, alongamento na rampa inclinando o corpo a frente alongando os músculos posteriores da panturrilha (gastrocnêmio e sóleo) 2x 1min. Variando com o pé esquerdo na frente flexionando o joelho e levando o peso do corpo adiante. Técnica contrai e relaxa 2x mantendo por 5s, Exercícios de agachamento com a bola 3x10 em todas as sessões , exercícios com resistência manual em dorsiflexão e flexão plantar em ambos os MMII 2x10 , exercício de fortalecimento e alongamento, paciente com o pé esquerdo no step com joelho flexionado a 90º levando o peso do corpo anteriormente 2x10, exercícios com fortalecimento de isquiotibiais e quadríceps com tornozeleira de 3 kg. Descarga de peso com apoio unipodálico com o joelho esquerdo levemente flexionado 2x10, preensão plantar com auxilio da toalha, exercício no balancinho 2 x de 1 min para trabalhar equilíbrio e propriocepção. Caminhar de frente ao espelho corrigindo as fases de marcha. Sempre em todas as sessões eram realizada circuitos subindo e descendo escadas e rampa por 2 min.

Conclusão

Ao final das sessões o paciente obteve melhora de ADM do tornozelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com