TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estimulantes psicomotores

Por:   •  17/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  2.032 Visualizações

Página 1 de 3

Estimulantes Psicomotores

Droga, segundo a Organização Mundial da Saude (OMS), é qualquer substancia não produzida pelo organismo, que atuam sobre um ou mais de seus sistemas, causando alterações de funcionamento.

Os medicamentos estimulantes centrais atuam de diferentes formas em regiões do Sistema Nervoso Central (SNC), classificados de acordo com o local de ação que é predominante e, muitas vezes ate especifica, dividida em três grupos:

Estimulantes corticais;

Os fármacos deste grupo atuam preponderante sobre os centros superiores do cérebro. Neste grupo podemos encontrar anfetaminas e seus derivados e as metil xantinas (cafeína, teofilina, teobromina) e seus derivados. Esses fármacos causam, em diversos graus, alterações comportamentais; podem levar a excitação e euforia, reduz a sensação de fadiga e aumenta a atividade motora.

Estimulantes bulbares;

São medicamentos que realizam ações estimulantes nos centros bulbares, especialmente no centro respiratório, e num segundo momento, no centro vasomotor, levando a excitabilidade reflexa exagerada e, em quantidades maiores, convulsões. Também conhecidos como analépticos.

São medicamentos que apresentam ações estimulantes nos centros bulbares, especialmente no centro respiratório e, em num segundo momento, no centro vasomotor, levando à exacerbada excitabilidade reflexa e, em doses maiores, convulsões. Também são chamados de analépticos (estimula a função do coração e do aparelho respiratório).

Atuam no centro respiratório, aumentando a ventilação pulmonar, em efeito mais potente quando acorre depressão da ventilação pelo uso de barbitúricos, hidrato de cloral, entre outros.

Estimulantes medulares;

São fármacos que estimulam a medula espinhal. O principal representante deste grupo é a estricnina, um alcaloide vindo da planta noz-vomitória ou fava-de-santo-inácio.

A estricnina age de forma indireta, inibindo seletivamente a neurotransmissão inibitória, aumentando a atividade neuronal e aumento excessivo da atividade sensorial do SNC.

É um bloqueador de receptores da glicina, mediador dos neurônios medulares, causando hiperpolarização dos motoneuronios e inibe células de renshaw (Células da medula que têm uma ação inibitória sobre o neurónios motores do corno anterior da medula), responsável pela conduta seletiva de impulsos excitatórios alternados para músculos antagônicos. A estricnina, em doses elevadas, inibe a liberação do GABA, que é um dos principais neurotransmissores inibitórios do SNC.

É um dos estimulantes centrais mais poderosos. Causa convulsões tônicas e simétricas em toda a musculatura esquelética, sendo estes efeitos desencadeados por estímulos ambientais. ;

Anfetamina e derivados;

Este grupos de fármacos, é utilizado no tratamento da obesidade pois inibe o apetite. Além disso, em certa dosagem, provoca um estado de excitação e sensação de poder. Foi uma substancia muito usada na segunda guerra mundial para com bater a fadiga causada pelo combate.

O uso deste é muito comum entre os jovens. Conhecida como “bolinha” ou “rebite”, deixa o individuo “ligado”. Em 1970 iniciou-se o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com