TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL".

Artigos Científicos: A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  9.854 Palavras (40 Páginas)  •  1.700 Visualizações

Página 1 de 40

INTRODUÇÃO

No decorrer do curso de pedagogia, vemos a importância de estimular a educação psicomotora em todas as fases do desenvolvimento da criança, principalmente, dentro da Educação Infantil.

Para os PCN’s (1998) a criança é um ser humano completo (bio-psiquico e social) e está em pleno desenvolvimento. Suas aprendizagens são constantes, e a todo o momento elas se diferenciam dependendo da classe social ou grupo étnico. O educar está inserido em um grande contexto de aprendizagem, deve proporcionar situações de brincadeiras e aprendizagens orientadas, para que possam aprender e ensinar. Segundo Oliveira (2005) a educação infantil é o período onde as crianças deveriam ser estimuladas totalmente:

“A definição de uma proposta pedagógica para creche ou pré-escola deve considerar a atividade educativa como ação intencional e orientada para a ampliação do universo cultural das crianças, de modo que lhes sejam dadas condições para compreender os fatos e os eventos da realidade, habilitando-as a agir sobre ela de modo transformador”. (OLIVEIRA, 2005, p.48)

Essa pesquisa investiga o conhecimento da importância que a educação psicomotora tem no desenvolvimento das crianças, regularmente, matriculadas em um programa de educação infantil. Assim como a aplicação da mesma como recurso, para prevenir dificuldades futuras nos alunos.

Foram aplicadas questões que a professores da educação infantil, juntamente, com um trabalho de revisão bibliográfica, para que se mostre a importância da psicomotricidade, no processo de maturação da criança em fase pré-escolar. Chama-se assim a atenção do professor para a necessidade de observação da criança em seu desenvolvimento em todos os aspectos, utilizando-se de jogos e brincadeiras como forma de ensino-aprendizagem para uma educação psicomotora.

Segundo Lê Boulch (1987), a educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona o processo de alfabetização; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar seu tempo, a adquirir habitualmente a coordenação de seus gestos e movimentos.

Portanto, queremos chamar a atenção dos educadores para uma prática reflexiva fazendo com que educadores da Educação Infantil compreendam a necessidade de se atualizarem para que possam se conscientizar da importância de se desenvolver na crianças todos os aspectos conectivos, emocionais, sociais,físico e motor. E que possam compreendem sobre a importância da estimulação psicomotora desde a Educação Infantil.

Nesse contexto, o projeto pretende destacar alguns elementos considerados de grande relevância que envolve a Educação Infantil o brincar a educação psicomotora e principalmente a formação continuada do educador. Para tanto, o alvo em questão, principia–se, em seu Capítulo I, tratando da questão: Qual é o Papel da Educação Infantil, ou seja tentando mostrar para o leitor como seria uma educação de qualidade e principalmente quais aspectos a serem desenvolvidos na criança e principalmente mostrar a importância do brincar na educação infantil como forma de promover aprendizagem e de desenvolvimento pleno da criança.

No Capítulo II, um breve estudo sobre a Evolução da Histórica da Psicomotricidade e suas principais funções básicas.

No Capitulo III, abordaremos a questão principal deste trabalho de pesquisa: O Professor Conhece a Psicomotriciade, por tanto nesta passagem divulgaremos os resultados óbitos em nossa pesquisa, abordaremos neste momento também a questão: O Professor e a Psicomotricidade mostrando que o educador não precisa ser um especialista em psicomotricidade .

No Capitulo IV, focamos para algumas atividades que contribuíram para uma educação psicomotora tendo como objetivo fazer com que o educador possa compreender que com simples brincadeiras com certeza conseguira sanar grandes dificuldades.

2 QUAL É O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na antiguidade (século I) pouca importância se dava a criança, pois eram vistas como um adulto em miniatura e a infância era considerada um período de transição. Segundo Áries ( 1981),

Ainda relata Oliveira (2005), as instituições pré-escolares nasceram no século XVIII em respostas à situações de pobreza, abandono e maus tratos de crianças pequenas cujo os pais trabalhavam em fabricas, fundições e minas criadas pela Revolução Industrial.

As instituições para atendimento das crianças pequenas nasceram com o objetivo de atender as famílias de baixa renda para combater a pobreza por isso as instituições eram vistas como assistencialistas. (BRASIL 1998),

[..] durante muitos anos,essa foi a justificativa para a existência de atendimentos de baixo custo, com aplicações orçamentárias insuficientes, escassez de recursos materiais; precariedade de instalações; formação insuficiente de seus profissionais e alta proporção de crianças por adulto.

( BRASIL,1998).

Nesse contexto fica claro que as crianças não eram inseridas na sociedade, as instituições visavam apenas combater a pobreza, fazendo assim com que o atendimento as crianças fossem somente através da higiene e da alimentação sem pensar na criança como ser humano, no seu desenvolvimento cognitivo, emocional, motor, ou seja no seu desenvolvimento pleno.

A expansão da educação infantil no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas últimas décadas, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. (BRASIL, 1998).

Portanto na década de 70 e 80 surgiram movimentos operários e feministas que proporcionaram um vibrante movimento em luta pela democracia da educação pública brasileira. A Constituição Federal de 1988, relata que é dever do estado dar educação infantil gratuitamente em creches e pré-escola dando direito a criança de 0 á 6 anos de freqüentar a creche. O ECA de 1990, e a LDB lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996 vem para reforçar este direito.

Foi na década de 80 e 90 que passaram a dar à devida importância a educação infantil e a partir deste momento passaram a se utilizar de mecanismos tecnológicos como a televisão, para levar para as crianças que ainda não freqüentavam uma instituição para que elas pudessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com