TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios de psicomotor

Relatório de pesquisa: Princípios de psicomotor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

CASCAVEL 2010

Trabalho apresentado na disciplina de motricidade, do 3º período do curso de Fisioterapia, da FAG, com requisito de avaliação.

Professor: Eloá Maria Chiquetti

O aumento significativo da perspectiva de vida tem sido alvo de estudos para a realização de uma abordagem que visa compreender a realidade e as necessidades dos indivíduos idosos, visto que os cuidados sociais e de saúde implicam consideravelmente na qualidade de vida. Com isto a psicomotricidade propicia através de atividades psicomotoras adaptadas a faixa etária, atividades para a reeducação psicomotora, trabalhando o individual e o conjunto, criando uma atmosfera saudável.

Palavras-chave: Vida. Idosos. Psicomotricidade.

1. INTRODUÇAO 5

2. GEROTOLOGIA 6

3. PSICOMOTRICIDADE 8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 1

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar uma das diretrizes pouco conhecidas da psicomotricidade; a psicomotricidade em idosos ou gerontomotricidade; explicando o que é a gerontologia e o que é cabível de realização para estas pessoas.

2. GERONTOLOGIA

O envelhecimento, enquanto fenômeno biológico apresenta-se em cada ser humano idoso de modo singular e único. A velhice pode ser interpretada como uma etapa de falência e incapacidades na vida, no entanto, enquanto processo natural e previsto na evolução dos seres vivos percebe-se que a pessoa não fica incapacitada porque envelhece, ou seja, a pessoa não necessita da totalidade de sua reserva funcional para viver bem e com qualidade. Desse modo, velhice não deve ser considerada como doença, pois as doenças mais comuns nessa etapa da vida são preveníveis, diagnosticáveis e tratáveis.

Atualmente a Gerontologia é considerada uma ciência aplicada moderna que estuda o idoso, isto é, estuda os fenômenos biológicos, psicológicos, neuropsicossomáticos, sócio-culturais e econômicos decorrentes do envelhecimento, bem como suas consequências. A saúde e o bem-estar do idoso são dois imperativos na Gerontologia, numa das fases do processo de desenvolvimento do ser humano que, em constante integração com o meio ambiente, sofre contínua transformação. (MATTOS, 2000)

A Gerontologia é o conjunto de disciplinas integradas que estudam o processo de envelhecimento, entre estas disciplinas estão a medica, a educação física e as demais subáreas da saúde. Fundamenta-se na concepção biopsicossociofisiológica, na qual as questões concernentes à prevenção da saúde e qualidade de vida do idoso levam à Gerontologia de Intervenção.

A gerontologia de Intervenção observa e analisa também, numa visão crítica, as funções reintegradoras; atua por meio de gestos e movimentos adequados em cãs nível de desenvolvimento do idoso, na tentativa de recuperar, de forma adaptada, as habilidades parcialmente perdidas. Fundamenta-se essencialmente na individualidade, de acordo com o processo de envelhecimento e da situação particular de cada pessoa idosa.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com