TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

FISIOTERAPIA AQUÁTICA

Bad Ragaz = coleção de técnicas terapêuticas efetuadas na água.

Propriedades utilizadas: flutuação; turbulência; pressão hidrostática; tensão superficial; capacidade térmica (reduzir a dor; aumentar elasticidade dos tecidos moles; reduzir tônus muscular e promover relaxamento).

Objetivos de tratamento:

Redução do tônus; Relaxamento; Aumento da amplitude de movimento; Reeducação muscular; Fortalecimento; Tração/alongamento espinhal; Melhoria do alinhamento e estabilidade do tronco; Preparação das extremidades inferiores para sustentação de peso; Restauração de padrões normais de movimento das extremidades superiores e inferiores; Melhoria da resistência geral; Treinamento da capacidade funcional do corpo como um todo.

Indicações: Condições ortopédicas e neurológicas, por exemplo pré e pós operatório, após fratura.artrite reuamatóide, osteoartrite, espondilite anquilosante. 

Pacientes de cirurgias torácica, cardíaca e mamária. 

Condições neurológicas: Paraplegia - Hemiplegia - Parkinson (com cautela). 

Condições neuromusculares - fortalecimento leve. 

Lesões M.M.S e M.M.I.

Disfunções traumato-ortopédicos em que o paciente apresenta déficit cinético-funcional envolvendo ADM, força, dor, ler-dort, lombalgias.

Contra-indicações: Evitar fadiga excessiva (os pacientes recebem grande carga de estimulação vestibular ao serem empurrados ou virados na água); Suspeita de problemas vestibulares (mover lentamente e vigiar o aparecimento de nistagmo); Problemas agudos: costas, pescoço e extremidades (devido ao hiperalongamento e subsequente lesão articular).

Técnica:

  1. Isocineticamente: O terapeuta fornece fixação enquanto o paciente move-se através da água seja em direção a, afastando-se de, ou em torno do terapeuta. O paciente determina a resistência encontrada ajustando a velocidade de movimento através da água
  2. Isotonicamente: O terapeuta atua como um ponto de fixação “móvel”. EX: o paciente pode ser empurrado ou oscilado na direção do seu movimento ativo. Essa ação leva a um aumento na resistência a esse movimento. Em contraposição, o movimento pode ser auxiliado por um terapeuta empurrando na direção oposta ao movimento pretendido do paciente.
  3. Isometricamente: O paciente mantém uma posição fixa enquanto está sendo empurrado através da água pelo terapeuta. Essa ação promove contrações estabilizadoras.

*Sessões iniciais de 5 a 15 minutos para evitar fadiga

*Com a progressão, sessões de no máximo, 30 minutos

*Podem ser incluídas técnicas de relaxamento passivo para diminuir a hipertonia, podem ser incluídos antes do exercício ativo ou quando o esforço elevar o tônus

*Evitar atividades que aumentem a espasticidade do paciente neurológico

*Os efeitos fisiológicos da imersão na água (desidratação, pele seca) limitam o período de tempo que o terapeuta deve passar na água. Indicado que o terapeuta não passe mais do que quatro horas por dia na água

*O arraso turbulento produzido a partir do movimento é diretamente proporcional à velocidade de movimento do paciente. Quanto mais rapidamente o paciente move-se, mais resistência ele encontra. Assim, a resistência ao movimento é auto-regulada pelo paciente, em oposição à aplicada pelo terapeuta.

Diante dessas circustâncias, a resistência ao movimento pode ser progressivamente aumentada por:

1. Adição de anéis, flutuadores ou equipamentos como pás de mãos (palmares).

2. Uso de movimentos maiores. EX: trabalhar a partir de uma posição completamente flexionada para uma completamente estendida ou vice-versa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com