TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fibroedema Gelóide (FEG)

Por:   •  7/8/2023  •  Resenha  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Recentemente a especialidade fisioterapia estética teve a denominação substituída por fisioterapia dermatofuncional, em uma tentativa de ampliar a área, conferindo-lhe a conotação de restauração de função, além da anteriormente sugerida, que era apenas de melhorar ou restaurar a aparência. A responsabilidade do fisioterapeuta esta não somente em manter e promover a ótima função física, mas também o bem estar e a qualidade de vida. Nesse âmbito dermato-funcional, a fisioterapia pode atuar em diversas patologias.

A Fibroedema gelóide (FEG) é uma das patologias mais comum, caracterizada por edema no tecido conjuntivo, causado principalmente pelo acumulo de proteoglicana no meio extracelular, que levam consigo grande quantidade de água. O aparecimento do FEG também pode ser explicado devido à organização do tecido adiposo areolar em septos interlobulares fibrosos de tecido conjuntivo.

O FEG pode ser causado por fatores predisponentes (hereditariedade, sexo, desequilíbrio hormonal), determinantes (estresse, fumo, sedentarismo, desequilíbrios glandulares e metabólicos, maus hábitos alimentares e disfunções hepáticas) ou condicionantes (perturbações circulatórias). Para melhor resultado, a escolha do tratamento ideal é fundamental, podendo este variar desde cirurgia, chamada de subcisão, pela qual se tratam as depressões do relevo cutâneo por secção dos septos fibrosos, passando por mesoterapia. Como o FEG esta associado à estase linfática, a drenagem linfática é um dos recursos que podem ser utilizados. Outra forma de massagem também muito utilizada é aquela conseguida pelo método Endermologie, que utiliza um aparelho com roletes dirigidos mecanicamente, encontrados no cabeçote, com uma pressão negativa. O uso do ultrassom para FEG pode ser indicado tanto pelos seus efeitos já conhecidos, como aumento da circulação, com consequente neovascularização e relaxamento muscular, por seu efeito mecânico com a micromassagem, o rearranjo e extensibilidade das fibras colágenas e melhora das propriedades mecânicas do tecido, como por seus efeitos de veiculação de substancias por fonoforese.

As estrias são regiões de atrofia de pele. Podem ser raras ou numerosas, com disposições paralela umas as outras e perpendicularmente às linhas de clivagem da pele. Podem aparecer por um repentino estiramento da pele, com consequente ruptura ou perda de fibras elásticas, podendo decorrer de crescimento rápido, aumento de peso ou gravidez. Podem estar relacionadas a alterações endocrinológicas, principalmente associadas a corticoides e ao estrogênio. Seu tratamento varia de acordo com a evolução,  um método muito utilizado para o tratamento da estria madura é a aplicação de corrente galvânica filtrada. O estimulo desencadeia um processo de reparação, por meio de uma inflamação aguda localizada, que visa restabelecer de forma satisfatória a integridade dos tecidos tratados.

 Obesidade é uma doença universal, considerada como própria da superalimentação. É definida como aumento generalizado da gordura corporal resultante de um balanço energético onde a ingestão supera o gasto, A obesidade tem várias causas além da alimentação exagerada, pode se dar por fator genéticos, influenciada por baixo metabolismo basal. Pode ser favorecida pelo sedentarismo, pela falta de regularidade e controle na alimentação e por ingestão de drogas como antidepressivos, corticosteroides, anticoncepcionais, bloqueadores ou insulinas, entre outras. Há diversas formas de tratamento da obesidade, a tentativa inicial é em geral a de promover o bem-estar do paciente e diminuir o risco de doenças futuras. O tratamento medicamentoso é indicado para pacientes com dificuldade em emagrecer. A atividade física e o controle alimentar são os mais importantes recursos para o tratamento da obesidade.

Lipodistrofia é o acúmulo regional de tecido adiposo,  Sua localização varia de acordo com o sexo: homens têm o predomínio de células adiposas na região do abdome e mulheres apresentam maior deposito em regiões femoroglúteas. Para tratamento da gordura localizada, a Endermologie® é tida como um dos principais recursos com comprovada efetividade para melhoria do contorno corporal, sem necessidade de intervenção cirúrgica. A esse método podem ser associadas outras técnicas, como o uso do ultra-som41 ou a própria lipoplastia.

Flacidez é decorrente de atrofia de tecido, ficando este com aspecto frouxo, afetando em separado pele ou músculos. O sedentarismo é apontado como causa de flacidez muscular, assim como o emagrecimento em demasia, podendo este último afetar também a pele. O tratamento desse tipo de patologia, já fazem parte da rotina do fisioterapeuta como eletroterapia e cinesioterapia.

Cicatriz hipertrófica e queloide  caracterizam-se por síntese de colágeno com fibras que não se orientam ao longo das linhas de fenda, mas sim em espiral. Os quelóides não apresentam essa melhora espontânea: a fibrose forma-se além dos limites da lesão e os portadores têm sensação de prurido, ferroadas ou queimação. O tratamento desse tipo de cicatrização é variado. Inicialmente era preconizada cirurgia para sua redução, porém esse método isolado é frequentemente passível de recidiva51. Atualmente é indicado o uso da terapia de compressão (malha de tecido elástico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com