TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioterapia na Hemodiálise

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Title:

Physioterapy in the Emergency Department: outcome in reducing hospitalizations?

Authors: Paula Romero Pelegrino Hidalgo,

Introduction:

Segundo dados do Sistema de Saúde Pública nacional, excluindo-se os partos, as doenças respiratórias aparecem como principal causa de internação hospitalar nos Serviços de Emergência do Brasil. Levando-se em consideração que o atendimento fisioterapêutico empregado nesses casos tem impacto positivo na evolução destes doentes, a implantação de um Serviço de Fisioterapia na Unidade de Emergência (UE) proporciona um atendimento mais rápido e eficiente, visando a melhora do quadro clínico em curto, médio e longo prazo.

Objective:

Analisar o impacto da Fisioterapia na Unidade de Emergência com relação à taxa de internações pediátricas de causa respiratória.

Methods:

Estudo prospectivo e observacional, levando-se em consideração os dados referentes à internação de pacientes pediátricos obtidos junto ao Serviço de Epidemiologia. Foram analisadas os dados de todos os pacientes com idade < 18 anos admitidos na EU do hospital privado, São Paulo-Brasil com diagnóstico de doenças respiratórias (CID J) durante os primeiros 60 dias após a implantação do Serviço de Fisioterapia. Para avaliar o impacto da implantação do novo Serviço, os dados obtidos foram comparados com o mesmo período do ano anterior. Proportion between the groups were compared with Chi-square Tests.

Results:

A UE do passou a contar com Serviço próprio de Fisioterapia, in loco e em tempo integral a partir de 01/06/12. Durante os 60 dias iniciais, ocorreram 3216 admissões em decorrência de doenças respiratórias, com uma taxa de internação de 3,0% (n=98). No mesmo período do ano anterior o número de admissões havia sido de 2769, com necessidade de internação em 3,6% dos casos (n=101). Quando comparamos os períodos estudados, observamos que houve um aumento do número de admissões em 16% entre os anos de 2011 e 2012 e uma redução na taxa internação da ordem de 16%, p=0.219 (Tabela 1).

Tabela 1

2011

2012

Variação

Admissões UE

2769

3216

16.1%

Internações

101

98

-3.0%

Taxa Internação

3.6%

3.0%

-16.5% *

*p=0.219

Conclusions:

Os resultados encontrados sugerem que a implantação do Serviço de Fisioterapia na UE teve impacto positivo na redução da taxa de internação dos pacientes pediátricos acometidos por doenças respiratória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com