TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisioterapia na Promoção de Saúde

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  5.173 Palavras (21 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 21

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

ALINE MACHADO PEREIRA

CYBELLE FREITAS DE SOUSA

DHYELLEN BISPO AGUIAR

ERIK BARBOSA SOUSA

GLACIETY SENA CARNEIRO

GRAZIELLA PEREIRA DE SOUSA

SABRINA OLIVEIRA ALENCAR

FISIOTERAPEUTA: Agente de promoção na saúde do idoso

Imperatriz

2016[pic 1]

ALINE MACHADO PEREIRA

CYBELLE FREITAS DE SOUSA

DHYELLEN BISPO AGUIAR

ERIK BARBOSA SOUSA

GLACIETY SENA CARNEIRO

GRAZIELLA PEREIRA DE SOUSA

SABRINA OLIVEIRA ALENCAR

FISIOTERAPEUTA: Agente de promoção na saúde do idoso

Artigo Cientifico apresentado ao Curso de Bacharelado em Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão/ Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão para obtenção de nota do Segundo Bimestre.

Orientador: Prof. Esp. Gustavo Braga

Imperatriz [pic 2]

2016

FISIOTERAPEUTA: Agente de promoção de saúde do idoso

Aline Pereira Machado; Cybelle Freitas de Sousa; Dhyellen Bispo Aguiar; Erik Barbosa Sousa; Glaciety Sena Carneiro; Graziella Pereira de Sousa; Sabrina Oliveira Alencar. 1

                                                                                      Orientador Esp. Gustavo Braga 2

RESUMO:

A dependência funcional vem se destacando como um problema de saúde pública. A fisioterapia é essencial para uma atenção ampla da saúde do idoso institucionalizado. A atuação fisioterápica pode ser realizada no âmbito da atenção primária, secundária ou terciária à saúde. O objetivo desta revisão bibliográfica foi descrever os argumentos da literatura sobre a atuação da fisioterapia na capacidade funcional de idosos institucionalizados. Este estudo de revisão abordou estudos publicados nos bancos de dados eletrônicos Scielo, Lilacs e Google acadêmico. Porém, é papel do fisioterapeuta, promover medidas que possibilitem o retardar dos processos inerentes ao envelhecimento, orientar sobre os fatores que podem estimular o envelhecimento prematuro ou patológico, e como evita-los e reduzir ao máximo as situações que gerem perda da independência e autonomia do idoso.

        

Palavra chave: Idoso. Promoção a Saúde. Fisioterapia.

ABSTRACT:


The functional dependence has been highlighting as public health problem. Physiotherapy is essential for a wide attention from the health of the institutionalized elderly. The use can be carried out within the framework of primary, secondary or tertiary healthcare. The objective of this literature review was to describe the arguments in the literature on the role of physiotherapy in the functional capacity of the institutionalized elderly. However, it is the role of the physiotherapist, promote measures which would enable the delay of the processes inherent to the aging process, provide guidance on the factors that can stimulate premature aging or pathological, and how to avoid them and reduce as far as possible the situations that generate loss of independence and autonomy of the elderly.

Key word: Elderly; Health Promotion; Physiotherapy.

1 Discente do Curso de Bacharelado em Fisioterapia pelo Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão/IESMA, E-mail: alinemachadoo225@gmail.com

2 Especialista em Bacharelado em Fisioterapia, docente do Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão/IESMA, E-mail: braga_gustavo@yahoo.com.br.[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Ramos (2000, p.52) o Brasil vem passando por uma grande mudança no seu perfil demográfico devido ao aumento forte do número tanto absoluto como relativo de idosos. Quadro que se deve a crescente queda da fecundidade e ocorre respectivamente com o aumento da expectativa de vida. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2005) evidenciam que em 2025 o Brasil terá a sexta população de idosos do globo, estimada em 15% de idosos, o que corresponde a quase 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos.

Esta realidade ocasionará um grande problema social, uma vez que a maior parte desta população vive em situação financeira precária e está mais sujeita a problemas de saúde crônicos, enfermidades com baixa letalidade, mas com alto grau de incapacitação, capazes de gerar caros gastos para uma área já tão carente de recursos, como a saúde pública, gerando graves repercussões também na qualidade da assistência. (RAMOS, 2002, p. 53).

Desta forma, o envelhecimento das populações é um dos mais importantes desafios para a saúde pública contemporânea, principalmente nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde o envelhecimento ocorre em um espaço de pobreza e grande desigualdade social. Então, a necessidade do desenvolvimento de políticas de saúde adequadas à realidade desses indivíduos, para que envelheçam com saúde (PEREIRA, 2002, s/p).

A preocupação em relação à capacidade funcional vem emergindo como destaque no campo da geriatria e gerontologia, pelo fato de que a dependência funcional tende a se tornar um problema de saúde pública. A capacidade funcional dos idosos deve ser destacada como um processo dinâmico, visto que sua evolução pode ser modificada ou até mesmo prevenida se houver assistência adequada. A manutenção da capacidade funcional representa um novo paradigma para a saúde, particularmente relevante para o idoso, já que para ele os níveis de funcionalidade e independência são questões mais relevantes do que somente a presença de condições mórbidas. (CALDAS, 2003, p. 775).

Assim, a fisioterapia geriátrica tem como finalidade principal a independência do idoso para as tarefas básicas de atividade de vida diária, na ambição de minimizar as consequências do processo de senescência e senilidade. Além dessas necessidades, caçamos refletir sobre a atual configuração das políticas de atenção à saúde do idoso, apontando que também se direcionem ao enfrentamento das incapacidades funcionais, o que significa a acrescentamento da família na saúde, pela incorporação das práticas de fisioterapia na atenção primária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com