TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liberação Miofascial

Por:   •  1/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

Liberação miofascial

        A liberação miofascial é um procedimento utilizado na fisioterapia que tem por objetivo relaxar a musculatura e distensionar as fáscias. O termo miofascial significa “mio: musculo, fascial – fáscia: tecido conectivo = fáscia muscular”.

        Assim a fáscia é uma espécie de membrana formada por tecido conjuntivo que recobre cada fibra muscular, localizada logo abaixo da pele, extremamente resistente e elástica, sendo encontrada em diversas extensões, espessuras e densidades em nosso corpo. A fáscia permite que a função corporal em geral seja bem executada, fornecendo sustentação aos tecidos, proteção, coordenação e impedindo que ocorra o atrito entre os músculos, permitindo o deslizamento perfeito.

        Ocorre que dependendo dos movimentos do corpo, a fáscia pode sofrer lesões que atrapalham ou até mesmo impedem o trabalho dos músculos, causando muita dor.

        De modo geral é uma técnica que pode ser combinada com outros tratamentos para obter mais benefícios, tem sido utilizada em atletas e em diversas patologias que apresentam retrações musculares, contraturas, tensionamento local, dores musculares crônicas, fibromialgia, entre outras.

        Contudo, sua utilização em praticantes de musculação está cada vez mais comum pelo fato de promover mais liberdade de movimentos e aumentar a capacidade de expansão muscular, no caso da hipertrofia. Ela pode ser feita tanto por profissionais (personal trainer, fisioterapeutas, massoterapeutas, quiropraxistas) quanto pelo próprio atleta, a auto- liberação.

        A fáscia pode sofrer alterações devido a muitos fatores, em decorrência de percorrer por todo o corpo, como um simples movimentos de rotina, treinos muito intensos, prática esportiva não supervisionada, posturas inadequadas por grandes períodos de tempo, fatores ocupacionais, além de casos relacionados ao estresse e desgastes emocionais afetando a fáscia e causar dor.

        Diante das alterações, o corpo tende a reagir formando nódulos que acumulam toxinas e prejudicam o sistema musculoesquelético por reduzirem a elasticidade e flexibilidade muscular, restringem a capacidade do corpo de se movimentar, diminuem a nutrição muscular, além de alterarem a coordenação e a força muscular, culminando no aparecimento de lesões, prejudicando o rendimento físico e a qualidade de vida.

        A liberação miofascial trabalha para liberar essas restrições, proporcionando alívio de dores, relaxamento muscular, maior mobilidade articular, mais liberdade na execução dos movimentos, melhora na capacidade de contração muscular. Além disso, ocorre a melhora na disposição, mais flexibilidade, elasticidade e agilidade, prevenção de lesões e doenças musculares crônicas, melhor desempenho na hipertrofia, definição muscular e emagrecimento.

        Os procedimentos podem realizados tanto no pré quanto no pós treino, cada um para uma finalidade distinta. No pré treino é mais usada para diminuir a fadiga muscular, melhorando a flexibilidade e execução dos exercícios, ou seja, prepara a musculatura que a ser trabalhada. Quando realizada no pós treino reduz dores musculares,  relaxa a musculatura evitando dores tardias, prevenindo lesões e proporcionando bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com