TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Científica E Crítica Liberação Miofascial

Por:   •  12/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

  Fase 1 - Análise científica e crítica  [liberação miofascial]  

Aluno : Johnnatan Alysson Frazão Gomes - [matrícula- 23104134]

     Orientador : Profª. Homero da S.N.Junior  

                                       Maio de 2023

1.Texto Corrido.

1.1 CONCEITUAÇÃO : O QUE É FÁSCIA? QUAL A SUA FUNÇÃO?

  É um tecido conjuntivo do corpo . Feito de colágeno, é uma estrutura fibrosa que conecta músculos , ossos , tendões , ligamentos e sangue , apoiando e protegendo os principais grupos musculares e órgãos . É essencialmente o que nos mantém unidos , está em todo nosso corpo .

1.2 O que é liberação Miofascial ? Qual a sua relevância ?

  É uma técnica de fisioterapia que alivia a tensão e dor muscular , promove o relaxamento da musculatura e ajuda a prevenir e tratar lesões . A técnica  é utilizada em atletas e em diversas patologias , como retrações musculares, contraturas , tensão muscular , fibromialgia , entre outras .

     A liberação miofascial é cada vez mais utilizada por praticantes de atividades físicas  para melhorar o rendimento nos exercícios e na recuperação pós-treino . A técnica consiste em aplicar uma pressão profunda em alguns pontos do corpo , liberando a tensão da fáscia , que é conjunto de tecido , nervos e vasos sanguíneos que envolvem cada um dos nossos músculos .

2. Específica

2.1 Referência : Liberação Miofascial melhora a flexibilidade de isquibiotibia de jovens adultos .

2.2 Autor : Bárbara Hellen Pereira , Bruna Tais Ferreira , Patrik Nepomuceno , Luíza Muller Schmitt , Ângela Cristina Ferreira da Silva , Rafael Kniphoff da Silva. [Universidade de Santa Cruz do Sul {UNISC} RS Brasil].

  Referencias : Agostinho A , Leiria D , Tiago J , Pedro L e T al.

 Vacuoterapia: influência no aumento da flexibilidade muscular dos isquiobitibiais.

  Ano : 7 Abril de 2021 .

 3. Introdução

3.1 Exercícios de alongamentos muscular , fáscia , músculos isquibiotibiais .

3.2 Métodos : Estudos quase experimental de natureza quantitativa .Os sujeitos que participaram da pesquisa foram de ambos os sexos e com faixa de entre 18 a 25 anos , que possuem encurtamento dos músculos isquiotibiais . Os acadêmicos receberam dez sessões   de fisioterapia e foram randomizados em dois grupos , sendo GA- alongamento e GAL-alongamento + LM. Estes foram avaliados pré e pós intervenção do active knee extension test [AKET]  e teste de sentar e alcançar [TSA].

4. Resultados

  A amostra destas pesquisas foi composta por 15 indivíduos , sendo 7 [46,7 %] no GAL  e 8 [53,3 %] no GA, com média de idade 21 [+ou-1,30] anos . O ganho médio de flexibilidade do GAL no AKET foi de 23,15 graus com aumento do TSA 8,7 centímetros no TSA .

 Pode-se concluir , com base nos resultados do presente estudo , que a técnica de LM [ liberação miofascial ] se mostrou estatisticamente mais eficaz .

5. Analise:

 A crítica da minha analise , fica em enfatizar a importância do alongamento para jovens na  idade de 18 a 25 anos  , no caso da juventude as pessoas nessa faixa de idade acha ineficaz o alongamento , pelo simples fato de serem jovens ou muitas das vezes não ter uma vida ativa com práticas de exercício físicos sendo que a postura corporal incorreta acarreta dores nas partes sobrecarregadas , como na maneira de sentar e caminhar . Precisa-se ter mais lembretes sobre a importância do alongamento para um estilo de vida saudável na juventude .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com