TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Influência da Autoliberação Miofascial sobre a Flexibilidade e Força de Atleta de Ginástica Rítmica

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

                       RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Aluna: Carla Caroline Camargos

RA: N1594G1                        Turma:                                     Turno: Noturno

 

1.APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

Título: Relatório sobre o artigo Influência da Autoliberação Miofascial sobre a Flexibilidade e Força de Atleta de Ginástica Rítmica

Local: em minha residência, São Paulo -SP

Data: 28/09/2020

Carga horária: 05 horas

Objetivos: O objetivo é ler o artigo Influência da Autoliberação Miofascial sobre a Flexibilidade e Força de Atleta de Ginástica Rítmica, proposto pela professora Angélica.

2.ANÁLISE

        Ao ler o artigo podemos concluir que as estruturas faciais podem apresentar tensões, as quais levam o tecido conjuntivo a enrijecer, promovendo a perda da elasticidade, perda da capacidade adaptativa fisiológica e a exposição da limitação do movimento. Diante disso, a liberação miofascial é utilizado como uma terapia manual, que contribui para a atenuação das dores, e auxilia no ganho de amplitude do movimento e melhora a qualidade do tecido.

        Entretanto a liberação miofascial, é utilizada principalmente no meio esportivo e também no meio competitivo como uma técnica para tratar restrições fasciais do tecido conjuntivo. Logo, realiza-se uma leve força de tração por tempo suficiente para a recuperação do tecido, o qual permite um aumento do fluxo sanguíneo da área estimulada, capacitando a qualidade dos movimentos. Diversos estudos demonstraram eficiência nessa técnica para o aumento da performance, principalmente da flexibilidade e força.

        Dessa forma, uma modalidade esportiva que pode se beneficiar com a introdução das rotinas da liberação miofascial em suas sessões de treinamento é a Ginástica Rítmica (GR). Pois a GR combina movimentos do corpo e da dança, realizados com música e combinadas com o manejo de aparelhos. A liberação miofascial proporciona o aumento da flexibilidade e da força e por consequência uma melhor performance em competições, que pode ser limitada pelas restrições fasciais.

        A literatura esportiva possui poucos estudos e informações sobre o aumento da performance na GR ligado a técnica da liberação miofascial. Diante disso esse artigo tem como objetivo de verificar a influência da aplicação da técnica ALM sobre a flexibilidade e força nos membros inferiores de atletas de GR.

        A amostra deste estudo foi composta por 16 ginastas do sexo feminino, com idades entre 13 e 16 anos, pertencentes a um clube de GR da cidade de Boa Vista – Roraima. As atletas participavam de competições organizadas pela Federação Roraimense de Ginástica (FRG) e Confederação Brasileira de Ginástica (CGB). O estudo foi aprovado pelo Comitê̂ de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Roraima – CEP- UERR, com o parecer número 1.801.214/2016.

        Contudo, as atletas foram divididas aleatoriamente em dois grupos (experimental e controle) compostos por oito ginastas cada. O grupo experimental realizou manobras de ALM no intervalo entre os testes de performance, enquanto o grupo controle realizou exercícios padronizados de alongamentos estáticos já utilizados na rotina de aquecimento da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com