TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Libera Esse Site

Casos: Libera Esse Site. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Durante sua sabatina no Senado, no fim do mês passado, Janot chegou a ser questionado sobre a postura independente de alguns procuradores que, segundo os parlamentares, buscavam apenas os holofotes. De forma geral, Janot criticou esse perfil e prometeu trabalhar para abrir canais de diálogo com os outros poderes, especialmente o Legislativo.

saiba mais

Diário Oficial publica nomeação de Janot como procurador-geral da República

Senado aprova Rodrigo Janot como novo procurador-geral da República

Mensalão: PGR pedirá prisão imediata de dez condenados

PGR se manifesta contra novo julgamento de condenados no mensalão

Procuradora-geral defende liberdade sexual nas Forças Armadas

Na posse, o procurador-geral voltou a propor o que chamou de "ênfase nas relações interinstitucionais", mostrando que não pretende seguir o caminho de seu antecessor no cargo, Roberto Gurgel, alvo de críticas contumazes por parte de parlamentares que viam em seu trabalho uma perseguição à classe política.

"A predisposição para o diálogo não significa renúncia à nossa missão constitucional. O Estado de Direito impõe que a atuação ministerial seja firma, comprometida com o ordenamento jurídico, do qual emana sua autoridade. Ser firme no exercício desta, entretanto, não se confunde com inflexibilidade. Proponho, nesta tarde, o desafio para que sejamos mais permeáveis à interação institucional", discursou Janot.

O procurador-geral não fez qualquer menção ao julgamento do mensalão. Amanhã ele participará de sua primeira sessão no Supremo Tribunal Federal (STF) já como chefe do Ministério Público, quando o ministro Celso de Mello dará o voto de desempate sobre a validade dos embargos infringentes. O recurso pode levar a um novo julgamento no crime no qual o condenado tenha obtido ao menos quatro votos favoráveis e pode beneficiar pelo menos 12 condenados no processo do mensalão.

Perfil

Mineiro, Rodrigo Janot tem 56 anos e atua no Ministério Público Federal (MPF) desde 1984. Ele presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) de 1995 a 1997 e já havia integrado a lista tríplice de 2011, que deu o segundo mandato a Roberto Gurgel.

Em agosto, a presidente Dilma Rousseff indicou Rodrigo Janot para ser o novo procurador-geral da República em substituição a para substituir Gurgel, que ficou quatro anos no cargo. O nome foi aprovado pelo Senado no dia 10 de setembro.

Janot liderava a lista tríplice encaminhada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) à presidente. Em nota, ao anunciar sua escolha, Dilma disse que "Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição".

Janot é subprocurador-geral desde 2003 e mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em direito do consumidor e meio ambiente pela Escola Superior de Estudos Universitários de S. Anna, na Itália.

Em abril, durante debate promovido pela ANPR, Janot procurou minimizar a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com